A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo André Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44202
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
id RCAP_d7cf55af6f3d32b8f1c78e51ea9c99e0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundárioThe influence of body posture on the performance of the trombone in students of the 3rd cycle and secondary educationPosturaProblemasPerformanceTromboneAlunosPostureProblemsPerformanceStudentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da MúsicaEste relatório apresenta todo o trabalho realizado ao longo de um processo de intervenção ao nível da influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário. Tendo em conta esta temática, neste projeto de intervenção o objetivo central foi o de investigar os problemas de postura num grupo de quatro alunos de trombone, fazer um levantamento dos problemas mais recorrentes naqueles alunos e analisar as questões referentes aos mesmos para compreender como preveni-los e minimizá-los no ensino do instrumento. Ao longo deste percurso, os alunos aprenderam a identificar posturas erradas durante a performance, conhecendo processos que os ajudam a compreender melhor os problemas existentes, bem como formas de correção e prevenção dos mesmos. A avaliação desta experiência permitiu concluir que os princípios pedagógicos que estiveram na base deste projeto, foram bastante favoráveis para o desenvolvimento de competências cognitivas, pois tornaram o processo de aprendizagem bastante claro para os alunos. Paulatinamente, estes torrnam-se sujeitos conscientes relativamente aos problemas físicos, ao que estão a aprender e ao processo de construção dessas aprendizagens. Ao longo do projeto, e numa perspectiva reflexiva e apoioada na literatura e na prática, pude observar a evolução das competências evidenciadas pelos alunos, e por outro lado, avaliar a minha própria evolução como professor, através da definição e redifinição de estratégias que tiveram como objectivo principal o desenvolvimento da influência da postura corporal na performance do trombone. Poderá encontrar também relatos dos alunos sobre problemas relacionados com o instrumento, assim como as planificações, inquéritos (questionários) e análise de documentos (comentários de um fisioterapeuta sobre os problemas físicos apresentados por cada aluno).This report presents all the work done over a process of intervention at the level of influence of body posture on the performance of the trombone in students of the 3rd cycle and secondary education. The main aim of this intervention project was to investigate problems of posture in a group of four students of trombone, make a survey on the most recurrent problems in those students and analyze issues relating to them in order to understand how to prevent and minimize them in the process of learning the instrument. Along this way, students learned to identify wrong postures during the performance, while learning processes that may help them better to understand recurrent problems and ways of correction and prevention. The evaluation of this experience led us to conclude that the pedagogical principles that were the basis of this project were very favorable for the development of cognitive skills because it made the learning process very clear to students. Gradually, students became conscious individuals in what concerns physical problems, the learning process, and their course of construction. During the project, and in a reflexive perspective supported by literature and practice, I have seen the evolution of skills evidenced by the students on the one hand, and on the other I could evaluate my own evolution as a teacher, through the definition and redefinition of strategies that had as the main goal the development of the influence of body posture in trombone performance. Reports from students about problems related with the instrument can also be found, as well as lesson plans, surveys (questionnaires) and analysis of documents (comments from a physiotherapist about the physical problems presented by each student).Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroFaria, Vítor SilvaUniversidade do MinhoPereira, Ricardo André Gomes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44202por201482223info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:38.545691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário
The influence of body posture on the performance of the trombone in students of the 3rd cycle and secondary education
title A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário
spellingShingle A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário
Pereira, Ricardo André Gomes
Postura
Problemas
Performance
Trombone
Alunos
Posture
Problems
Performance
Students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário
title_full A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário
title_fullStr A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário
title_full_unstemmed A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário
title_sort A influência da postura corporal na performance do trombone em alunos do 3º ciclo e secundário
author Pereira, Ricardo André Gomes
author_facet Pereira, Ricardo André Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Faria, Vítor Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo André Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Postura
Problemas
Performance
Trombone
Alunos
Posture
Problems
Performance
Students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Postura
Problemas
Performance
Trombone
Alunos
Posture
Problems
Performance
Students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44202
url http://hdl.handle.net/1822/44202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201482223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132768381173760