Política de formação contínua de professores do ensino primário em Angola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53377 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
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Política de formação contínua de professores do ensino primário em AngolaPolítica públicaFormação profissional contínuaProfessores - FormaçãoSistema educativo - AngolaEnsino primário - AngolaTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este trabalho teve como objetivo estudar as políticas de formação contínua de professores do ensino primário em Angola entre 2001 e 2020, com enfoque nas medidas levadas a cabo pelo sistema educativo, procurando identificar os referenciais das políticas públicas que estiveram subjacentes às inúmeras mudanças ocorridas durante este período. Para conduzir esta investigação optou-se por desenvolver uma pesquisa de natureza qualitativa fundamentada no paradigma fenomenológico-interpretativo. Tendo em conta os objetivos propostos para esta investigação, o estudo partiu de uma pesquisa arquivística/documental onde foi feita a análise cuidada de documentos oficiais, públicos e privados. Paralelamente foram realizadas entrevistas que de modo geral representaram as técnicas utilizadas em uma investigação naturalista. Os dados mostraram que, no período em análise, foram desenvolvidas diversas medidas que visaram a formação contínua de professores do ensino primário pela iniciativa do Ministério da Educação. A análise dos dados evidenciou como as políticas educativas que visaram a formação de professores são construídas por múltiplos atores para além do Estado, nomeadamente com Instituições Internacionais e Organizações não Governamentais, e transportam um referencial sobre a profissionalidade docente.This work aimed to study the policies of continuous training of primary school teachers in Angola between 2001 and 2020, focusing on the measures carried out by the educational system, seeking to identify the public policy references that understood the numerous changes that occurred during this period. To conduct this research, we chose to develop a qualitative research based on the phenomenological-interpretative paradigm. Taking into account the objectives proposed for this investigation, the study was based on an archival/documentary research where the careful analysis of official, public and private documents was carried out inparallel, interviews were conducted that generally represented the techniques used in a naturalistic investigation. The data showed that, during the period under analysis, several measures were developed aimed at continuing training of primary school teachers by the initiative of the Ministry of Education. Data analysis showed how educational policies aimed at teacher education are constructed by multiple actors beyond the State, namely with non-governmental organizations, and carry a reference on teacher professionality.Viseu, SofiaRepositório da Universidade de LisboaQuimbamba, Sónia Benedita Gomes da Veiga2022-06-14T11:54:06Z20212021-07-152021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53377TID:202970647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:19.863976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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