Relatório de prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina Isabel do Carmo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13024
Resumo: O presente relatório foi concebido no âmbito da Unidade Curricular denominada Prática de Ensino Supervisionada (PES), parte conclusiva do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Francês nos Ensinos Básico e Secundário, levada a efeito na Escola do 2º e 3º Ciclos e Secundária Cunha Rivara, em Arraiolos, no ano letivo de 2011/2012. Neste trabalho estão expostos muitos dos conceitos relativos à docência, assim como as reflexões sobre documentos reguladores do ensino e são tecidas considerações sobre a representação abrangente do papel social do professor. Relativamente à estrutura, este documento é composto por seis partes: na primeira, surgem explicações sobre a função dos documentos normativos desta profissão; na segunda, são explorados os instrumentos e as atividades desenvolvidas nas aulas; na terceira, é feita uma análise do decurso da prática; na quarta, evidencia-se o entrosamento com a instituição escolar; na sexta são demonstrados elementos de desenvolvimento pessoal/profissional e, por último, na sexta, são expressas as considerações finais; Report of Supervised Teaching Practice Abstract: This report was designed as part of the course called Supervised Teaching Practice (PES), the concluding part of Master’s degree of Teaching Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Compulsory Education and Secondary Education and French in Basic Compulsory Education and Secondary Education, carried out at 2nd and 3rd Cycles and Secondary School Cunha Rivara, Arraiolos, in academic year 2011/2012. In this work are exposed many of the concepts related to teaching, as well as reflections on regulatory documents and teaching considerations about the social role of the teacher are woven. Concerning the structure, this document consists of six parts: first, explanations about the function of the normative documents of this profession arise; second, are exploited instruments and activities developed in the classroom; third, an analysis of the course of practice is done; fourth, is evinced the engagement with the academic institution; fifth, are established evidences of professional development and, finally, in the sixth, the final considerations are expressed.
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