Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11644
Resumo: O atual documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este relatório tem como objetivo fundamental refletir sobre a toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante o ano de estágio. O Estágio decorreu na Escola Secundária de Valpaços com as turmas de 9ºD, 9ºC e 10ºE. Ao longo do ano letivo foram trabalhadas nas turmas de 9º ano as Unidades Didáticas de Voleibol, Andebol, Basquetebol, Desportos de Raquete nomeadamente Badminton, Atletismo, Dança, Ginástica e Natação. No que diz respeito ao Desporto Escolar irá ser relatada a experiência na modalidade da natação. Assim sendo, este relatório da Prática de Ensino Supervisionada está dividido e estruturado por uma sequência lógica e temporal. Primeiramente irá ser feito um enquadramento mais geral, onde será descrito o contexto escolar onde estive inserido e, de seguida, serão relatados os aspetos importantes de todo o processo de ensino-aprendizagem, descrevendo todas as dificuldades e problemas encontrados, bem como as estratégias utilizadas para resolver os problemas/dificuldades/limitações durante o processo de lecionação. Serão também mencionadas as tarefas em que participei enquanto docente ao longo deste ano letivo e que foram importantes no processo de ensino-aprendizagem. Para concluir irei expor as situações que causaram maiores constrangimentos e dificuldades, apresentar as respetivas reflexões e explicar as estratégias que foram usadas para solucionar os diferentes problemas encontrados, dando um sentido a essas mesmas estratégias e explicando se resultaram ou não. Isto é importante nesta etapa da Prática de Ensino Supervisionada, pois o nosso desenvolvimento na área da docência da Educação Física acontece, não só com os sucessos, mas também com os insucessos. Deste modo, o percurso por mim vivenciado nesta que foi a última etapa da minha formação encontra-se refletido neste documento.
id RCAP_b5f90be452fc83b1844b93f464d2a5c8
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPrática de ensino supervisionadaProcesso de ensino-aprendizagemO atual documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este relatório tem como objetivo fundamental refletir sobre a toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante o ano de estágio. O Estágio decorreu na Escola Secundária de Valpaços com as turmas de 9ºD, 9ºC e 10ºE. Ao longo do ano letivo foram trabalhadas nas turmas de 9º ano as Unidades Didáticas de Voleibol, Andebol, Basquetebol, Desportos de Raquete nomeadamente Badminton, Atletismo, Dança, Ginástica e Natação. No que diz respeito ao Desporto Escolar irá ser relatada a experiência na modalidade da natação. Assim sendo, este relatório da Prática de Ensino Supervisionada está dividido e estruturado por uma sequência lógica e temporal. Primeiramente irá ser feito um enquadramento mais geral, onde será descrito o contexto escolar onde estive inserido e, de seguida, serão relatados os aspetos importantes de todo o processo de ensino-aprendizagem, descrevendo todas as dificuldades e problemas encontrados, bem como as estratégias utilizadas para resolver os problemas/dificuldades/limitações durante o processo de lecionação. Serão também mencionadas as tarefas em que participei enquanto docente ao longo deste ano letivo e que foram importantes no processo de ensino-aprendizagem. Para concluir irei expor as situações que causaram maiores constrangimentos e dificuldades, apresentar as respetivas reflexões e explicar as estratégias que foram usadas para solucionar os diferentes problemas encontrados, dando um sentido a essas mesmas estratégias e explicando se resultaram ou não. Isto é importante nesta etapa da Prática de Ensino Supervisionada, pois o nosso desenvolvimento na área da docência da Educação Física acontece, não só com os sucessos, mas também com os insucessos. Deste modo, o percurso por mim vivenciado nesta que foi a última etapa da minha formação encontra-se refletido neste documento.The current document is part of the course unit Internship integrated in the 2nd cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. This report aims to reflect on all the activity that was developed as a teacher during the internship year. The internship took place at Escola Secundária de Valpaços with the classes of 9ºD, 9ºC and 10ºE. Throughout the school year were worked in classes of 9th grade the Teaching Units of Volleyball, Handball, Basketball, Racquet Sports specifically Badminton, Athletics, Dance, Gymnastics and Swimming. With regard to School Sports, the experience in swimming will be reported. Therefore, this Supervised Teaching Practice report is divided and structured by a logical and temporal sequence. First, a more general framework will be given, describing the school context where I was inserted, and then the important aspects of the whole teaching-learning process will be reported, describing all the difficulties and problems encountered, as well as the strategies used to solve the problems/difficulties/limitations during the teaching process. I will also mention the tasks I participated in as a teacher during this school year that were important in the teaching-learning process. To conclude, I will expose the situations that caused the most constraints and difficulties, present the respective reflections and explain the strategies that were used to solve the different problems encountered, giving a meaning to these strategies and explaining whether they worked or not. This is important at this stage of the Supervised Teaching Practice, because our development in the area of teaching Physical Education happens not only with successes, but also with failures. In this way, the path I experienced in this last stage of my training is reflected in this document.2023-07-07T15:05:03Z2023-02-16T00:00:00Z2023-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11644porSantos, Bruno Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:08.296742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Santos, Bruno Rodrigues
Prática de ensino supervisionada
Processo de ensino-aprendizagem
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Santos, Bruno Rodrigues
author_facet Santos, Bruno Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruno Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Processo de ensino-aprendizagem
topic Prática de ensino supervisionada
Processo de ensino-aprendizagem
description O atual documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este relatório tem como objetivo fundamental refletir sobre a toda a atividade que foi desenvolvida como docente durante o ano de estágio. O Estágio decorreu na Escola Secundária de Valpaços com as turmas de 9ºD, 9ºC e 10ºE. Ao longo do ano letivo foram trabalhadas nas turmas de 9º ano as Unidades Didáticas de Voleibol, Andebol, Basquetebol, Desportos de Raquete nomeadamente Badminton, Atletismo, Dança, Ginástica e Natação. No que diz respeito ao Desporto Escolar irá ser relatada a experiência na modalidade da natação. Assim sendo, este relatório da Prática de Ensino Supervisionada está dividido e estruturado por uma sequência lógica e temporal. Primeiramente irá ser feito um enquadramento mais geral, onde será descrito o contexto escolar onde estive inserido e, de seguida, serão relatados os aspetos importantes de todo o processo de ensino-aprendizagem, descrevendo todas as dificuldades e problemas encontrados, bem como as estratégias utilizadas para resolver os problemas/dificuldades/limitações durante o processo de lecionação. Serão também mencionadas as tarefas em que participei enquanto docente ao longo deste ano letivo e que foram importantes no processo de ensino-aprendizagem. Para concluir irei expor as situações que causaram maiores constrangimentos e dificuldades, apresentar as respetivas reflexões e explicar as estratégias que foram usadas para solucionar os diferentes problemas encontrados, dando um sentido a essas mesmas estratégias e explicando se resultaram ou não. Isto é importante nesta etapa da Prática de Ensino Supervisionada, pois o nosso desenvolvimento na área da docência da Educação Física acontece, não só com os sucessos, mas também com os insucessos. Deste modo, o percurso por mim vivenciado nesta que foi a última etapa da minha formação encontra-se refletido neste documento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-07T15:05:03Z
2023-02-16T00:00:00Z
2023-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11644
url http://hdl.handle.net/10348/11644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137160211726336