Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/47498 |
Resumo: | Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor. |
id |
RCAP_d83952390b505b967258cb062ba36d5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacionalRien ne vaut la chaleur de la présence humaine: shortening the transactional distancePedagogia universitáriaPedagogia onlineEnsino a distânciaDistância transacionalNovas literaciasHigher education pedagogyOnline pedagogyDistance teachingTransacional distanceNew literaciesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoConteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.Educational Content and New Literacies is a subject from the Master in Education, Educational Technology, from University of Minho. The concept of literacy is a broad one reporting to a wide set of sofi sticated signifi cant activities, situated in specifi c contexts. We present and discuss the way the subject/course was organized, functionned and was evalueted — entirely online for fourtheen students and blended for eight —, focussing the mediation possibilities/limitations provided by technology, aiming to superate de transactional distance and enhancing the interpersonal communication. We conclude that the possibilities to overcome that distance depends, in particular, of the teacher.CIEdinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade do MinhoOliveira, Lia Raquel20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47498porOliveira, L. R. (2015). Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional. Educativa, Goiânia, v. 18, n. 1, jan./jun. 2015, 168-188.1983-7771http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4265info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:01.172401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: shortening the transactional distance |
title |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
spellingShingle |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional Oliveira, Lia Raquel Pedagogia universitária Pedagogia online Ensino a distância Distância transacional Novas literacias Higher education pedagogy Online pedagogy Distance teaching Transacional distance New literacies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
title_full |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
title_fullStr |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
title_full_unstemmed |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
title_sort |
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional |
author |
Oliveira, Lia Raquel |
author_facet |
Oliveira, Lia Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lia Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia universitária Pedagogia online Ensino a distância Distância transacional Novas literacias Higher education pedagogy Online pedagogy Distance teaching Transacional distance New literacies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pedagogia universitária Pedagogia online Ensino a distância Distância transacional Novas literacias Higher education pedagogy Online pedagogy Distance teaching Transacional distance New literacies Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/47498 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/47498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, L. R. (2015). Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional. Educativa, Goiânia, v. 18, n. 1, jan./jun. 2015, 168-188. 1983-7771 http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133042244059136 |