Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14127 |
Resumo: | O presente relatório surge com a conclusão do estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Fernando Namora e teve como principal referência o desenvolvimento da minha intervenção em quatro áreas de formação, expressas no guia de estágio: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Investigação e Inovação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Foi com a lecionação a uma turma de 7º ano de escolaridade na qual desenvolvi todas as competências definidas nas áreas acima mencionadas, bem como na articulação entre estas. O relatório de Estágio surge como um documento de caráter reflexivo sobre o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Desta forma, recorrendo a reflexões desenvolvidas aquando do processo de formação supervisionado, irei proceder a uma análise crítica que visa abordar as dificuldades sentidas, experiências vividas e aprendizagens quer ao nível do ensino, da investigação, acompanhamento da Direção de Turma e função de Diretor de Turma e ainda a coadjuvação do Desporto Escolar. |
id |
RCAP_d7a4ea98242c020af45b1250d1184754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016Estágio CurricularEducação FísicaEscolaEnsinoAprendizagemAvaliaçãoPedagogic InternshipPhysical EducationSchoolTeachingLearningEvaluationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge com a conclusão do estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Fernando Namora e teve como principal referência o desenvolvimento da minha intervenção em quatro áreas de formação, expressas no guia de estágio: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Investigação e Inovação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Foi com a lecionação a uma turma de 7º ano de escolaridade na qual desenvolvi todas as competências definidas nas áreas acima mencionadas, bem como na articulação entre estas. O relatório de Estágio surge como um documento de caráter reflexivo sobre o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Desta forma, recorrendo a reflexões desenvolvidas aquando do processo de formação supervisionado, irei proceder a uma análise crítica que visa abordar as dificuldades sentidas, experiências vividas e aprendizagens quer ao nível do ensino, da investigação, acompanhamento da Direção de Turma e função de Diretor de Turma e ainda a coadjuvação do Desporto Escolar.The present report comes with the conclusion of the pedagogic internship carried out in the Physical Education in Basic and Secondary education Master from Faculdade de Motricidade Humana. The pedagogic internship took place in Escola Secundária Fernando Namora and had as a main reference the development in my intervention in four áreas of formation, expressed in the internship guide: Teaching and learning organization and management (Area 1), Pedagogic investigation and inovation (Area 2), School participation (Area 3) and comunity relationship (Area 4). The improvement of all the áreas that were mentioned before, and the relationship between them, happened has a consequence of teaching a 7th grade class. The internship report comes up as reflective character document of my personal and professional development. Thus, using developed reflections of the supervised formation process, I will proceed to a chritical analysis exposing the biggest difficulties, lived experiences and learnings that happened as consequence of the teaching, investigation, Class director monitoring and fuction and school sports support.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, João Miguel Magalhães d'2020-05-10T00:30:09Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14127TID:201701073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:00.856781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016 |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016 |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016 Almeida, João Miguel Magalhães d' Estágio Curricular Educação Física Escola Ensino Aprendizagem Avaliação Pedagogic Internship Physical Education School Teaching Learning Evaluation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016 |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016 |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016 |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016 |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2015-2016 |
author |
Almeida, João Miguel Magalhães d' |
author_facet |
Almeida, João Miguel Magalhães d' |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, João Miguel Magalhães d' |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Curricular Educação Física Escola Ensino Aprendizagem Avaliação Pedagogic Internship Physical Education School Teaching Learning Evaluation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio Curricular Educação Física Escola Ensino Aprendizagem Avaliação Pedagogic Internship Physical Education School Teaching Learning Evaluation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório surge com a conclusão do estágio pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade Motricidade Humana. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Fernando Namora e teve como principal referência o desenvolvimento da minha intervenção em quatro áreas de formação, expressas no guia de estágio: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Investigação e Inovação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4). Foi com a lecionação a uma turma de 7º ano de escolaridade na qual desenvolvi todas as competências definidas nas áreas acima mencionadas, bem como na articulação entre estas. O relatório de Estágio surge como um documento de caráter reflexivo sobre o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Desta forma, recorrendo a reflexões desenvolvidas aquando do processo de formação supervisionado, irei proceder a uma análise crítica que visa abordar as dificuldades sentidas, experiências vividas e aprendizagens quer ao nível do ensino, da investigação, acompanhamento da Direção de Turma e função de Diretor de Turma e ainda a coadjuvação do Desporto Escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-05-10T00:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14127 TID:201701073 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14127 |
identifier_str_mv |
TID:201701073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131086713782272 |