Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, D.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23529
Resumo: O Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA) é um projeto de formação contínua de professores que se iniciou em setembro de 2019, para melhorar práticas de avaliação e ensino e as aprendizagens dos alunos. Após cerca de cinco meses, em plena pandemia, foi possível dar continuidade ao projeto. Apesar da pandemia e das dificuldades que criou, os resultados evidenciaram que as dimensões do projeto, o enquadramento teórico e conceitual e os processos e dinâmicas de formação utilizados parecem ter sido determinantes para alcançar os seus propósitos e o seu reconhecido e comprovado sucesso.
id RCAP_d8c40b47d0df1928d7a6212966d6185b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIAAvaliaçãoFormação contínua de professoresPráticas de avaliaçãoInovação educacionalCovid-19O Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA) é um projeto de formação contínua de professores que se iniciou em setembro de 2019, para melhorar práticas de avaliação e ensino e as aprendizagens dos alunos. Após cerca de cinco meses, em plena pandemia, foi possível dar continuidade ao projeto. Apesar da pandemia e das dificuldades que criou, os resultados evidenciaram que as dimensões do projeto, o enquadramento teórico e conceitual e os processos e dinâmicas de formação utilizados parecem ter sido determinantes para alcançar os seus propósitos e o seu reconhecido e comprovado sucesso.The Monitoring, Following-up, and Research in Pedagogical Assessment Project (MAIA Project) is an inservice teacher education project that began in September 2019, aiming at improving assessment and teaching practices as well as student learning. After about five months, in the middle of the pandemic, it was possible to continue the project. Despite the pandemic and the difficulties it created, results have shown that the project dimensions, the theoretical and conceptual framework and the training processes and dynamics used seem to have been decisive to achieve its purposes and its recognized and proven success.Universidade de Brasília2021-11-11T15:59:23Z2021-01-01T00:00:00Z20212021-11-11T15:58:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23529por1516-489610.26512/lc27202139025Fernandes, D.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:18.389404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA
title Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA
spellingShingle Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA
Fernandes, D.
Avaliação
Formação contínua de professores
Práticas de avaliação
Inovação educacional
Covid-19
title_short Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA
title_full Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA
title_fullStr Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA
title_full_unstemmed Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA
title_sort Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA
author Fernandes, D.
author_facet Fernandes, D.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, D.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Formação contínua de professores
Práticas de avaliação
Inovação educacional
Covid-19
topic Avaliação
Formação contínua de professores
Práticas de avaliação
Inovação educacional
Covid-19
description O Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA) é um projeto de formação contínua de professores que se iniciou em setembro de 2019, para melhorar práticas de avaliação e ensino e as aprendizagens dos alunos. Após cerca de cinco meses, em plena pandemia, foi possível dar continuidade ao projeto. Apesar da pandemia e das dificuldades que criou, os resultados evidenciaram que as dimensões do projeto, o enquadramento teórico e conceitual e os processos e dinâmicas de formação utilizados parecem ter sido determinantes para alcançar os seus propósitos e o seu reconhecido e comprovado sucesso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11T15:59:23Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
2021-11-11T15:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/23529
url http://hdl.handle.net/10071/23529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1516-4896
10.26512/lc27202139025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134700206292992