Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Paulo Vitor da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Francisco Régis Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10079
Resumo: A utilização de aplicações de formas geométricas para os adolescentes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo elucidar as aplicações das formas geométricas na disciplina de matemática no ensino médio. Inicialmente elenca-se as bases teóricas da geometria na matemática, suas funções e conceitos; relata-se formas geométricas como instrumento de aprendizagem; e por fim descreve-se o papel do educador no ensino de matemática em uma escola pública em tempo integral. A metodologia utilizada possui como base uma pesquisa bibliográfica com pesquisa em livros, revistas, periódicos, sites e pesquisa de campo, que relatam a importância do raciocínio lógico matemático. A problemática diz respeito a forma de utilização das formas geométricas como instrumento auxiliar pedagógico nas anos iniciais do ensino médio. A justificativa está pautada na disciplina de matemática como elemento fundamental para a percepção de teorias e práticas que vem sendo desenvolvidas e utilizadas no contexto da atualidade.
id UFGD-9_157fd4055440527cc8f1040d498071a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10079
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CEApplications of geometric shapes in the public high school in the municipality of Quixeramobim – CEFormas Geométricas. Matemática. Ensino.Geometric. Mathematics. Teaching.A utilização de aplicações de formas geométricas para os adolescentes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo elucidar as aplicações das formas geométricas na disciplina de matemática no ensino médio. Inicialmente elenca-se as bases teóricas da geometria na matemática, suas funções e conceitos; relata-se formas geométricas como instrumento de aprendizagem; e por fim descreve-se o papel do educador no ensino de matemática em uma escola pública em tempo integral. A metodologia utilizada possui como base uma pesquisa bibliográfica com pesquisa em livros, revistas, periódicos, sites e pesquisa de campo, que relatam a importância do raciocínio lógico matemático. A problemática diz respeito a forma de utilização das formas geométricas como instrumento auxiliar pedagógico nas anos iniciais do ensino médio. A justificativa está pautada na disciplina de matemática como elemento fundamental para a percepção de teorias e práticas que vem sendo desenvolvidas e utilizadas no contexto da atualidade.The use of geometric shape applications for adolescents in the teaching process. This paper aims to elucidate the applications of geometric shapes in the subject of mathematics in high school. Initially, it lists the theoretical bases of geometry in mathematics, its functions and concepts; it reports geometric forms as a learning tool; and finally, it describes the role of the educator in the teaching of mathematics in a full-time public school. The methodology used is based on a bibliographic research with research in books, journals, journals, websites and field research, which report the importance of mathematical logic reasoning. The problem concerns the use of geometric shapes as an auxiliary pedagogical tool in the early grades of high school. The justification is based on the discipline of mathematics as a fundamental element for the perception of theories and practices that have been developed and used in the current context.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1007910.30612/tangram.v3i1.10079TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2020); 112- 1312595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10079/5603Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Paulo Vitor da SilvaAlves, Francisco Régis Vieira2020-12-15T08:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10079Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:20Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE
Applications of geometric shapes in the public high school in the municipality of Quixeramobim – CE
title Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE
spellingShingle Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE
Santiago, Paulo Vitor da Silva
Formas Geométricas. Matemática. Ensino.
Geometric. Mathematics. Teaching.
title_short Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE
title_full Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE
title_fullStr Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE
title_full_unstemmed Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE
title_sort Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE
author Santiago, Paulo Vitor da Silva
author_facet Santiago, Paulo Vitor da Silva
Alves, Francisco Régis Vieira
author_role author
author2 Alves, Francisco Régis Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Paulo Vitor da Silva
Alves, Francisco Régis Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formas Geométricas. Matemática. Ensino.
Geometric. Mathematics. Teaching.
topic Formas Geométricas. Matemática. Ensino.
Geometric. Mathematics. Teaching.
description A utilização de aplicações de formas geométricas para os adolescentes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo elucidar as aplicações das formas geométricas na disciplina de matemática no ensino médio. Inicialmente elenca-se as bases teóricas da geometria na matemática, suas funções e conceitos; relata-se formas geométricas como instrumento de aprendizagem; e por fim descreve-se o papel do educador no ensino de matemática em uma escola pública em tempo integral. A metodologia utilizada possui como base uma pesquisa bibliográfica com pesquisa em livros, revistas, periódicos, sites e pesquisa de campo, que relatam a importância do raciocínio lógico matemático. A problemática diz respeito a forma de utilização das formas geométricas como instrumento auxiliar pedagógico nas anos iniciais do ensino médio. A justificativa está pautada na disciplina de matemática como elemento fundamental para a percepção de teorias e práticas que vem sendo desenvolvidas e utilizadas no contexto da atualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10079
10.30612/tangram.v3i1.10079
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10079
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i1.10079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10079/5603
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 1 (2020); 112- 131
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479552978944