Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Encarnação, Ana Rita Reis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18855
Resumo: No seguimento da realização do estágio pedagógico referido em epígrafe, este relatório tem como objetivo relatar a minha participação enquanto professora estagiária da disciplina de educação física na Escola Secundária Fernando Namora, Amadora, no ano letivo de 2016/2017. Considerando o processo de estágio pedagógico um período fundamental na formação docente, que permite pôr em prática conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente, este relatório pretende descrever e analisar de forma reflexiva as experiências vividas ao longo do ano, permitindo antever de que modo poderão influenciar a minha futura prática docente. O estágio foi integralmente orientado conforme estabelecido no Guia de Estágio recebido no início do ano letivo, desenvolvendo-se toda a atividade em torno de 4 áreas distintas: área 1 – organização e gestão do ensino e da aprendizagem; área 2 – investigação e inovação pedagógica; área 3 – participação na escola; e área 4 – relações com a comunidade. Ao longo do estágio, foi possibilitado à professora estagiária usufruir de uma experiência completa enquanto docente, intervindo nos diversos contextos relacionados com o exercício da profissão de professor de educação física. Assim, através da aplicação e desenvolvimento de competências de análise e pensamento crítico adquiridas, surge a seguinte descrição e respetiva reflexão, abrangendo e relacionando todas as áreas em análise.
id RCAP_ec5505bd7898b90a2efc00809c246451
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18855
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEducação FísicaEstágio PedagógicoAprendizagemInvestigaçãoPensamento CríticoPhysical EducationPedagogical InternshipLearningInvestigationCritical ThinkingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo seguimento da realização do estágio pedagógico referido em epígrafe, este relatório tem como objetivo relatar a minha participação enquanto professora estagiária da disciplina de educação física na Escola Secundária Fernando Namora, Amadora, no ano letivo de 2016/2017. Considerando o processo de estágio pedagógico um período fundamental na formação docente, que permite pôr em prática conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente, este relatório pretende descrever e analisar de forma reflexiva as experiências vividas ao longo do ano, permitindo antever de que modo poderão influenciar a minha futura prática docente. O estágio foi integralmente orientado conforme estabelecido no Guia de Estágio recebido no início do ano letivo, desenvolvendo-se toda a atividade em torno de 4 áreas distintas: área 1 – organização e gestão do ensino e da aprendizagem; área 2 – investigação e inovação pedagógica; área 3 – participação na escola; e área 4 – relações com a comunidade. Ao longo do estágio, foi possibilitado à professora estagiária usufruir de uma experiência completa enquanto docente, intervindo nos diversos contextos relacionados com o exercício da profissão de professor de educação física. Assim, através da aplicação e desenvolvimento de competências de análise e pensamento crítico adquiridas, surge a seguinte descrição e respetiva reflexão, abrangendo e relacionando todas as áreas em análise.Following the process of the pedagogic internship, this report arises with the intention of reporting my participation as a trainee teacher of the discipline of physical education at the Fernando Namora High School, in Amadora, during the academic year 2016/2017. Considering that the internship process is a fundamental period in teacher training, allowing to put into practice the acquired theoretical knowledge, this report aims to describe and to analyze through a reflexive exercise the experiences lived throughout the year, as well as to understand how they will setup the bases for my future practice. The entire internship was guided according to the Internship Guide received at the beginning of the school year, which divides and develops all its activity around 4 areas: area 1 - organization and management of teaching and learning; area 2 – pedagogical research and innovation; area 3 - participation in school; and area 4 - community relations; being made possible to the professor trainee a complete experience as a teacher, intervening in different contexts to which the profession is designated. Thus, through the application and development of acquired analysis and critical thinking skills, appears the following description and reflection, relating all the areas under analysis.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaEncarnação, Ana Rita Reis2019-11-26T11:35:33Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18855TID:202302890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:50.507525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Encarnação, Ana Rita Reis
Educação Física
Estágio Pedagógico
Aprendizagem
Investigação
Pensamento Crítico
Physical Education
Pedagogical Internship
Learning
Investigation
Critical Thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
author Encarnação, Ana Rita Reis
author_facet Encarnação, Ana Rita Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Encarnação, Ana Rita Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Aprendizagem
Investigação
Pensamento Crítico
Physical Education
Pedagogical Internship
Learning
Investigation
Critical Thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Aprendizagem
Investigação
Pensamento Crítico
Physical Education
Pedagogical Internship
Learning
Investigation
Critical Thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No seguimento da realização do estágio pedagógico referido em epígrafe, este relatório tem como objetivo relatar a minha participação enquanto professora estagiária da disciplina de educação física na Escola Secundária Fernando Namora, Amadora, no ano letivo de 2016/2017. Considerando o processo de estágio pedagógico um período fundamental na formação docente, que permite pôr em prática conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente, este relatório pretende descrever e analisar de forma reflexiva as experiências vividas ao longo do ano, permitindo antever de que modo poderão influenciar a minha futura prática docente. O estágio foi integralmente orientado conforme estabelecido no Guia de Estágio recebido no início do ano letivo, desenvolvendo-se toda a atividade em torno de 4 áreas distintas: área 1 – organização e gestão do ensino e da aprendizagem; área 2 – investigação e inovação pedagógica; área 3 – participação na escola; e área 4 – relações com a comunidade. Ao longo do estágio, foi possibilitado à professora estagiária usufruir de uma experiência completa enquanto docente, intervindo nos diversos contextos relacionados com o exercício da profissão de professor de educação física. Assim, através da aplicação e desenvolvimento de competências de análise e pensamento crítico adquiridas, surge a seguinte descrição e respetiva reflexão, abrangendo e relacionando todas as áreas em análise.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-26T11:35:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18855
TID:202302890
url http://hdl.handle.net/10400.5/18855
identifier_str_mv TID:202302890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130161528832