Educação patrimonial em tempos de pandemia: desafios da obra "Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo"
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/h2d.2966 |
Resumo: | O livro Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo1 foi lançado em 2020 pela Superintendência do Iphan no Distrito Federal. A obra é o segundo volume da Coleção Patrimônio para jovens, cujo objetivo é levar conteúdos de educação patrimonial a estudantes da rede de ensino local. O processo de produção foi iniciado com a aplicação da ferramenta dos inventários participativos e, posteriormente, com o diálogo entre autores, organizadores e ilustradores. O objetivo do processo era sistematizar e publicitar variadas referências culturais da cidade que são consideradas patrimônios culturais pelos próprios moradores. Ao todo, o livro contou com a participação de 250 pessoas. Durante o desenvolvimento do livro, a pandemia de COVID-19 impôs à equipe de organização uma mudança de estratégias na comunicação entre todos os participantes. Porém, os principais desafios surgiram com o livro pronto: como honrar o trabalho de tantos autores em eventos virtuais e estruturar práticas de ensino remotas que contemplem o patrimônio urbano e a vivência na cidade? Procuramos contornar estas questões, em parte, com base: (i) na própria estrutura do livro, pensada para um público jovem e integrado ao uso de redes sociais, e (ii) na criação de materiais anexos que facilitem o trabalho dos docentes. 1 - O vídeo de apresentação está disponível em https://we.tl/t-ZhFg1OIWEI. |
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Educação patrimonial em tempos de pandemia: desafios da obra "Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo"Heritage education in pandemic times: challenges of the book "Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo"H2D LiveO livro Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo1 foi lançado em 2020 pela Superintendência do Iphan no Distrito Federal. A obra é o segundo volume da Coleção Patrimônio para jovens, cujo objetivo é levar conteúdos de educação patrimonial a estudantes da rede de ensino local. O processo de produção foi iniciado com a aplicação da ferramenta dos inventários participativos e, posteriormente, com o diálogo entre autores, organizadores e ilustradores. O objetivo do processo era sistematizar e publicitar variadas referências culturais da cidade que são consideradas patrimônios culturais pelos próprios moradores. Ao todo, o livro contou com a participação de 250 pessoas. Durante o desenvolvimento do livro, a pandemia de COVID-19 impôs à equipe de organização uma mudança de estratégias na comunicação entre todos os participantes. Porém, os principais desafios surgiram com o livro pronto: como honrar o trabalho de tantos autores em eventos virtuais e estruturar práticas de ensino remotas que contemplem o patrimônio urbano e a vivência na cidade? Procuramos contornar estas questões, em parte, com base: (i) na própria estrutura do livro, pensada para um público jovem e integrado ao uso de redes sociais, e (ii) na criação de materiais anexos que facilitem o trabalho dos docentes. 1 - O vídeo de apresentação está disponível em https://we.tl/t-ZhFg1OIWEI.The book Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo1 was released in 2020 by the Federal District Superintendency of Iphan. The work is the second volume of the Patrimônio para jovens collection, whose objective is to bring heritage education content to the local educational community. The production process started with the application of the participative inventories tool and, later, with the dialogue between authors, organizers and illustrators. The process goal was to systematize and publicize several cultural references of the city that are considered as cultural heritage by the residents themselves. The book involved the participation of 250 people. During the book development, the COVID-19 pandemic has forced the organization team to change communication strategies among all participants. However, the main challenges arose when the book was ready: how to honor the work of several authors with virtual events, and structure remote teaching practices that contemplate the urban heritage and the experience in the city? We have tried to circumvent these issues, in part, based on: (i) the book's structure designed for a young audience and integrated with the use of social networks, and (ii) the creation of attached materials that facilitate the work of teachers. 1 - The presentation video is available at https://we.tl/t-ZhFg1OIWEI.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2966por2184-562XDantas, Ana CarolinaJanuzzi, ViniciusCapelle Suess, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:57Zoai:journals.uminho.pt:article/2966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:11.397355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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