O confronto com o exercício da parentalidade e a (in)capacitação parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristina Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/42674
Resumo: Este estudo procurou compreender a experiência de transição para o exercício da parentalidade durante os primeiros 6 meses de vida da criança, com a finalidade de poder contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à família nesta transição. Foi realizado com recurso ao referencial metodológico da Grounded Theory, com a participação de cinco pais e cinco mães (casais); recolha de dados efetuada no domicílio dos participantes, nos primeiros dias do 1º, 4º e 6º mês de vida da criança, através de entrevistas semiestruturadas (total de 60 entrevistas). Os resultados explanam a descoberta do exercício da parentalidade pelos pais, ao serem confrontados com mudanças e perdas que transtornam a sua vida e os surpreendem. Desafiam os enfermeiros a centrarem o foco da sua intervenção nas estratégias adaptativas parentais que podem ser adotadas para diminuir o impacto desta transição, numa perspetiva antecipatória.
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