Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12929 |
Resumo: | As organizações, perante um contexto cada vez mais turbulento, instável e competitivo, têm, para fazer face aos desafios e pressões externas, recorrido a acções capazes de ajudar e orientar as suas estratégias, no que diz respeito à gestão dos seus recursos humanos, já que a instabilidade é tida como a regra do mercado, em geral. Práticas como a mentoria e outras práticas relacionadas com a mentoria, como sejam a supervisão, a tutoria, o coaching e o aconselhamento (counseling) têm sido utilizadas como apoio ao processo de transferência de conhecimentos e informação no meio empresarial e no académico, fazendo-se através daquele que orienta para o que é orientado. Neste trabalho definimos os conceitos, verificamos que alguns autores divergem quanto aos seus limites, constatamos que existe uma nova prática em mentoria, a efectuada via electrónica, cada vez mais utilizada, mas pouco, ou nada, explorada no que se refere às diferenças entre a formal e a informal. Debruçamo-nos nas figuras do orientador e do orientando em contexto académico, não no sentido de analisar o tipo de instrumento utilizado na relação, mas sim investigar as práticas utilizadas na gestão da relação entre ambos, que desafios se lhes deparam, de que forma conseguem alcançar as metas a que se propõem. Desta forma, que lições podemos tirar da prática da relação académica que possam ser aplicadas na mentoria nas empresas. Este estudo é composto pela introdução, o enquadramento teórico da problemática, englobando a revisão da literatura sobre o conceito mentoria e conceitos relacionados - tais como supervisão, coaching, tutoria e aconselhamento (counseling) - a metodologia aplicada, análise e discussão dos dados, resultados obtidos e conclusões. A nossa abordagem foi qualitativa, exploratória, sendo a recolha de dados feita por entrevista, escolha de conveniência, e a análise de dados através da Grounded Theory. |
id |
RCAP_dabeb21e5c2803a6aa6260124b5630c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12929 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas EmpresasOrientadorOrientandoMentoriaTutoriaCoachingAconselhamentoSupervisãoGrounded TheoryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs organizações, perante um contexto cada vez mais turbulento, instável e competitivo, têm, para fazer face aos desafios e pressões externas, recorrido a acções capazes de ajudar e orientar as suas estratégias, no que diz respeito à gestão dos seus recursos humanos, já que a instabilidade é tida como a regra do mercado, em geral. Práticas como a mentoria e outras práticas relacionadas com a mentoria, como sejam a supervisão, a tutoria, o coaching e o aconselhamento (counseling) têm sido utilizadas como apoio ao processo de transferência de conhecimentos e informação no meio empresarial e no académico, fazendo-se através daquele que orienta para o que é orientado. Neste trabalho definimos os conceitos, verificamos que alguns autores divergem quanto aos seus limites, constatamos que existe uma nova prática em mentoria, a efectuada via electrónica, cada vez mais utilizada, mas pouco, ou nada, explorada no que se refere às diferenças entre a formal e a informal. Debruçamo-nos nas figuras do orientador e do orientando em contexto académico, não no sentido de analisar o tipo de instrumento utilizado na relação, mas sim investigar as práticas utilizadas na gestão da relação entre ambos, que desafios se lhes deparam, de que forma conseguem alcançar as metas a que se propõem. Desta forma, que lições podemos tirar da prática da relação académica que possam ser aplicadas na mentoria nas empresas. Este estudo é composto pela introdução, o enquadramento teórico da problemática, englobando a revisão da literatura sobre o conceito mentoria e conceitos relacionados - tais como supervisão, coaching, tutoria e aconselhamento (counseling) - a metodologia aplicada, análise e discussão dos dados, resultados obtidos e conclusões. A nossa abordagem foi qualitativa, exploratória, sendo a recolha de dados feita por entrevista, escolha de conveniência, e a análise de dados através da Grounded Theory.Organizations, faced an increasingly turbulent, unstable and competitive environment, have to meet the challenges and external pressures, resorted to actions that can help and guide their strategies with regard to the management of its human resources, since that instability is taken as the rule of the market in general. Practices such as mentoring and other practices related to mentoring, such as supervision, tutoring, coaching and counseling have been used to support the transfer of knowledge and information in the business community and the academic process, becoming across that guides to what is instructed. In this paper we define the concepts, we find that some authors disagree as to its limits, we find that there is a new practice in mentoring, the effected electronically, increasingly used but little, if anything, explored with regard to the differences between the formal and informal. We looked at the figures of the guiding and directing in an academic context, not in order to analyze the type of instrument used in the relationship, but rather to investigate the practices used in managing the relationship between them, what challenges they face , how can achieve the goals that they propose . Thus, what lessons can we draw from the academic practice of relationship that can be implemented in the mentoring companies. This study consists of the introduction, the theoretical framework of the issue, encompassing a literature review of the mentoring concept and related concepts - such as supervision, coaching, tutoring and counseling - the methodology, analysis and discussion of the data, results obtained and conclusions. Our approach was qualitative, exploratory, and data collection done by interview, choice, convenience and data analysis by Grounded Theory.Cunha, João Vieira daRepositório ComumFernandes, Filomena Maria Magalhães Marques Rosa2016-04-07T10:25:05Z2014-05-202014-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12929TID:201112892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:57.278165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas |
title |
Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas |
spellingShingle |
Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas Fernandes, Filomena Maria Magalhães Marques Rosa Orientador Orientando Mentoria Tutoria Coaching Aconselhamento Supervisão Grounded Theory Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas |
title_full |
Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas |
title_fullStr |
Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas |
title_full_unstemmed |
Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas |
title_sort |
Lições da Relação de Orientação Académica para a Mentoria nas Empresas |
author |
Fernandes, Filomena Maria Magalhães Marques Rosa |
author_facet |
Fernandes, Filomena Maria Magalhães Marques Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, João Vieira da Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Filomena Maria Magalhães Marques Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientador Orientando Mentoria Tutoria Coaching Aconselhamento Supervisão Grounded Theory Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Orientador Orientando Mentoria Tutoria Coaching Aconselhamento Supervisão Grounded Theory Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
As organizações, perante um contexto cada vez mais turbulento, instável e competitivo, têm, para fazer face aos desafios e pressões externas, recorrido a acções capazes de ajudar e orientar as suas estratégias, no que diz respeito à gestão dos seus recursos humanos, já que a instabilidade é tida como a regra do mercado, em geral. Práticas como a mentoria e outras práticas relacionadas com a mentoria, como sejam a supervisão, a tutoria, o coaching e o aconselhamento (counseling) têm sido utilizadas como apoio ao processo de transferência de conhecimentos e informação no meio empresarial e no académico, fazendo-se através daquele que orienta para o que é orientado. Neste trabalho definimos os conceitos, verificamos que alguns autores divergem quanto aos seus limites, constatamos que existe uma nova prática em mentoria, a efectuada via electrónica, cada vez mais utilizada, mas pouco, ou nada, explorada no que se refere às diferenças entre a formal e a informal. Debruçamo-nos nas figuras do orientador e do orientando em contexto académico, não no sentido de analisar o tipo de instrumento utilizado na relação, mas sim investigar as práticas utilizadas na gestão da relação entre ambos, que desafios se lhes deparam, de que forma conseguem alcançar as metas a que se propõem. Desta forma, que lições podemos tirar da prática da relação académica que possam ser aplicadas na mentoria nas empresas. Este estudo é composto pela introdução, o enquadramento teórico da problemática, englobando a revisão da literatura sobre o conceito mentoria e conceitos relacionados - tais como supervisão, coaching, tutoria e aconselhamento (counseling) - a metodologia aplicada, análise e discussão dos dados, resultados obtidos e conclusões. A nossa abordagem foi qualitativa, exploratória, sendo a recolha de dados feita por entrevista, escolha de conveniência, e a análise de dados através da Grounded Theory. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-20 2014-05-20T00:00:00Z 2016-04-07T10:25:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12929 TID:201112892 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12929 |
identifier_str_mv |
TID:201112892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135486501978112 |