O espaço e as rotinas no jardim de infância como potenciadores do envolvimento das crianças no contacto com as histórias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34538 |
Resumo: | O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado no decorrer do estágio pedagógico em jardim de infância, durante o ano letivo 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB. O estudo centra-se no contacto das crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, com as histórias. Para a investigação definiu-se como questão de partida: Quais os fatores que influenciam o envolvimento das crianças na leitura de histórias?, articulada com quatro objetivos específicos, nomeadamente, inferir a importância da existência de um espaço específico para motivar as crianças ao contacto com as histórias; analisar se as atividades de leitura promovidas pela educadora favorecem o gosto pelas histórias; averiguar se a criação de uma rotina, de leitura de histórias, favorece o gosto e a motivação pelas mesmas; e por fim, avaliar se o contacto com histórias, através de dispositivos digitais, motiva as crianças à sua manipulação. No contexto do estágio curricular, onde ocorreram períodos de observação, realizamos a investigação que teve a duração de um semestre. Após este período foi elaborado um plano de ação, com base nos influenciadores de motivação, que consistiu na criação de um espaço específico para atividades de leitura com recurso a diferentes materiais, a disponibilização de novos livros, o uso de biblioteca digital e, ainda, a conceção de uma rotina de atividades de leitura. Em termos de recolha de dados mobilizaram-se a observação direta, a entrevista semiestruturada, aplicada à educadora cooperante e às assistentes operacionais, bem como a entrevista de grupo focal com o grupo de crianças. Posteriormente, os dados recolhidos foram submetidos a análise de conteúdo, o que permitiu a elaboração de mapas conceptuais e a consequente construção das matrizes de redução dos dados. As conclusões autorizam a aferição da importância destes influenciadores nas atividades de leitura e no contacto diário com livros através das perceções dos participantes do estudo, constituindo um hábito essencial ao desenvolvimento das crianças. |
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