O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lameira, Juliana Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34538
Resumo: O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado no decorrer do estágio pedagógico em jardim de infância, durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB. O estudo centra-se no contacto das crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, com as histórias. Para a investigação definiu-se como questão de partida: Quais os fatores que influenciam o envolvimento das crianças na leitura de histórias?, articulada com quatro objetivos específicos, nomeadamente, inferir a importância da existência de um espaço específico para motivar as crianças ao contacto com as histórias; analisar se as atividades de leitura promovidas pela educadora favorecem o gosto pelas histórias; averiguar se a criação de uma rotina, de leitura de histórias, favorece o gosto e a motivação pelas mesmas; e por fim, avaliar se o contacto com histórias, através de dispositivos digitais, motiva as crianças à sua manipulação. No contexto do estágio curricular, onde ocorreram períodos de observação, realizamos a investigação que teve a duração de um semestre. Após este período foi elaborado um plano de ação, com base nos influenciadores de motivação, que consistiu na criação de um espaço específico para atividades de leitura com recurso a diferentes materiais, a disponibilização de novos livros, o uso de biblioteca digital e, ainda, a conceção de uma rotina de atividades de leitura. Em termos de recolha de dados mobilizaram-se a observação direta, a entrevista semiestruturada, aplicada à educadora cooperante e às assistentes operacionais, bem como a entrevista de grupo focal com o grupo de crianças. Posteriormente, os dados recolhidos foram submetidos a análise de conteúdo, o que permitiu a elaboração de mapas conceptuais e a consequente construção das matrizes de redução dos dados. As conclusões autorizam a aferição da importância destes influenciadores nas atividades de leitura e no contacto diário com livros através das perceções dos participantes do estudo, constituindo um hábito essencial ao desenvolvimento das crianças.
id RCAP_d8ebdab75165cc0ba884909f6ab7cca8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as históriasJardim de InfânciaEducação de InfânciaEspaçoRotinaEspaço de LeituraO presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado no decorrer do estágio pedagógico em jardim de infância, durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB. O estudo centra-se no contacto das crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, com as histórias. Para a investigação definiu-se como questão de partida: Quais os fatores que influenciam o envolvimento das crianças na leitura de histórias?, articulada com quatro objetivos específicos, nomeadamente, inferir a importância da existência de um espaço específico para motivar as crianças ao contacto com as histórias; analisar se as atividades de leitura promovidas pela educadora favorecem o gosto pelas histórias; averiguar se a criação de uma rotina, de leitura de histórias, favorece o gosto e a motivação pelas mesmas; e por fim, avaliar se o contacto com histórias, através de dispositivos digitais, motiva as crianças à sua manipulação. No contexto do estágio curricular, onde ocorreram períodos de observação, realizamos a investigação que teve a duração de um semestre. Após este período foi elaborado um plano de ação, com base nos influenciadores de motivação, que consistiu na criação de um espaço específico para atividades de leitura com recurso a diferentes materiais, a disponibilização de novos livros, o uso de biblioteca digital e, ainda, a conceção de uma rotina de atividades de leitura. Em termos de recolha de dados mobilizaram-se a observação direta, a entrevista semiestruturada, aplicada à educadora cooperante e às assistentes operacionais, bem como a entrevista de grupo focal com o grupo de crianças. Posteriormente, os dados recolhidos foram submetidos a análise de conteúdo, o que permitiu a elaboração de mapas conceptuais e a consequente construção das matrizes de redução dos dados. As conclusões autorizam a aferição da importância destes influenciadores nas atividades de leitura e no contacto diário com livros através das perceções dos participantes do estudo, constituindo um hábito essencial ao desenvolvimento das crianças.Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Repositório ComumLameira, Juliana Gonçalves2021-01-04T13:36:28Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34538202546624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:00.202611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias
title O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias
spellingShingle O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias
Lameira, Juliana Gonçalves
Jardim de Infância
Educação de Infância
Espaço
Rotina
Espaço de Leitura
title_short O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias
title_full O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias
title_fullStr O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias
title_full_unstemmed O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias
title_sort O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias
author Lameira, Juliana Gonçalves
author_facet Lameira, Juliana Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lameira, Juliana Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Educação de Infância
Espaço
Rotina
Espaço de Leitura
topic Jardim de Infância
Educação de Infância
Espaço
Rotina
Espaço de Leitura
description O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado no decorrer do estágio pedagógico em jardim de infância, durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB. O estudo centra-se no contacto das crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, com as histórias. Para a investigação definiu-se como questão de partida: Quais os fatores que influenciam o envolvimento das crianças na leitura de histórias?, articulada com quatro objetivos específicos, nomeadamente, inferir a importância da existência de um espaço específico para motivar as crianças ao contacto com as histórias; analisar se as atividades de leitura promovidas pela educadora favorecem o gosto pelas histórias; averiguar se a criação de uma rotina, de leitura de histórias, favorece o gosto e a motivação pelas mesmas; e por fim, avaliar se o contacto com histórias, através de dispositivos digitais, motiva as crianças à sua manipulação. No contexto do estágio curricular, onde ocorreram períodos de observação, realizamos a investigação que teve a duração de um semestre. Após este período foi elaborado um plano de ação, com base nos influenciadores de motivação, que consistiu na criação de um espaço específico para atividades de leitura com recurso a diferentes materiais, a disponibilização de novos livros, o uso de biblioteca digital e, ainda, a conceção de uma rotina de atividades de leitura. Em termos de recolha de dados mobilizaram-se a observação direta, a entrevista semiestruturada, aplicada à educadora cooperante e às assistentes operacionais, bem como a entrevista de grupo focal com o grupo de crianças. Posteriormente, os dados recolhidos foram submetidos a análise de conteúdo, o que permitiu a elaboração de mapas conceptuais e a consequente construção das matrizes de redução dos dados. As conclusões autorizam a aferição da importância destes influenciadores nas atividades de leitura e no contacto diário com livros através das perceções dos participantes do estudo, constituindo um hábito essencial ao desenvolvimento das crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-04T13:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/34538
202546624
url http://hdl.handle.net/10400.26/34538
identifier_str_mv 202546624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032895950848