Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9923 |
Resumo: | O atual documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este relatório tem como objetivo fundamental refletir sobre a toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante o ano de estágio. A Prática de Ensino Supervisionada é a última etapa do plano de estudos, mas a mais importante desse mesmo plano. É através desta etapa que temos a possibilidade de colocar em prática todos os conhecimentos e aprendizagens que foram adquiridas ao longo do percurso académico. Nesta etapa, temos a possibilidade de experienciar situações reais da docência, e isto permite percepcionar se realmente estamos preparados para seguir a nobre profissão de docência. É uma etapa fundamental para desenvolver e evoluir todas as competências e capacidades relacionadas com a docência da Educação Física. Sendo assim, iremos apresentar o relatório da Prática de Ensino Supervisionada dividido e estruturado por uma sequência lógica e temporal. Primeiramente iremos fazer um enquadramento mais geral, onde iremos relatar e descrever o contexto escolar onde estivemos inseridos e, de seguida, iremos relatar todos os aspetos importantes de todo o processo de ensino-aprendizagem, descrevendo todas as dificuldades e problemas encontrados, e as estratégias utilizadas para resolver os problemas/dificuldades/limitações durante o processo de lecionação. Além de todos os aspetos anteriores, iremos também relatar algumas das tarefas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada e que foram importantes no processo de lecionação e no processo de ensino-aprendizagem. Para concluir iremos expor as situações que causaram maiores constrangimentos e dificuldades, apresentar as respetivas reflexões e explicar as estratégias que foram usadas para solucionar os diferentes problemas encontrados, dando um sentido a essas mesmas estratégias e explicando se resultaram ou não. Isto é importante nesta etapa da Prática de Ensino Supervisionada, pois o nosso desenvolvimento na área da docência da Educação Física acontece, não só com os sucessos, mas também com os insucessos. Nessa medida, é importante refletir sobre os mesmos de modo a evoluirmos enquanto docentes de Educação Física. |
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Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPrática de Ensino SupervisionadaProcesso de Ensino-AprendizagemO atual documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este relatório tem como objetivo fundamental refletir sobre a toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante o ano de estágio. A Prática de Ensino Supervisionada é a última etapa do plano de estudos, mas a mais importante desse mesmo plano. É através desta etapa que temos a possibilidade de colocar em prática todos os conhecimentos e aprendizagens que foram adquiridas ao longo do percurso académico. Nesta etapa, temos a possibilidade de experienciar situações reais da docência, e isto permite percepcionar se realmente estamos preparados para seguir a nobre profissão de docência. É uma etapa fundamental para desenvolver e evoluir todas as competências e capacidades relacionadas com a docência da Educação Física. Sendo assim, iremos apresentar o relatório da Prática de Ensino Supervisionada dividido e estruturado por uma sequência lógica e temporal. Primeiramente iremos fazer um enquadramento mais geral, onde iremos relatar e descrever o contexto escolar onde estivemos inseridos e, de seguida, iremos relatar todos os aspetos importantes de todo o processo de ensino-aprendizagem, descrevendo todas as dificuldades e problemas encontrados, e as estratégias utilizadas para resolver os problemas/dificuldades/limitações durante o processo de lecionação. Além de todos os aspetos anteriores, iremos também relatar algumas das tarefas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada e que foram importantes no processo de lecionação e no processo de ensino-aprendizagem. Para concluir iremos expor as situações que causaram maiores constrangimentos e dificuldades, apresentar as respetivas reflexões e explicar as estratégias que foram usadas para solucionar os diferentes problemas encontrados, dando um sentido a essas mesmas estratégias e explicando se resultaram ou não. Isto é importante nesta etapa da Prática de Ensino Supervisionada, pois o nosso desenvolvimento na área da docência da Educação Física acontece, não só com os sucessos, mas também com os insucessos. Nessa medida, é importante refletir sobre os mesmos de modo a evoluirmos enquanto docentes de Educação Física.The current document is part of the curricular unit Internship integrated in the 2nd cycle in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. This report aims to reflect on all the activity that was developed as a teacher during the internship year. The Supervised Teaching Practice is the last step of the studies plan, but the most important one of the same plan. It is in this stage that we have the possibility to put in practice the knowledge that we have acquired during the previous academic stages. We have the opportunity to experience real teaching situations, and this allows us to see if we are really prepared to follow the noble teaching career. It is a fundamental step to develop all the competences and skills related to physical education teaching. Therefore, we will present a Supervised Teaching Practice report divided and structured by a logical and temporal sequence. First, we will make a more general framework, where we will report and describe the school context in which we have been inserted, and then we will report all the important aspects of the whole teaching-learning process, describing all the difficulties and problems encountered, and the strategies we used to solve the problems / difficulties / limitations during the teaching process. In addition to all of the above, we will also report on some of the tasks elaborated during the Supervised Teaching Practice that were important in the teaching process and in the teaching-learning process. In conclusion we will expose the situations that caused us most problems and difficulties, present the respective reflections and explain the strategies that were used to solve the different problems found, giving a meaning to those same strategies and explaining if they worked or not. This is important at this stage of Supervised Teaching Practice, because our development in the area of teaching Physical Education happens not only with successes but also with failures. Therefore, it is important to reflect on them in order to develop as Physical Education teachers.2020-05-28T14:55:11Z2020-04-27T00:00:00Z2020-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9923porSampaio, André Manuel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:37Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:33.482948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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