Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sofia Marlene da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18447
Resumo: Este relatório dá conta da Prática de Ensino Supervisionada decorrida no âmbito da realização do Mestrado em Ensino de Música. A investigação que lhe dá nome é apresentada na última de três partes e baseada num enquadramento real em contexto escolar, de que se dá conta na primeira parte, bem como no conjunto de experiências em campo decorrentes da Prática de Ensino Supervisionada, que é desenvolvida na segunda parte. Assim, a reflexão contida neste documento procura dar resposta a questões que emanam das realidades educativas e que têm um impacto transversal a todos os agentes envolvidos na prática educativa. Para além do crescimento pessoal e profissional decorrente da Prática de Ensino Supervisionada, o trabalho desenvolvido pretende contribuir para a reflexão no âmbito das práticas educativas do saxofone ao propor um conjunto de instrumentos que visam a potenciar uma reflexão sobre as dinâmicas curriculares em vigor.
id RCAP_d8ffb44fc62f695b5f9ce3a790c49cc2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de casoEnsino de saxofoneDinâmicas curricularesDinâmicas legitimantesDinâmicas emancipatóriasSaxophone pedagogyCurriculum practicesLegitimizing dynamicsEmancipatory dynamicsEste relatório dá conta da Prática de Ensino Supervisionada decorrida no âmbito da realização do Mestrado em Ensino de Música. A investigação que lhe dá nome é apresentada na última de três partes e baseada num enquadramento real em contexto escolar, de que se dá conta na primeira parte, bem como no conjunto de experiências em campo decorrentes da Prática de Ensino Supervisionada, que é desenvolvida na segunda parte. Assim, a reflexão contida neste documento procura dar resposta a questões que emanam das realidades educativas e que têm um impacto transversal a todos os agentes envolvidos na prática educativa. Para além do crescimento pessoal e profissional decorrente da Prática de Ensino Supervisionada, o trabalho desenvolvido pretende contribuir para a reflexão no âmbito das práticas educativas do saxofone ao propor um conjunto de instrumentos que visam a potenciar uma reflexão sobre as dinâmicas curriculares em vigor.This report provides an account of the Supervised Teaching Practice that took place under the Master’s in Music Education. The research is presented in the last of three parts and based on a real framework in a school environment, which is accounted for in the first part, as well as on fieldwork experiences that arose from the Supervised Teaching Practice, which is developed in the second part. Thus, the reflections contained in this document aim to answer questions that stemmed from educational realities and that have an impact on every aspect of educational practice. Besides the personal and professional growth brought by the Supervised Teaching Practice, the research developed is meant to contribute to existing discussions regarding the educational practices of the saxophone by proposing a set of tools to enhance the conversations regarding curricular dynamics.Pereira, Pedro Duarte Barbosa GomesSousa, JorgeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Sofia Marlene da Silva2021-09-20T17:17:10Z2021-07-222021-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18447TID:202757714porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:30.185507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
title Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
spellingShingle Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
Teixeira, Sofia Marlene da Silva
Ensino de saxofone
Dinâmicas curriculares
Dinâmicas legitimantes
Dinâmicas emancipatórias
Saxophone pedagogy
Curriculum practices
Legitimizing dynamics
Emancipatory dynamics
title_short Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
title_full Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
title_fullStr Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
title_full_unstemmed Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
title_sort Dinâmicas legitimantes e dinâmicas emancipatórias - uma proposta de mapeamento das práticas curriculares no ensino do saxofone através de um estudo de caso
author Teixeira, Sofia Marlene da Silva
author_facet Teixeira, Sofia Marlene da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Pedro Duarte Barbosa Gomes
Sousa, Jorge
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sofia Marlene da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de saxofone
Dinâmicas curriculares
Dinâmicas legitimantes
Dinâmicas emancipatórias
Saxophone pedagogy
Curriculum practices
Legitimizing dynamics
Emancipatory dynamics
topic Ensino de saxofone
Dinâmicas curriculares
Dinâmicas legitimantes
Dinâmicas emancipatórias
Saxophone pedagogy
Curriculum practices
Legitimizing dynamics
Emancipatory dynamics
description Este relatório dá conta da Prática de Ensino Supervisionada decorrida no âmbito da realização do Mestrado em Ensino de Música. A investigação que lhe dá nome é apresentada na última de três partes e baseada num enquadramento real em contexto escolar, de que se dá conta na primeira parte, bem como no conjunto de experiências em campo decorrentes da Prática de Ensino Supervisionada, que é desenvolvida na segunda parte. Assim, a reflexão contida neste documento procura dar resposta a questões que emanam das realidades educativas e que têm um impacto transversal a todos os agentes envolvidos na prática educativa. Para além do crescimento pessoal e profissional decorrente da Prática de Ensino Supervisionada, o trabalho desenvolvido pretende contribuir para a reflexão no âmbito das práticas educativas do saxofone ao propor um conjunto de instrumentos que visam a potenciar uma reflexão sobre as dinâmicas curriculares em vigor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-20T17:17:10Z
2021-07-22
2021-07-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18447
TID:202757714
url http://hdl.handle.net/10400.22/18447
identifier_str_mv TID:202757714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474140594176