A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9289 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_d7cb4a101f9541d9ea5e7acd80500e61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9289 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infânciaJardim de infânciaPrática profissionalTecnologias digitaisBrincarUtilizaçãoInfluênciaKindergartenProfessional practiceDigital technologiesPlayUseInfluenceRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento tem como intenção expressar, documentar e refletir sobre os processos vividos com as crianças e com os adultos no decorrer dos quatro meses de estágio no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II em contexto jardim-de-infância. A intervenção educativa resultou no delinear das intenções para a ação, na consolidação de saberes, na demonstração de atitudes e valores espelhados nos momentos de planificação, reflexão e avaliação, essenciais para a construção identidade profissional. Para além destes, é também o intuito deste relatório apresentar um estudo de caso sobre a utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças, no contexto de jardim-de-infância onde decorreu a Prática Profissional Supervisionada II. Com a apresentação do processo investigativo, foi pretendido responder às questões: “De que forma são utilizadas, nas brincadeiras das crianças, as tecnologias digitais, neste contexto jardim-de-infância?” e “Será que estas tecnologias influenciam a forma como as crianças brincam, neste contexto?”. Como principais conclusões, é possível aferir que as crianças deste contexto utilizam tecnologias digitais para reproduzirem comportamentos adultos, através do jogo sociodramático. Têm uma grande preferência pela tecnologia digital computador, encarando-a principalmente como uma forma de entretimento. O principal objetivo desta utilização é aceder à plataforma YouTube, e consequentemente o conteúdo por elas observado influencia as brincadeiras entre as crianças. Com a utilização e influência destas tecnologias no contexto são desenvolvidas competências sociais, cognitivas, emocionais e até mesmo físicas, onde se encontram subjacentes as culturas da infância. O relatório encontra-se dividido em cinco pontos, sendo estes a caracterização reflexiva do contexto socioeducativo, a análise reflexiva da intervenção, a investigação em jardim-de-infância, a construção da profissionalidade docente enquanto educadora de infância e as considerações finais.ABSTRACT The present work has the intention to express, document and reflect about the lived processes with the children and the adults during the four months of the internship in scope of “Prática Profissional Supervisionada II” in Kindergarten context. The educational intervention resulted in the delineation of intentions for action, in knowledge consolidation, in demonstration of attitudes and values mirrored in the moments of planning, reflection and evaluation, essential for the construction of professional identity. Apart from these, it is also the intent of this report to present a case study on the use and influence of digital technologies in the children play, in kindergarten context during the “Prática Profissional Supervisionada II”. With the presentation of the investigative process, it was intended to answer the questions: "In what way are digital technologies used in children's play in this context?" and "Do these technologies influence the way children play in this context?". As main conclusion, it is possible to gauge that the children of this context use digital technologies to reproduce adult behaviour, through sociodramatic play. They have a great preference for the digital computer technology, facing it primarily as a form of entertainment. The main usage is to access to YouTube platform, and consequently the content observed influences the play between children. With the use and influence of these technologies in the context social, cognitive, emotional and even physical competences are developed, where the cultures of the childhood are underlain. The report is divided into five parts, being these the reflective characterization of the socio-educational context, the reflexive analysis of the intervention, the kindergarten investigation, the construction of construction of teaching professionalism as a kindergarten teacher and the final considerations.Brito, RitaRCIPLCarvalho, Rute Catarina Lopes2019-01-09T10:53:13Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9289TID:202034933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:53.419974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infância |
title |
A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infância |
spellingShingle |
A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infância Carvalho, Rute Catarina Lopes Jardim de infância Prática profissional Tecnologias digitais Brincar Utilização Influência Kindergarten Professional practice Digital technologies Play Use Influence |
title_short |
A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infância |
title_full |
A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infância |
title_fullStr |
A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infância |
title_sort |
A utilização e influência das tecnologias digitais nas brincadeiras das crianças num contexto de jardim-de-infância |
author |
Carvalho, Rute Catarina Lopes |
author_facet |
Carvalho, Rute Catarina Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Rita RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rute Catarina Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de infância Prática profissional Tecnologias digitais Brincar Utilização Influência Kindergarten Professional practice Digital technologies Play Use Influence |
topic |
Jardim de infância Prática profissional Tecnologias digitais Brincar Utilização Influência Kindergarten Professional practice Digital technologies Play Use Influence |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-19 2018-07-19T00:00:00Z 2019-01-09T10:53:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9289 TID:202034933 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9289 |
identifier_str_mv |
TID:202034933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133441949696000 |