Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia Raquel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/47498
Resumo: Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.
id RCAP_d83952390b505b967258cb062ba36d5c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47498
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacionalRien ne vaut la chaleur de la présence humaine: shortening the transactional distancePedagogia universitáriaPedagogia onlineEnsino a distânciaDistância transacionalNovas literaciasHigher education pedagogyOnline pedagogyDistance teachingTransacional distanceNew literaciesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoConteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.Educational Content and New Literacies is a subject from the Master in Education, Educational Technology, from University of Minho. The concept of literacy is a broad one reporting to a wide set of sofi sticated signifi cant activities, situated in specifi c contexts. We present and discuss the way the subject/course was organized, functionned and was evalueted — entirely online for fourtheen students and blended for eight —, focussing the mediation possibilities/limitations provided by technology, aiming to superate de transactional distance and enhancing the interpersonal communication. We conclude that the possibilities to overcome that distance depends, in particular, of the teacher.CIEdinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade do MinhoOliveira, Lia Raquel20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47498porOliveira, L. R. (2015). Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional. Educativa, Goiânia, v. 18, n. 1, jan./jun. 2015, 168-188.1983-7771http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4265info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:01.172401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: shortening the transactional distance
title Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
spellingShingle Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
Oliveira, Lia Raquel
Pedagogia universitária
Pedagogia online
Ensino a distância
Distância transacional
Novas literacias
Higher education pedagogy
Online pedagogy
Distance teaching
Transacional distance
New literacies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
title_full Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
title_fullStr Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
title_full_unstemmed Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
title_sort Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional
author Oliveira, Lia Raquel
author_facet Oliveira, Lia Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia universitária
Pedagogia online
Ensino a distância
Distância transacional
Novas literacias
Higher education pedagogy
Online pedagogy
Distance teaching
Transacional distance
New literacies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pedagogia universitária
Pedagogia online
Ensino a distância
Distância transacional
Novas literacias
Higher education pedagogy
Online pedagogy
Distance teaching
Transacional distance
New literacies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofi sticado de atividades signifi cativas, situadas em contextos específi cos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada — inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito —, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/47498
url http://hdl.handle.net/1822/47498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, L. R. (2015). Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional. Educativa, Goiânia, v. 18, n. 1, jan./jun. 2015, 168-188.
1983-7771
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133042244059136