Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/43662 https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.05 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento da discussão teórico-conceitual realizada acerca da pesquisa em práticas sociais e processos educativos, situando-a no âmbito dos estudos acadêmicos da área da Educação. Por meio da realização de revisão bibliográfica, abarcando textos de Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty e Boaventura de Sousa Santos, buscamos ampliar nossa compreensão acerca de aspectos conceituais que emergem como elementos constitutivos das duas categorias analíticas centrais desta perspectiva epistemológica de pesquisa em Educação, a saber: práticas sociais e processos educativos. Para tanto, discutimos tais categorias e argumentamos a favor de tomarmos as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social. |
id |
RCAP_d922156a2491daa12bbabddec91f40af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/43662 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativosTheoretical and conceptual foundations of the research in social practices and educatives processesProcessos educativosPráticas sociaisPesquisa em educaçãoEducational processesSocial practicesResearch on educationO presente artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento da discussão teórico-conceitual realizada acerca da pesquisa em práticas sociais e processos educativos, situando-a no âmbito dos estudos acadêmicos da área da Educação. Por meio da realização de revisão bibliográfica, abarcando textos de Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty e Boaventura de Sousa Santos, buscamos ampliar nossa compreensão acerca de aspectos conceituais que emergem como elementos constitutivos das duas categorias analíticas centrais desta perspectiva epistemológica de pesquisa em Educação, a saber: práticas sociais e processos educativos. Para tanto, discutimos tais categorias e argumentamos a favor de tomarmos as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social.This article aims to contribute to the deepening of the theoretical and conceptual discussions held about the research in the social and educational processes practices, placing it in the context of academic studies of the area of Education. By conducting a literature review covering the texts of Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty and Boaventura de Sousa Santos we sought to expand our understanding of conceptual aspects that emerge as constituent elements of two main analytical categories of this epistemological research perspective in Education, namely: social and educational processes practices. To this end, we discuss the two categories and argue in favor of taking the daily social practices experienced by human beings as essentially inter-subjective praxis, generating educational processes that project in time-space from gnosiological problem-solving situations of social reality.Universidade do Vale do Rio dos Sinos2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/43662http://hdl.handle.net/10316/43662https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.05https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.05por2177-6210http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=449650489006Tafuri, Diogo MarquesGonçalves Junior, Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-29T10:03:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/43662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:37.752147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos Theoretical and conceptual foundations of the research in social practices and educatives processes |
title |
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
spellingShingle |
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos Tafuri, Diogo Marques Processos educativos Práticas sociais Pesquisa em educação Educational processes Social practices Research on education |
title_short |
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
title_full |
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
title_fullStr |
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
title_full_unstemmed |
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
title_sort |
Fundamentos teórico-conceituais da pesquisa em práticas sociais e processos educativos |
author |
Tafuri, Diogo Marques |
author_facet |
Tafuri, Diogo Marques Gonçalves Junior, Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves Junior, Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tafuri, Diogo Marques Gonçalves Junior, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos educativos Práticas sociais Pesquisa em educação Educational processes Social practices Research on education |
topic |
Processos educativos Práticas sociais Pesquisa em educação Educational processes Social practices Research on education |
description |
O presente artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento da discussão teórico-conceitual realizada acerca da pesquisa em práticas sociais e processos educativos, situando-a no âmbito dos estudos acadêmicos da área da Educação. Por meio da realização de revisão bibliográfica, abarcando textos de Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty e Boaventura de Sousa Santos, buscamos ampliar nossa compreensão acerca de aspectos conceituais que emergem como elementos constitutivos das duas categorias analíticas centrais desta perspectiva epistemológica de pesquisa em Educação, a saber: práticas sociais e processos educativos. Para tanto, discutimos tais categorias e argumentamos a favor de tomarmos as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/43662 http://hdl.handle.net/10316/43662 https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.05 https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.05 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/43662 https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2177-6210 http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=449650489006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133787649474560 |