O marketing e as estratégias de atractividade e sustentabilidade local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, George
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/89
Resumo: O segredo para um desenvolvimento económico vigoroso, voltado para a promoção de um território e tomando em atenção as características das bases económicas regionais, as suas potencialidades e vocações, passa pela utilização de técnicas e conceitos de marketing disponíveis e conhecidos. Este tipo específico de marketing requer um correcto entendimento de como os "procuradores de locais"- turistas, exportadores, novos moradores, fábricas, sedes de empresa, investidores - tomam as suas decisões. Reflectindo sobre esta percepção, os "oferecedores de locais"- organizações de desenvolvimento económico, agências de turismo, câmaras municipais - podem tomar as medidas necessárias para competir agressivamente pelos "procuradores de locais". Um planeamento estratégico de marketing fornece às localidades os instrumentos e as oportunidades para estarem à altura deste desafio, seja em termos de atracção, seja em termos de fixação. No momento competitivo actual em termos de esforços de atracção de recursos escassos, o marketing territorial oferece os instrumentos necessários para a divulgação de uma imagem para atingir um público-alvo pré-estabelecido, com a utilização de acções de publicidade, marketing directo, promoção de vendas, etc.
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