O pensamento e a linguagem na fundamentação de conceitos, leis e princípios que regem a física moderna
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8751 |
Resumo: | Este trabalho é um ensaio argumentativo onde se pretende fazer uma apreciação dos aspectos epistemológicos que fundamentam conceitos, leis e princípios que deram origem a Física Moderna. Concentra-se na busca de entendimentos a respeito das funções elementares da linguagem, que ao serem utilizadas por professores e alunos, servem como instrumentos transmissores das ideias e pensamentos que compõem o processo ensino aprendizagem da Física Contemporânes. Discute-se o uso de uma linguagem do senso comum como instrumento para explicar os novos conceitos advindos da Mecânica Relativística, da Física Quântica e das teorias da Estrutura da Matéria e do Universo que se apresentam como as bases para o surgimento de uma nova visão do cosmos preconizada pela Física Moderna. |
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O pensamento e a linguagem na fundamentação de conceitos, leis e princípios que regem a física modernaXV ENEC - História e filosofia das ciênciasEste trabalho é um ensaio argumentativo onde se pretende fazer uma apreciação dos aspectos epistemológicos que fundamentam conceitos, leis e princípios que deram origem a Física Moderna. Concentra-se na busca de entendimentos a respeito das funções elementares da linguagem, que ao serem utilizadas por professores e alunos, servem como instrumentos transmissores das ideias e pensamentos que compõem o processo ensino aprendizagem da Física Contemporânes. Discute-se o uso de uma linguagem do senso comum como instrumento para explicar os novos conceitos advindos da Mecânica Relativística, da Física Quântica e das teorias da Estrutura da Matéria e do Universo que se apresentam como as bases para o surgimento de uma nova visão do cosmos preconizada pela Física Moderna.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8751por1646-2335Silva, Pedro Paulo Santos daSilveira, Marisa Rosâni Abreu dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:33Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.352068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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