Competências transversais e o programa PEJENE: um estudo com estagiários e empresários durante a pandemia COVID-19, em 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Ana Catarina da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21444
Resumo: Na sociedade atual a empregabilidade traduz uma emergência, onde as mudanças no mercado laboral geram alterações com impacto a nível económico, organizacional e social. Neste sentido, a experiência do estágio constitui um momento importante na transição de estudante para o mercado de trabalho. Por outro lado, a recente pandemia da COVID-19 afetou violentamente o nosso modo de viver e de trabalhar. O PEJENE, iniciativa da Fundação da Juventude, permite o contacto dos estudantes que estão no ensino superior ao mundo de trabalho e aquisição de novas competências, constituindo uma oportunidade de estudo e análise. Neste cenário, o objetivo central desta dissertação traduz investigar as perceções sobre as competências transversais esperadas e adquiridas pelos participantes nos estágios PEJENE, no contexto de pandemia, em 2020. Em adição, é útil compreender como reagiram os estagiários, as empresas e o programa PEJENE à situação pandémica, bem como a influência que possa ter existido na motivação para a realização destes estágios e (capacidade de) lidar com esta nova realidade. Metodologicamente, foi ainda elaborado um estudo empírico, de corte transversal, com uma triangulação de dados, através de uma metodologia quantitativa (pela aplicação de dois questionários online) e qualitativa (com a realização de uma entrevista). Os resultados amostrais indicam que, apesar da pandemia ter tido influência no mercado de trabalho, para os estagiários e empresários ela não interferiu significativamente na aquisição de competências, em especial no gap entre esperadas e obtidas, contrariamente ao exposto pelo responsável do PEJENE. Em termos de implicações teórico-práticas deste trabalho, trabalhar competências transversais é um recurso e capacidade, necessárias para dar resposta às exigências e imprevisibilidade do mercado. Esta pesquisa tem como singularidade pensar um problema social, reforçada pelo interesse da Fundação da Juventude na análise do perfil de competências transversais em período pandémico.
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spelling Competências transversais e o programa PEJENE: um estudo com estagiários e empresários durante a pandemia COVID-19, em 2020Estágio PEJENEPandemiaCompetências transversaisMercado de trabalhoEmpregabilidadeInternshipPandemicTransversal skillsLabor marketEmployabilityGestãoNa sociedade atual a empregabilidade traduz uma emergência, onde as mudanças no mercado laboral geram alterações com impacto a nível económico, organizacional e social. Neste sentido, a experiência do estágio constitui um momento importante na transição de estudante para o mercado de trabalho. Por outro lado, a recente pandemia da COVID-19 afetou violentamente o nosso modo de viver e de trabalhar. O PEJENE, iniciativa da Fundação da Juventude, permite o contacto dos estudantes que estão no ensino superior ao mundo de trabalho e aquisição de novas competências, constituindo uma oportunidade de estudo e análise. Neste cenário, o objetivo central desta dissertação traduz investigar as perceções sobre as competências transversais esperadas e adquiridas pelos participantes nos estágios PEJENE, no contexto de pandemia, em 2020. Em adição, é útil compreender como reagiram os estagiários, as empresas e o programa PEJENE à situação pandémica, bem como a influência que possa ter existido na motivação para a realização destes estágios e (capacidade de) lidar com esta nova realidade. Metodologicamente, foi ainda elaborado um estudo empírico, de corte transversal, com uma triangulação de dados, através de uma metodologia quantitativa (pela aplicação de dois questionários online) e qualitativa (com a realização de uma entrevista). Os resultados amostrais indicam que, apesar da pandemia ter tido influência no mercado de trabalho, para os estagiários e empresários ela não interferiu significativamente na aquisição de competências, em especial no gap entre esperadas e obtidas, contrariamente ao exposto pelo responsável do PEJENE. Em termos de implicações teórico-práticas deste trabalho, trabalhar competências transversais é um recurso e capacidade, necessárias para dar resposta às exigências e imprevisibilidade do mercado. Esta pesquisa tem como singularidade pensar um problema social, reforçada pelo interesse da Fundação da Juventude na análise do perfil de competências transversais em período pandémico.In today's society, employability translates into an emergency, where changes in the labor market generate changes with an economic, organizational and social impact. In this sense, the internship experience constitutes an important moment in the student's transition to the job market. On the other hand, the recent COVID-19 pandemic has violently affected our way of living and working. PEJENE, an initiative of the Youth Foundation, allows students who are in higher education to contact the world of work and acquire new skills, providing an opportunity for study and analysis. In this scenario, the central objective of this dissertation is to investigate the perceptions about the expected and acquired soft skills by participants in PEJENE internships, in the context of a pandemic, in 2020. In addition, it is useful to understand how interns, companies and the PEJENE program reacted to the pandemic situation, as well as the influence that may have existed on the motivation to carry out these internships and (ability to) deal with this new reality. Methodologically, an empirical, cross-sectional study was carried out, with data triangulation, through a quantitative methodology (by applying two online questionnaires) and qualitative (by conducting an interview). The sample results indicate that, although the pandemic had an influence on the labor market, for interns and entrepreneurs it did not significantly interfere with the acquisition of skills, especially in the gap between expected and obtained skills, contrary to what was exposed by the person in charge of PEJENE. In terms of the theoretical-practical implications of this work, working on transversal skills is a resource and capacity, necessary to respond to the demands and unpredictability of the market. This research has the singularity of thinking about a social problem, reinforced by the Youth Foundation's interest in analyzing the profile of transversal skills in a pandemic period.Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira RodriguesGonçalves, Paulo Jorge PinheiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPais, Ana Catarina da Silva2023-01-12T08:47:39Z2022-11-242022-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21444TID:203159926porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:30.951692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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