Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Francisco Novais Carvalho Magalhães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8627
Resumo: O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para obtenção de grau Mestre e teve como objetivo descrever a experiência vivida enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico decorreu na escola Didáxis Cooperativa de Ensino, CRL, Riba D’ Ave, orientado pelo professor cooperante Jorge Gabriel Silva e supervisionado pela professora doutora Ágata Aranha, da UTAD. O presente relatório está estruturado por diversos capítulos, onde estão presentes pontos a ser abordados durante o estágio, tais como, os enquadramentos tanto o pessoal como o institucional, as tarefas de ensino aprendizagem e as de relação escola-meio. Abordando ainda estratégias utilizadas de maneira a potencializar todo o processo. Terminando ainda com reflexão de critica de estágio.
id RCAP_c1544404d23a87c2e5bd25fefa9464bd
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEstágio PedagógicoEducação FísicaPrática de Ensino SupervisionadaEnsino AprendizagemO presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para obtenção de grau Mestre e teve como objetivo descrever a experiência vivida enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico decorreu na escola Didáxis Cooperativa de Ensino, CRL, Riba D’ Ave, orientado pelo professor cooperante Jorge Gabriel Silva e supervisionado pela professora doutora Ágata Aranha, da UTAD. O presente relatório está estruturado por diversos capítulos, onde estão presentes pontos a ser abordados durante o estágio, tais como, os enquadramentos tanto o pessoal como o institucional, as tarefas de ensino aprendizagem e as de relação escola-meio. Abordando ainda estratégias utilizadas de maneira a potencializar todo o processo. Terminando ainda com reflexão de critica de estágio.This document comes in the framework of the Pedagogical Internship, integrated in the second year of the master’s in teaching of physical education in the second stage of basic and secondary education of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, in Vila Real. This document is presented as requirement to the Master’s degree and aims to describe the experiences as a trainee teacher during the academic year of 2016/2017. The pedagogical internship took place in Didáxis Cooperativa de Ensino, CRL, Riba D’ Ave, oriented by the cooperative professor Jorge Gabriel Silva e supervised by the Doctor Teacher Ágata Aranha, from UTAD. The present report is structured by multiple chapters, where are a few subjects to be addressed during the internship, like, personal and institutional framework, tasks of the teaching – learning process and the tasks of the relationship between school and environment. Addressing yet some strategies used to potentialize all the process. Finishing with a critical reflection of the internship.2018-08-17T11:21:19Z2018-02-15T00:00:00Z2018-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8627TID:202325270pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, João Francisco Novais Carvalho Magalhãesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:09Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:02.980358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Martins, João Francisco Novais Carvalho Magalhães
Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
Ensino Aprendizagem
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Martins, João Francisco Novais Carvalho Magalhães
author_facet Martins, João Francisco Novais Carvalho Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Francisco Novais Carvalho Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
Ensino Aprendizagem
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática de Ensino Supervisionada
Ensino Aprendizagem
description O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para obtenção de grau Mestre e teve como objetivo descrever a experiência vivida enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico decorreu na escola Didáxis Cooperativa de Ensino, CRL, Riba D’ Ave, orientado pelo professor cooperante Jorge Gabriel Silva e supervisionado pela professora doutora Ágata Aranha, da UTAD. O presente relatório está estruturado por diversos capítulos, onde estão presentes pontos a ser abordados durante o estágio, tais como, os enquadramentos tanto o pessoal como o institucional, as tarefas de ensino aprendizagem e as de relação escola-meio. Abordando ainda estratégias utilizadas de maneira a potencializar todo o processo. Terminando ainda com reflexão de critica de estágio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-17T11:21:19Z
2018-02-15T00:00:00Z
2018-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8627
TID:202325270
url http://hdl.handle.net/10348/8627
identifier_str_mv TID:202325270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137083726495744