Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18855 |
Resumo: | No seguimento da realização do estágio pedagógico referido em epígrafe, este relatório tem como objetivo relatar a minha participação enquanto professora estagiária da disciplina de educação física na Escola Secundária Fernando Namora, Amadora, no ano letivo de 2016/2017. Considerando o processo de estágio pedagógico um período fundamental na formação docente, que permite pôr em prática conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente, este relatório pretende descrever e analisar de forma reflexiva as experiências vividas ao longo do ano, permitindo antever de que modo poderão influenciar a minha futura prática docente. O estágio foi integralmente orientado conforme estabelecido no Guia de Estágio recebido no início do ano letivo, desenvolvendo-se toda a atividade em torno de 4 áreas distintas: área 1 – organização e gestão do ensino e da aprendizagem; área 2 – investigação e inovação pedagógica; área 3 – participação na escola; e área 4 – relações com a comunidade. Ao longo do estágio, foi possibilitado à professora estagiária usufruir de uma experiência completa enquanto docente, intervindo nos diversos contextos relacionados com o exercício da profissão de professor de educação física. Assim, através da aplicação e desenvolvimento de competências de análise e pensamento crítico adquiridas, surge a seguinte descrição e respetiva reflexão, abrangendo e relacionando todas as áreas em análise. |
id |
RCAP_ec5505bd7898b90a2efc00809c246451 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18855 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEducação FísicaEstágio PedagógicoAprendizagemInvestigaçãoPensamento CríticoPhysical EducationPedagogical InternshipLearningInvestigationCritical ThinkingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo seguimento da realização do estágio pedagógico referido em epígrafe, este relatório tem como objetivo relatar a minha participação enquanto professora estagiária da disciplina de educação física na Escola Secundária Fernando Namora, Amadora, no ano letivo de 2016/2017. Considerando o processo de estágio pedagógico um período fundamental na formação docente, que permite pôr em prática conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente, este relatório pretende descrever e analisar de forma reflexiva as experiências vividas ao longo do ano, permitindo antever de que modo poderão influenciar a minha futura prática docente. O estágio foi integralmente orientado conforme estabelecido no Guia de Estágio recebido no início do ano letivo, desenvolvendo-se toda a atividade em torno de 4 áreas distintas: área 1 – organização e gestão do ensino e da aprendizagem; área 2 – investigação e inovação pedagógica; área 3 – participação na escola; e área 4 – relações com a comunidade. Ao longo do estágio, foi possibilitado à professora estagiária usufruir de uma experiência completa enquanto docente, intervindo nos diversos contextos relacionados com o exercício da profissão de professor de educação física. Assim, através da aplicação e desenvolvimento de competências de análise e pensamento crítico adquiridas, surge a seguinte descrição e respetiva reflexão, abrangendo e relacionando todas as áreas em análise.Following the process of the pedagogic internship, this report arises with the intention of reporting my participation as a trainee teacher of the discipline of physical education at the Fernando Namora High School, in Amadora, during the academic year 2016/2017. Considering that the internship process is a fundamental period in teacher training, allowing to put into practice the acquired theoretical knowledge, this report aims to describe and to analyze through a reflexive exercise the experiences lived throughout the year, as well as to understand how they will setup the bases for my future practice. The entire internship was guided according to the Internship Guide received at the beginning of the school year, which divides and develops all its activity around 4 areas: area 1 - organization and management of teaching and learning; area 2 – pedagogical research and innovation; area 3 - participation in school; and area 4 - community relations; being made possible to the professor trainee a complete experience as a teacher, intervening in different contexts to which the profession is designated. Thus, through the application and development of acquired analysis and critical thinking skills, appears the following description and reflection, relating all the areas under analysis.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaEncarnação, Ana Rita Reis2019-11-26T11:35:33Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18855TID:202302890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:50.507525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora Encarnação, Ana Rita Reis Educação Física Estágio Pedagógico Aprendizagem Investigação Pensamento Crítico Physical Education Pedagogical Internship Learning Investigation Critical Thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
author |
Encarnação, Ana Rita Reis |
author_facet |
Encarnação, Ana Rita Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Encarnação, Ana Rita Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico Aprendizagem Investigação Pensamento Crítico Physical Education Pedagogical Internship Learning Investigation Critical Thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico Aprendizagem Investigação Pensamento Crítico Physical Education Pedagogical Internship Learning Investigation Critical Thinking Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No seguimento da realização do estágio pedagógico referido em epígrafe, este relatório tem como objetivo relatar a minha participação enquanto professora estagiária da disciplina de educação física na Escola Secundária Fernando Namora, Amadora, no ano letivo de 2016/2017. Considerando o processo de estágio pedagógico um período fundamental na formação docente, que permite pôr em prática conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente, este relatório pretende descrever e analisar de forma reflexiva as experiências vividas ao longo do ano, permitindo antever de que modo poderão influenciar a minha futura prática docente. O estágio foi integralmente orientado conforme estabelecido no Guia de Estágio recebido no início do ano letivo, desenvolvendo-se toda a atividade em torno de 4 áreas distintas: área 1 – organização e gestão do ensino e da aprendizagem; área 2 – investigação e inovação pedagógica; área 3 – participação na escola; e área 4 – relações com a comunidade. Ao longo do estágio, foi possibilitado à professora estagiária usufruir de uma experiência completa enquanto docente, intervindo nos diversos contextos relacionados com o exercício da profissão de professor de educação física. Assim, através da aplicação e desenvolvimento de competências de análise e pensamento crítico adquiridas, surge a seguinte descrição e respetiva reflexão, abrangendo e relacionando todas as áreas em análise. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-11-26T11:35:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18855 TID:202302890 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18855 |
identifier_str_mv |
TID:202302890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131130161528832 |