Formação de escreventes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11856 |
Resumo: | O modelo que motivou o estudo refere-se a Hayes e Flower (1980), que autores consagrados como Luís Barbeiro (2007), Duarte (2008), Luísa Álvares Pereira (2003), entre outros, defendem. Dele extraímos o ciclo de escrita traduzindo-se no exercício da planificação, da redação e da revisão, que implicam estratégias específicas. Após a revisão da literatura sobre o tema supracitado, estabelecemos uma ligação entre o referido tema e os planos de aula selecionados para o efeito. No final procede-se ao estudo prático onde tratamos as atividades relativas aos subprocessos da planificação, da redação e da revisão. De todas as atividades relativas ao ato de escrita, selecionámos o resumo também este inserido no subprocesso da escrita. |
id |
RCAP_d7aa0d1f4d6ec8b921cd7ee2cf306f12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11856 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de escreventesEstratégias para o contexto pedagógicoCiclo de EscritaEscritaEstratégiasModelosPlanos de AulaProcesso de EscritaResumoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO modelo que motivou o estudo refere-se a Hayes e Flower (1980), que autores consagrados como Luís Barbeiro (2007), Duarte (2008), Luísa Álvares Pereira (2003), entre outros, defendem. Dele extraímos o ciclo de escrita traduzindo-se no exercício da planificação, da redação e da revisão, que implicam estratégias específicas. Após a revisão da literatura sobre o tema supracitado, estabelecemos uma ligação entre o referido tema e os planos de aula selecionados para o efeito. No final procede-se ao estudo prático onde tratamos as atividades relativas aos subprocessos da planificação, da redação e da revisão. De todas as atividades relativas ao ato de escrita, selecionámos o resumo também este inserido no subprocesso da escrita.El modelo que motivó este estudio se refiere a Hayes y Flower (1980), del cual autores de renombre como Luís Barbeiro (2007), Duarte (2008), Luísa Álvares Pereira (2003), entre otros, defienden. De ella extraemos el ciclo de escritura traduciéndose en el ejercicio de la planificación, de la redacción y de la revisión, que implican estrategias específicas. Después de la revisión de la literatura sobre el tema antes mencionado, establecimos una relación entre el tema referido y los planes de clase seleccionados para tal fin. Al final, procedemos al estudio práctico donde nos ocupamos de las actividades relacionadas con los subprocesos de planificación, redacción y revisión. De todas las actividades relacionadas con el acto de escritura, seleccionamos el resumen, que también se incluye en el subproceso de escritura.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumRaposo, Lumena Carolina Madeira2023-09-16T00:30:24Z2020-11-062020-09-212020-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11856TID:202858464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:32.983447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de escreventes Estratégias para o contexto pedagógico |
title |
Formação de escreventes |
spellingShingle |
Formação de escreventes Raposo, Lumena Carolina Madeira Ciclo de Escrita Escrita Estratégias Modelos Planos de Aula Processo de Escrita Resumo Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Formação de escreventes |
title_full |
Formação de escreventes |
title_fullStr |
Formação de escreventes |
title_full_unstemmed |
Formação de escreventes |
title_sort |
Formação de escreventes |
author |
Raposo, Lumena Carolina Madeira |
author_facet |
Raposo, Lumena Carolina Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Lumena Carolina Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo de Escrita Escrita Estratégias Modelos Planos de Aula Processo de Escrita Resumo Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Ciclo de Escrita Escrita Estratégias Modelos Planos de Aula Processo de Escrita Resumo Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O modelo que motivou o estudo refere-se a Hayes e Flower (1980), que autores consagrados como Luís Barbeiro (2007), Duarte (2008), Luísa Álvares Pereira (2003), entre outros, defendem. Dele extraímos o ciclo de escrita traduzindo-se no exercício da planificação, da redação e da revisão, que implicam estratégias específicas. Após a revisão da literatura sobre o tema supracitado, estabelecemos uma ligação entre o referido tema e os planos de aula selecionados para o efeito. No final procede-se ao estudo prático onde tratamos as atividades relativas aos subprocessos da planificação, da redação e da revisão. De todas as atividades relativas ao ato de escrita, selecionámos o resumo também este inserido no subprocesso da escrita. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-06 2020-09-21 2020-11-06T00:00:00Z 2023-09-16T00:30:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/11856 TID:202858464 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/11856 |
identifier_str_mv |
TID:202858464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136404592132096 |