A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9299 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_d7d0be7cba02ebf331d92e490530d3e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9299 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infânciaCriançasJardim de infânciaDesignLiteraciaContextoChildrenKindergartenDesign based researchLiteracyContextRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório constitui-se como uma análise crítica e reflexiva sobre a prática e a investigação desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II. Esta decorreu em contexto de jardim-de-infância, com um grupo de 24 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O objeto de estudo que dá nome ao relatório – A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia num grupo de crianças de jardim-de-infância – surge no âmbito da prática desenvolvida. Desta decorre a necessidade de estudar o contexto educativo, cruzando-o com o familiar, na investigação, para melhorar as práticas adotadas antes e depois do término da mesma. Seguindo a metodologia do design-based research, esta investigação teve como objetivos (i) analisar as práticas de literacia do contexto familiar, (ii) investigar o contexto educativo, (iii) avaliar as competências de consciência fonológica e literacia das crianças e (iv) alterar o contexto educativo de acordo com a metodologia de investigação escolhida. Foram usados um questionário para as famílias; o teste de conhecimento de letras; o teste de consciência fonológica (Vale, 2011), a escala ECERS-R. Selecionouse um grupo de doze crianças como participante – as seis crianças que frequentam mais assiduamente a área da leitura e da escrita e seis que não frequentam. Os resultados do estudo sugerem que o grupo que revelou mais competências e conhecimentos nos testes aplicados participa mais em práticas de literacia familiar e revela um maior interesse por atividades que envolvam a leitura e a escrita. A reorganização do espaço decidida após a aplicação da escala, permitiu observar melhorias no ambiente educativo, no âmbito da literacia, promovendo uma maior apetência e frequência pela área da leitura e escrita.ABSTRACT This report is a critical and reflective analysis of the practice and research developed within the framework of Supervised Professional Practice II. It was held in a kindergarten setting with a group of 24 children aged 4 to 6 years. The study object that gives name to the report – The influence of the familiar and educative contexts on the literacy behaviors and competences in a kindergarten group of children – arises within the scope of the developed practice, in which it was emphasized the need to study the educational space by crossing it with the familiar context in the investigation, to improve the practices adopted before and after the end of this study. Following the methodology of design-based research, this study was based on understanding the literacy practices of the family context through a questionnaire to family members, crossing them with the literacy skills of children, using tests of letter knowledge and phonological awareness and with the evaluation of the quality of the educational environment using the ECERS-R scale. To do this, a group of 12 children were selected as participants, applying the tests from the division into two groups of 6 children each – those who attend the area of reading and writing and those who doesn’t. The main conclusions of the study are that the group who showed the best results in the tests applied has a higher index of family literacy practice and, consequently, a greater interest in activities involving reading and writing. Nevertheless, with the application of the environment rating scale, it is possible to verify improvements in the educational environment in the scope of the literacy, promoting behaviors and skills in children.Lino, DalilaRCIPLLouceiro, Carlota Tavares Abreu Ferreira2019-01-10T11:14:41Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9299TID:202029506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:53.927125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infância |
title |
A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infância |
spellingShingle |
A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infância Louceiro, Carlota Tavares Abreu Ferreira Crianças Jardim de infância Design Literacia Contexto Children Kindergarten Design based research Literacy Context |
title_short |
A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infância |
title_full |
A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infância |
title_fullStr |
A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infância |
title_full_unstemmed |
A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infância |
title_sort |
A influência dos contextos familiar e educativo nos comportamentos e competências de literacia de um grupo de crianças em jardim de infância |
author |
Louceiro, Carlota Tavares Abreu Ferreira |
author_facet |
Louceiro, Carlota Tavares Abreu Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louceiro, Carlota Tavares Abreu Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Jardim de infância Design Literacia Contexto Children Kindergarten Design based research Literacy Context |
topic |
Crianças Jardim de infância Design Literacia Contexto Children Kindergarten Design based research Literacy Context |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-26 2018-04-26T00:00:00Z 2019-01-10T11:14:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9299 TID:202029506 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9299 |
identifier_str_mv |
TID:202029506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133441972764672 |