Aplicação da Metodologia TRIZ e da Filosofia LEAN nas Linhas de Enchimento em Indústria Alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maximiano, David Gonçalo Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/27680
Resumo: Num mercado com constantes modificações e com um crescente nível de competitividade, as organizações vêm-se no dever de inovar, tendo como realidade a melhoria contínua. Para subsistir num mercado altamente competitivo, as organizações procuram diferenciar-se da concorrência por via de utilização de novas metodologias de gestão que permitam aumentar a eficiência dos processos internos. Enquanto que, a filosofia Lean visa a melhoria continua, a Teoria de Resolução Inventiva de Problemas promove a inovação sistemática e a procura por melhorias e soluções para os problemas existentes. A presente dissertação foi elaborada na empresa FontSalem que se dedica ao fabrico e enchimento de bebidas como cerveja e refrigerantes. O principal objetivo da empresa, relativamente à melhoria contínua, baseia-se na redução dos tempos de produção/enchimento e na redução dos desperdícios de produto e material. Todo o trabalho foi realizado no departamento de enchimento. O estudo iniciou-se com a análise à situação atual da empresa, o funcionamento das linhas e os respetivos processos. Após a referida análise, foram identificados problemas com potencial de melhoria, em seguida, foram elaboradas propostas de melhoria com recurso a algumas ferramentas da filosofia Lean, e TRIZ. Certas propostas foram implementadas com sucesso, outras ainda se encontram em implementação. Foram então criadas várias instruções de trabalho ao longo das várias máquinas das seis linhas de enchimento, visto que estas encontravam-se desprovidas de instruções de trabalho para os operadores. Também foram aplicadas algumas das técnicas da filosofia Lean à linha de enchimento 91, nomeadamente 3S e troubleshooting. Com a realização deste trabalho a empresa adquiriu mais disciplina, melhor organização e obteve a consciência da importância e necessidade da melhoria continua na empresa.
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