Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Joana Catarina Caçador
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6525
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e organiza-se em três partes. Na primeira parte do relatório apresentam-se dois tópicos, um sobre a caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se realizou a Prática Pedagógica em Creche, e o outro sobre a reflexão acerca da experiência em contexto de Creche. A segunda parte, também, se encontra dividida em dois tópicos, um destinado à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde foi realizada a Prática Pedagógica em Jardim de Infância I, e o outro destinado à reflexão sobre as vivências mais significativas neste contexto. Por fim, a terceira parte organiza-se em quatro principais tópicos. O primeiro relativo à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se concretizou a Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. O segundo diz respeito à reflexão sobre as experiências mais importantes em Jardim de Infância II. O terceiro tópico apresenta o projeto “O Caracol da Nossa Escola” desenvolvido de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto, realizado com o grupo de crianças neste contexto. No quarto tópico apresenta-se o estudo investigativo no âmbito da dança criativa, em que se procurou compreender como é que as crianças utilizam a dança criativa para se expressar e comunicar, tendo sido privilegiado o paradigma qualitativo, resultando em quatro estudos de caso. Assim, os resultados indicam que as crianças mais novas ou com menos capacidades de criar movimentos tendem a reproduzir os movimentos das crianças mais velhas ou das crianças mais criativas ou das crianças com quem têm maior afinidade. Do mesmo modo, conclui-se que estas utilizam a dança criativa de forma espontânea e natural para se expressar e comunicar.
id RCAP_e69868dc8930edda6f96dad9c5a481b4
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaA Dança Criativa como Forma de Expressão e Comunicação no Jardim de InfânciaEducação Pré-EscolarComunicaçãoDançaDança criativaMovimentoExpressãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e organiza-se em três partes. Na primeira parte do relatório apresentam-se dois tópicos, um sobre a caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se realizou a Prática Pedagógica em Creche, e o outro sobre a reflexão acerca da experiência em contexto de Creche. A segunda parte, também, se encontra dividida em dois tópicos, um destinado à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde foi realizada a Prática Pedagógica em Jardim de Infância I, e o outro destinado à reflexão sobre as vivências mais significativas neste contexto. Por fim, a terceira parte organiza-se em quatro principais tópicos. O primeiro relativo à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se concretizou a Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. O segundo diz respeito à reflexão sobre as experiências mais importantes em Jardim de Infância II. O terceiro tópico apresenta o projeto “O Caracol da Nossa Escola” desenvolvido de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto, realizado com o grupo de crianças neste contexto. No quarto tópico apresenta-se o estudo investigativo no âmbito da dança criativa, em que se procurou compreender como é que as crianças utilizam a dança criativa para se expressar e comunicar, tendo sido privilegiado o paradigma qualitativo, resultando em quatro estudos de caso. Assim, os resultados indicam que as crianças mais novas ou com menos capacidades de criar movimentos tendem a reproduzir os movimentos das crianças mais velhas ou das crianças mais criativas ou das crianças com quem têm maior afinidade. Do mesmo modo, conclui-se que estas utilizam a dança criativa de forma espontânea e natural para se expressar e comunicar.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineBernardes, Joana Catarina Caçador2022-01-25T15:26:33Z2021-10-122021-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6525TID:202897834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:42.610632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
A Dança Criativa como Forma de Expressão e Comunicação no Jardim de Infância
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
Bernardes, Joana Catarina Caçador
Educação Pré-Escolar
Comunicação
Dança
Dança criativa
Movimento
Expressão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância
author Bernardes, Joana Catarina Caçador
author_facet Bernardes, Joana Catarina Caçador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Joana Catarina Caçador
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Comunicação
Dança
Dança criativa
Movimento
Expressão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Comunicação
Dança
Dança criativa
Movimento
Expressão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e organiza-se em três partes. Na primeira parte do relatório apresentam-se dois tópicos, um sobre a caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se realizou a Prática Pedagógica em Creche, e o outro sobre a reflexão acerca da experiência em contexto de Creche. A segunda parte, também, se encontra dividida em dois tópicos, um destinado à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde foi realizada a Prática Pedagógica em Jardim de Infância I, e o outro destinado à reflexão sobre as vivências mais significativas neste contexto. Por fim, a terceira parte organiza-se em quatro principais tópicos. O primeiro relativo à caracterização do contexto educativo e do grupo de crianças, onde se concretizou a Prática Pedagógica em Jardim de Infância II. O segundo diz respeito à reflexão sobre as experiências mais importantes em Jardim de Infância II. O terceiro tópico apresenta o projeto “O Caracol da Nossa Escola” desenvolvido de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto, realizado com o grupo de crianças neste contexto. No quarto tópico apresenta-se o estudo investigativo no âmbito da dança criativa, em que se procurou compreender como é que as crianças utilizam a dança criativa para se expressar e comunicar, tendo sido privilegiado o paradigma qualitativo, resultando em quatro estudos de caso. Assim, os resultados indicam que as crianças mais novas ou com menos capacidades de criar movimentos tendem a reproduzir os movimentos das crianças mais velhas ou das crianças mais criativas ou das crianças com quem têm maior afinidade. Do mesmo modo, conclui-se que estas utilizam a dança criativa de forma espontânea e natural para se expressar e comunicar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-12
2021-10-12T00:00:00Z
2022-01-25T15:26:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6525
TID:202897834
url http://hdl.handle.net/10400.8/6525
identifier_str_mv TID:202897834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136989263429632