Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Maria Antónia Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1199
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
id RCAP_d83ede9ebd9d7cbc99bc5bc5f690b2c7
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.Avaliação de desempenho docenteAprendizagemEscolaPráticas docentesEnsino básicoTeaching Performance AssessmentLearningSchoolTeaching PracticesElementary EducationTME (Mestrado em Administração e Gestão da Educação)Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.O presente estudo exploratório tem como objetivo analisar a relação entre as práticas de avaliação de desempenho docente e as aprendizagens no primeiro ciclo do Ensino Básico, bem como as consequências que estrategicamente as mesmas têm nos atores mais diretamente envolvidos: professores e alunos. Neste sentido, apresentamos os pressupostos teóricos subjacentes ao atual enquadramento legal das práticas de avaliação de desempenho docente através de uma perspetiva articulada com a aprendizagem dos alunos/professores a nível das atividades, relação pedagógica, resultados, atitudes/comportamentos e avaliação. Realizado em duas escolas públicas do distrito do Porto, o estudo empírico assume um carácter eminentemente exploratório, numa lógica de estudo de caso, no âmbito do qual se aplicou um inquérito por questionário a alunos dos 3.º e 4.º ano de escolaridade (n=214) e uma entrevista semiestruturada a professores avaliadores internos e externos (n= 4). Concluímos, de modo geral que as Práticas de Avaliação de Desempenho Docente não se relacionam diretamente com os Resultados da Avaliação dos alunos. Ou seja, as Aprendizagens dos alunos não têm uma causalidade diretamente relacionada com as práticas de Avaliação de Desempenho Docente.This exploratory study aims to analyse the relationship between Teacher Performance Assessment practices and learning in the first cycle of elementary education, addressing as well the strategic consequences on the most involved stakeholders: teachers and students. In this sense, we present the theoretical assumptions underlying the current legal framework for Teacher Performance Assessment practices through a combined perspective articulated with the learning of students / teachers at the level of activities, pedagogical relationship, results, attitudes / behaviours and evaluation. Conducted in two public schools of the district of Oporto, the empirical study assumes an eminently exploratory nature, a case study of logic, in which applied a questionnaire to students of 3rd and 4th grade (n = 214) and a semi-structured interview to internal and external evaluators teachers (n = 4). We conclude that the Teacher Performance Assessment Practices generally are not directly related to the students' evaluation results. That is, Teacher Performance Assessment practices do not have a directly related effect on the students’ learning.Orientação: Professor Doutor Eusébio André Machado.Universidade Portucalense2015-05-07T12:00:26Z2015-05-072014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1199http://hdl.handle.net/11328/1199TID:201169339porCaldas, M.A.P. (2014). Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.Cota: TME 530Caldas, Maria Antónia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:17Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:33.893723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.
title Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.
spellingShingle Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.
Caldas, Maria Antónia Pereira
Avaliação de desempenho docente
Aprendizagem
Escola
Práticas docentes
Ensino básico
Teaching Performance Assessment
Learning
School
Teaching Practices
Elementary Education
TME (Mestrado em Administração e Gestão da Educação)
title_short Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.
title_full Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.
title_fullStr Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.
title_full_unstemmed Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.
title_sort Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo.
author Caldas, Maria Antónia Pereira
author_facet Caldas, Maria Antónia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Maria Antónia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho docente
Aprendizagem
Escola
Práticas docentes
Ensino básico
Teaching Performance Assessment
Learning
School
Teaching Practices
Elementary Education
TME (Mestrado em Administração e Gestão da Educação)
topic Avaliação de desempenho docente
Aprendizagem
Escola
Práticas docentes
Ensino básico
Teaching Performance Assessment
Learning
School
Teaching Practices
Elementary Education
TME (Mestrado em Administração e Gestão da Educação)
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-01T00:00:00Z
2015-05-07T12:00:26Z
2015-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1199
http://hdl.handle.net/11328/1199
TID:201169339
url http://hdl.handle.net/11328/1199
identifier_str_mv TID:201169339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caldas, M.A.P. (2014). Práticas de avaliação de desempenho docente e a aprendizagem dos alunos no 1.º ciclo. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
Cota: TME 530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134955666669568