Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1512 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação visa promover o desenvolvimento da literacia utilizando como estratégia os contos tradicionais. Neste sentido pretendeu-se conhecer em que medida as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e da escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia. Para além de se pretender refletir sobre a problemática anteriormente descrita, pretendeu-se apresentar propostas de ação que vão de encontro aos objetivos delineados. Com base na questão formulada, valorizando de igual forma as diferentes áreas de conteúdo, os objetivos foram os seguintes: promover a descoberta e apreensão da funcionalidade da linguagem oral e da escrita; promover a participação ativa das crianças em atividades que desenvolvam competências de literacia emergente, bem como desenvolver estratégias e atividades mais sistemáticas de exploração e desenvolvimento da linguagem. Neste estudo estiveram envolvidas vinte e uma crianças, cujas idades variavam entre os três, quatro e cinco anos de idade e onde constava uma criança com a síndrome de Mutismo. As experiências de aprendizagem proporcionadas foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança, de acordo com os seus interesses e necessidades. No que concerne à metodologia, optou-se por uma metodologia investigação-ação de índole qualitativa. Neste sentido, a observação participante, as notas de campo, a documentação fotográfica e de vídeo, as grelhas de observação, bem como a análise de produções das crianças foram os instrumentos metodológicos utilizados para registar os dados da observação. Esta recolha apenas foi possível através de um percurso pedagógico formado por várias atividades, implementadas entre os meses de outubro e dezembro do ano transato. Através deste estudo pode-se verificar que as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia. |
id |
RCAP_e4842d88aa74fa00aaeda0d681dba8d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1512 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literaciaEducação pré-escolarLiteracia emergenteContos tradicionaisFamíliaPre-schoolEmergent literacyTraditional talesFamilyO presente trabalho de investigação visa promover o desenvolvimento da literacia utilizando como estratégia os contos tradicionais. Neste sentido pretendeu-se conhecer em que medida as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e da escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia. Para além de se pretender refletir sobre a problemática anteriormente descrita, pretendeu-se apresentar propostas de ação que vão de encontro aos objetivos delineados. Com base na questão formulada, valorizando de igual forma as diferentes áreas de conteúdo, os objetivos foram os seguintes: promover a descoberta e apreensão da funcionalidade da linguagem oral e da escrita; promover a participação ativa das crianças em atividades que desenvolvam competências de literacia emergente, bem como desenvolver estratégias e atividades mais sistemáticas de exploração e desenvolvimento da linguagem. Neste estudo estiveram envolvidas vinte e uma crianças, cujas idades variavam entre os três, quatro e cinco anos de idade e onde constava uma criança com a síndrome de Mutismo. As experiências de aprendizagem proporcionadas foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança, de acordo com os seus interesses e necessidades. No que concerne à metodologia, optou-se por uma metodologia investigação-ação de índole qualitativa. Neste sentido, a observação participante, as notas de campo, a documentação fotográfica e de vídeo, as grelhas de observação, bem como a análise de produções das crianças foram os instrumentos metodológicos utilizados para registar os dados da observação. Esta recolha apenas foi possível através de um percurso pedagógico formado por várias atividades, implementadas entre os meses de outubro e dezembro do ano transato. Através deste estudo pode-se verificar que as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia.This research work aims to promote the development of literacy, using traditional tales as a strategy. In this sense it was intended to know the extent to which learning experiences in reading and writing contributes to the development of literacy skills. Besides the reflection on the problems described above, it was intended to present proposals for action that will meet the goals outlined. Based on the question proposed, valuing equally the different content areas, the objectives were: to promote the discovery and seizure of the functionality of oral language and writing, to propose the active participation of children in activities that develop emerging literacy skills and to develop strategies and activities more systematic of exploration and development of language. In this study were involved twenty-one children, whose ages varied from three to four and five years old, including a child with the syndrome of Mutism. The learning experiences offered were structured taking into account the development of the children, according to their interests and needs. Regarding the methodology, we opted for an action-research methodology of qualitative nature. In this sense, participant observation, field notes, photographic documentation and video, the grids of observation and analysis of children's productions were the methodological tools used to record the data from the bservations. This collection was only possible through an educational course consisting of various activities implemented between October and December of the past year (2011). Through this study it is found that the learning experiences in reading and writing contribute to the development of literacy skills.2016-04-04T18:07:32Z2012-05-17T00:00:00Z2012-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1512porFernandes, Renata Manuela Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:02Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:09.194292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia |
title |
Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia |
spellingShingle |
Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia Fernandes, Renata Manuela Machado Educação pré-escolar Literacia emergente Contos tradicionais Família Pre-school Emergent literacy Traditional tales Family |
title_short |
Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia |
title_full |
Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia |
title_fullStr |
Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia |
title_full_unstemmed |
Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia |
title_sort |
Contos tradicionais como estratégia para desenvolver competências de literacia |
author |
Fernandes, Renata Manuela Machado |
author_facet |
Fernandes, Renata Manuela Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Renata Manuela Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Literacia emergente Contos tradicionais Família Pre-school Emergent literacy Traditional tales Family |
topic |
Educação pré-escolar Literacia emergente Contos tradicionais Família Pre-school Emergent literacy Traditional tales Family |
description |
O presente trabalho de investigação visa promover o desenvolvimento da literacia utilizando como estratégia os contos tradicionais. Neste sentido pretendeu-se conhecer em que medida as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e da escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia. Para além de se pretender refletir sobre a problemática anteriormente descrita, pretendeu-se apresentar propostas de ação que vão de encontro aos objetivos delineados. Com base na questão formulada, valorizando de igual forma as diferentes áreas de conteúdo, os objetivos foram os seguintes: promover a descoberta e apreensão da funcionalidade da linguagem oral e da escrita; promover a participação ativa das crianças em atividades que desenvolvam competências de literacia emergente, bem como desenvolver estratégias e atividades mais sistemáticas de exploração e desenvolvimento da linguagem. Neste estudo estiveram envolvidas vinte e uma crianças, cujas idades variavam entre os três, quatro e cinco anos de idade e onde constava uma criança com a síndrome de Mutismo. As experiências de aprendizagem proporcionadas foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança, de acordo com os seus interesses e necessidades. No que concerne à metodologia, optou-se por uma metodologia investigação-ação de índole qualitativa. Neste sentido, a observação participante, as notas de campo, a documentação fotográfica e de vídeo, as grelhas de observação, bem como a análise de produções das crianças foram os instrumentos metodológicos utilizados para registar os dados da observação. Esta recolha apenas foi possível através de um percurso pedagógico formado por várias atividades, implementadas entre os meses de outubro e dezembro do ano transato. Através deste estudo pode-se verificar que as experiências de aprendizagem no âmbito da leitura e escrita contribuem para o desenvolvimento de competências de literacia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-17T00:00:00Z 2012-05-17 2016-04-04T18:07:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1512 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131517654401024 |