Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7085 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada e apresentar um estudo sobre as conceções de pais e educadores de infância sobre o brincar na Natureza. O mesmo encontra-se dividido em duas partes: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas nas Práticas Pedagógicas e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Uma análise reflexiva, crítica e fundamentada, onde se enunciam aprendizagens significativas e dificuldades sentidas, expectativas e receios. Ao refletir sobre estes pontos consegui ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, tal como o facto de cada criança ser uma criança e ter as suas próprias caraterísticas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, elaborado num período de pandemia com o objetivo principal de conhecer as conceções de pais, educadores de infância e crianças relativamente ao brincar na Natureza e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que os pais e os educadores de infância consciencializam-se acerca da importância do brincar na Natureza enquanto promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças apesar de nem sempre aplicarem as suas conceções no dia a dia. |
id |
RCAP_d9d920e444610246bb876d332ffebaa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7085 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na NaturezaEducação Pré-EscolarEnsino básico do 1º cicloBrincarAprendizagemNaturezaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada e apresentar um estudo sobre as conceções de pais e educadores de infância sobre o brincar na Natureza. O mesmo encontra-se dividido em duas partes: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas nas Práticas Pedagógicas e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Uma análise reflexiva, crítica e fundamentada, onde se enunciam aprendizagens significativas e dificuldades sentidas, expectativas e receios. Ao refletir sobre estes pontos consegui ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, tal como o facto de cada criança ser uma criança e ter as suas próprias caraterísticas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, elaborado num período de pandemia com o objetivo principal de conhecer as conceções de pais, educadores de infância e crianças relativamente ao brincar na Natureza e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que os pais e os educadores de infância consciencializam-se acerca da importância do brincar na Natureza enquanto promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças apesar de nem sempre aplicarem as suas conceções no dia a dia.Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deRebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaIC-OnlineAmeiro, Juliana Filipe Ramos2022-04-28T13:22:33Z2022-02-252022-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7085TID:203000820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:09.940960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza |
title |
Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza |
spellingShingle |
Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza Ameiro, Juliana Filipe Ramos Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Brincar Aprendizagem Natureza Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza |
title_full |
Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza |
title_fullStr |
Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza |
title_sort |
Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza |
author |
Ameiro, Juliana Filipe Ramos |
author_facet |
Ameiro, Juliana Filipe Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ameiro, Juliana Filipe Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Brincar Aprendizagem Natureza Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Brincar Aprendizagem Natureza Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada e apresentar um estudo sobre as conceções de pais e educadores de infância sobre o brincar na Natureza. O mesmo encontra-se dividido em duas partes: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas nas Práticas Pedagógicas e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o os vários contextos em que se realizaram as Práticas Pedagógicas; os receios e expectativas; os desafios e obstáculos encontrados; as aprendizagens e as descobertas realizadas. Uma análise reflexiva, crítica e fundamentada, onde se enunciam aprendizagens significativas e dificuldades sentidas, expectativas e receios. Ao refletir sobre estes pontos consegui ter uma maior lucidez dos aspetos relacionados com a educação, tal como o facto de cada criança ser uma criança e ter as suas próprias caraterísticas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, elaborado num período de pandemia com o objetivo principal de conhecer as conceções de pais, educadores de infância e crianças relativamente ao brincar na Natureza e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Perante os dados recolhidos e analisados, constatou-se que os pais e os educadores de infância consciencializam-se acerca da importância do brincar na Natureza enquanto promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças apesar de nem sempre aplicarem as suas conceções no dia a dia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-28T13:22:33Z 2022-02-25 2022-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7085 TID:203000820 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7085 |
identifier_str_mv |
TID:203000820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136993960001536 |