Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Anna Paula Barreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6819
Resumo: O processo de formação de professores é algo imprescindível e complexo tanto no início da carreira do docente, mas também no decorrer de todo o percurso de sua vida profissional. Com este trabalho, pretende-se compreender de que forma o professor considera que a estratégia de observação de aulas contribui para a melhoria da sua prática pedagógica tendo como linha de partida o ponto de vista dos docentes que lecionam em duas escolas particulares do Brasil, objetivando compreender se a prática de observação de aula pode conduzir o professor a uma dimensão reflexiva e formativa da sua prática. Para atingir os objetivos pretendidos, foram realizados 2 focus group com professores de duas escolas, tendo no total, participado 9 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I – anos iniciais - Educação Básica. Utilizou-se um Guião construído com base na literatura e validado por peritos na área Concluiu-se que os professores reconhecem a prática de observação de aulas como uma estratégia para o seu desenvolvimento formativo, mas o desconhecimento da prática de forma estruturada inviabiliza a sua aplicação adequada e na prática a dimensão formativa fica ofuscada pela dimensão avaliativa, a partir dos feedbacks recebidos. Entendeu-se a formação dos envolvidos e o conhecimento mais profundo da estratégia um possível caminho para um processo de adoção da prática de forma mais efetiva nas escolas, pelo que após reflexão sobre os dados recolhidos se apresentou um projeto de intervenção.
id RCAP_d7dc0c24a8d0d86635727c4538d76fcd
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua práticaObservação de aulaProfessores reflexivosFeedbackClassroom observationReflective teachersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO processo de formação de professores é algo imprescindível e complexo tanto no início da carreira do docente, mas também no decorrer de todo o percurso de sua vida profissional. Com este trabalho, pretende-se compreender de que forma o professor considera que a estratégia de observação de aulas contribui para a melhoria da sua prática pedagógica tendo como linha de partida o ponto de vista dos docentes que lecionam em duas escolas particulares do Brasil, objetivando compreender se a prática de observação de aula pode conduzir o professor a uma dimensão reflexiva e formativa da sua prática. Para atingir os objetivos pretendidos, foram realizados 2 focus group com professores de duas escolas, tendo no total, participado 9 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I – anos iniciais - Educação Básica. Utilizou-se um Guião construído com base na literatura e validado por peritos na área Concluiu-se que os professores reconhecem a prática de observação de aulas como uma estratégia para o seu desenvolvimento formativo, mas o desconhecimento da prática de forma estruturada inviabiliza a sua aplicação adequada e na prática a dimensão formativa fica ofuscada pela dimensão avaliativa, a partir dos feedbacks recebidos. Entendeu-se a formação dos envolvidos e o conhecimento mais profundo da estratégia um possível caminho para um processo de adoção da prática de forma mais efetiva nas escolas, pelo que após reflexão sobre os dados recolhidos se apresentou um projeto de intervenção.The process of teacher training is essential and complex both at the beginning of the teacher's career and throughout the course of his professional life. This work intends to understand how the teacher considers that the strategy of class observation contributes to the improvement of his pedagogical practice, starting from the point of view of the teachers who teach in two private schools in Brazil, aiming at understand if the practice of classroom observation can lead the teacher to a reflective and formative dimension of their practice. In order to achieve the objectives, 2 focus groups were held with teachers from two schools. A total of 9 teachers participated in Elementary Education I - Basic Education. We used a guide based on the literature and validated by experts in the area It was concluded that teachers recognize the practice of observing classes as a strategy for their formative development, but the lack of knowledge of the practice in a structured way makes their proper application impossible and in practice the formative dimension is overshadowed by the evaluative dimension, from the feedbacks received. The training of those involved and the deeper knowledge of the strategy were understood as a possible way for a process to adopt the practice more effectively in schools, so after reflection on the data collected, a project of intervention was presented.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAraújo, Anna Paula Barreira2018-07-11T16:54:13Z2018-06-272018-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6819TID:202692400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-27T02:02:49Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:43.288110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática
title Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática
spellingShingle Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática
Araújo, Anna Paula Barreira
Observação de aula
Professores reflexivos
Feedback
Classroom observation
Reflective teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática
title_full Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática
title_fullStr Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática
title_full_unstemmed Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática
title_sort Percepção do professor sobre a estratégia de observação de aula para a melhoria da sua prática
author Araújo, Anna Paula Barreira
author_facet Araújo, Anna Paula Barreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Anna Paula Barreira
dc.subject.por.fl_str_mv Observação de aula
Professores reflexivos
Feedback
Classroom observation
Reflective teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Observação de aula
Professores reflexivos
Feedback
Classroom observation
Reflective teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O processo de formação de professores é algo imprescindível e complexo tanto no início da carreira do docente, mas também no decorrer de todo o percurso de sua vida profissional. Com este trabalho, pretende-se compreender de que forma o professor considera que a estratégia de observação de aulas contribui para a melhoria da sua prática pedagógica tendo como linha de partida o ponto de vista dos docentes que lecionam em duas escolas particulares do Brasil, objetivando compreender se a prática de observação de aula pode conduzir o professor a uma dimensão reflexiva e formativa da sua prática. Para atingir os objetivos pretendidos, foram realizados 2 focus group com professores de duas escolas, tendo no total, participado 9 docentes que lecionam no Ensino Fundamental I – anos iniciais - Educação Básica. Utilizou-se um Guião construído com base na literatura e validado por peritos na área Concluiu-se que os professores reconhecem a prática de observação de aulas como uma estratégia para o seu desenvolvimento formativo, mas o desconhecimento da prática de forma estruturada inviabiliza a sua aplicação adequada e na prática a dimensão formativa fica ofuscada pela dimensão avaliativa, a partir dos feedbacks recebidos. Entendeu-se a formação dos envolvidos e o conhecimento mais profundo da estratégia um possível caminho para um processo de adoção da prática de forma mais efetiva nas escolas, pelo que após reflexão sobre os dados recolhidos se apresentou um projeto de intervenção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11T16:54:13Z
2018-06-27
2018-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6819
TID:202692400
url http://hdl.handle.net/10284/6819
identifier_str_mv TID:202692400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130303789268992