Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jessica Isabel Barros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75870
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_d9d4754ab04ef67a50fae71cc9617abf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básicoPerceived competences and interests for activities in elementary school studentsInfânciaDesenvolvimento vocacionalInteresses vocacionaisCompetências percebidasChildhoodVocational developmentCareer interestsPerceived competencesCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA infância tem sido reconhecida pela literatura especializada como uma etapa fundamental no desenvolvimento vocacional. Apesar do pressuposto de que as competências percebidas e os interesses vocacionais na infância estão na base do desenvolvimento vocacional, a investigação predominante no período da infância ainda é escassa. O presente estudo procura examinar a associação entre as competências percebidas e os interesses ocupacionais, numa amostra de 418 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 aos 15 anos a frequentar o ensino básico (5º, 6º e 7ºanos), num agrupamento escolar da Região Noroeste de Portugal. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico e a versão portuguesa do Inventory of Children’s Activities- Revised. Os resultados de uma análise de regressão linear simples indicam que as competências percebidas predizem os interesses por atividades nos alunos do ensino básico. E em relação aos seis tipos de personalidade (RIASEC) as competências percebidas afetam mais os interesses realistas, seguido dos interesses social, investigativos, artísticos, empreendedor e convencional.Childhood has been recognized by the specialized literature as a fundamental stage in vocational development. Despite the assumption that the perceived competences and career interests in childhood are at the basis of vocational development, the research prevalent in the childhood period is still scarce. The present study seeks to examine the association between perceived competences and career interests in a sample of 418 students, of both sexes, aged between 10 and 15 years old attending basic education (5th, 6th and 7th school years), in a school in the Northwest Region of Portugal. The Sociodemographic Questionnaire and the Portuguese version of the Inventory of Children’s Activities- Revised were used. The results of a simple linear regression analysis indicate that the perceived competences predict the interests for activities in elementary school students. concerning interests by domain of activity, the perceived competences affect with more realistic interests, followed by social, investigative, artistic, entrepreneurial and conventional domain of interests.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoMarques, Jessica Isabel Barros20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75870por202748480info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:35.714685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico
Perceived competences and interests for activities in elementary school students
title Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico
spellingShingle Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico
Marques, Jessica Isabel Barros
Infância
Desenvolvimento vocacional
Interesses vocacionais
Competências percebidas
Childhood
Vocational development
Career interests
Perceived competences
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico
title_full Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico
title_fullStr Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico
title_full_unstemmed Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico
title_sort Competências percebidas e interesses por atividades em alunos do ensino básico
author Marques, Jessica Isabel Barros
author_facet Marques, Jessica Isabel Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jessica Isabel Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Desenvolvimento vocacional
Interesses vocacionais
Competências percebidas
Childhood
Vocational development
Career interests
Perceived competences
Ciências Sociais::Psicologia
topic Infância
Desenvolvimento vocacional
Interesses vocacionais
Competências percebidas
Childhood
Vocational development
Career interests
Perceived competences
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/75870
url http://hdl.handle.net/1822/75870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202748480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133091872112640