Interpretação turística na qualificação do destino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5739 |
Resumo: | O Turismo destaca-se cada vez mais, como uma atividade complexa, cuja abrangência incide em inúmeras ciências sociais presentes na nossa sociedade, refletindo-se através de um elevado grau de competitividade numa atividade, onde a Oferta Turística suscita exigência minuciosa por parte da Procura Turística e, portanto, obriga à estruturação interpretativa dos destinos. Com base neste pressuposto, deparámo-nos com a necessidade da realização desta dissertação, pois ao longo do nosso percurso académico, pessoal e profissional fomos detetando inúmeras lacunas que, no nosso entender podem ter uma influência menos positiva, ou até mesmo negativa, aos olhos de um determinado visitante ou turista. No sentido de apresentar e interpretar turisticamente um determinado espaço geográfico, em concreto a cidade de Tomar, foi realizado um trabalho de campo essencialmente pelo “modo de ver”, com o objetivo de verificar as possíveis falhas comunicacionais existentes nas redes locais, regionais e nacionais. Concluímos, que esta caraterização permitirá definir novas estratégias de planeamento na rede em diversas políticas setoriais, podendo desenvolver, valorizar e dinamizar o turismo como atividade económica, contribuindo para a criação de um modelo que poderá ser replicado e adaptado a outros espaços geográficos, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável do turismo na região onde poderá ser implementado. |
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Interpretação turística na qualificação do destinoproposta de modelo aplicado ao centro histórico de TomarTurismoInterpretação turísticaApresentação turísticaCentro históricoImagem do destinoO Turismo destaca-se cada vez mais, como uma atividade complexa, cuja abrangência incide em inúmeras ciências sociais presentes na nossa sociedade, refletindo-se através de um elevado grau de competitividade numa atividade, onde a Oferta Turística suscita exigência minuciosa por parte da Procura Turística e, portanto, obriga à estruturação interpretativa dos destinos. Com base neste pressuposto, deparámo-nos com a necessidade da realização desta dissertação, pois ao longo do nosso percurso académico, pessoal e profissional fomos detetando inúmeras lacunas que, no nosso entender podem ter uma influência menos positiva, ou até mesmo negativa, aos olhos de um determinado visitante ou turista. No sentido de apresentar e interpretar turisticamente um determinado espaço geográfico, em concreto a cidade de Tomar, foi realizado um trabalho de campo essencialmente pelo “modo de ver”, com o objetivo de verificar as possíveis falhas comunicacionais existentes nas redes locais, regionais e nacionais. Concluímos, que esta caraterização permitirá definir novas estratégias de planeamento na rede em diversas políticas setoriais, podendo desenvolver, valorizar e dinamizar o turismo como atividade económica, contribuindo para a criação de um modelo que poderá ser replicado e adaptado a outros espaços geográficos, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável do turismo na região onde poderá ser implementado.Luis Mota FigueiraRepositório ComumNunes, Joana Sofia Gaspar2014-02-20T16:06:09Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5739TID:201825430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-16T11:53:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-16T11:53:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Turismo destaca-se cada vez mais, como uma atividade complexa, cuja abrangência incide em inúmeras ciências sociais presentes na nossa sociedade, refletindo-se através de um elevado grau de competitividade numa atividade, onde a Oferta Turística suscita exigência minuciosa por parte da Procura Turística e, portanto, obriga à estruturação interpretativa dos destinos. Com base neste pressuposto, deparámo-nos com a necessidade da realização desta dissertação, pois ao longo do nosso percurso académico, pessoal e profissional fomos detetando inúmeras lacunas que, no nosso entender podem ter uma influência menos positiva, ou até mesmo negativa, aos olhos de um determinado visitante ou turista. No sentido de apresentar e interpretar turisticamente um determinado espaço geográfico, em concreto a cidade de Tomar, foi realizado um trabalho de campo essencialmente pelo “modo de ver”, com o objetivo de verificar as possíveis falhas comunicacionais existentes nas redes locais, regionais e nacionais. Concluímos, que esta caraterização permitirá definir novas estratégias de planeamento na rede em diversas políticas setoriais, podendo desenvolver, valorizar e dinamizar o turismo como atividade económica, contribuindo para a criação de um modelo que poderá ser replicado e adaptado a outros espaços geográficos, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável do turismo na região onde poderá ser implementado. |
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