O jogo do dominó e as múltiplas representações do número

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria João Meireles
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gomes, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52626
Resumo: O presente artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada. Será apresentada uma parte desse projeto cujo principal objetivo foi o desenvolvimento do sentido do número em alunos do 1.º ano de escolaridade. Foi usado o Jogo do Dominó, com várias adaptações, porquanto se pretendia trabalhar as múltiplas representações dos números. A intervenção consistiu em quatro aulas de 90 minutos e foi realizada numa turma do 1.º ano com 26 alunos. De aula para aula foram sendo trabalhadas diversas representações dos números de modo a enriquecer progressivamente a compreensão dos números, a promover o desenvolvimento do sentido do número e a proporcionar experiências de aprendizagem facilitadoras das competências numéricas dos alunos. Neste artigo apenas serão apresentadas duas sessões em que o trabalho foi mais focado no uso de diferentes representações e de dominós.
id RCAP_dad239d5c64bc8e5d348cbdefa5ae4f7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo do dominó e as múltiplas representações do númeroSentido do númeroDiferentes representações do númeroJogo do dominóCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada. Será apresentada uma parte desse projeto cujo principal objetivo foi o desenvolvimento do sentido do número em alunos do 1.º ano de escolaridade. Foi usado o Jogo do Dominó, com várias adaptações, porquanto se pretendia trabalhar as múltiplas representações dos números. A intervenção consistiu em quatro aulas de 90 minutos e foi realizada numa turma do 1.º ano com 26 alunos. De aula para aula foram sendo trabalhadas diversas representações dos números de modo a enriquecer progressivamente a compreensão dos números, a promover o desenvolvimento do sentido do número e a proporcionar experiências de aprendizagem facilitadoras das competências numéricas dos alunos. Neste artigo apenas serão apresentadas duas sessões em que o trabalho foi mais focado no uso de diferentes representações e de dominós.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoLopes, Maria João MeirelesGomes, Alexandra2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52626porLopes, M. & Gomes, A. (2016). O jogo do dominó e as múltiplas representações do número. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 7, pp.5-15.http://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Lopes_Domino_5_15(7_2016)_low.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:10.337080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo do dominó e as múltiplas representações do número
title O jogo do dominó e as múltiplas representações do número
spellingShingle O jogo do dominó e as múltiplas representações do número
Lopes, Maria João Meireles
Sentido do número
Diferentes representações do número
Jogo do dominó
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O jogo do dominó e as múltiplas representações do número
title_full O jogo do dominó e as múltiplas representações do número
title_fullStr O jogo do dominó e as múltiplas representações do número
title_full_unstemmed O jogo do dominó e as múltiplas representações do número
title_sort O jogo do dominó e as múltiplas representações do número
author Lopes, Maria João Meireles
author_facet Lopes, Maria João Meireles
Gomes, Alexandra
author_role author
author2 Gomes, Alexandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria João Meireles
Gomes, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Sentido do número
Diferentes representações do número
Jogo do dominó
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Sentido do número
Diferentes representações do número
Jogo do dominó
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada. Será apresentada uma parte desse projeto cujo principal objetivo foi o desenvolvimento do sentido do número em alunos do 1.º ano de escolaridade. Foi usado o Jogo do Dominó, com várias adaptações, porquanto se pretendia trabalhar as múltiplas representações dos números. A intervenção consistiu em quatro aulas de 90 minutos e foi realizada numa turma do 1.º ano com 26 alunos. De aula para aula foram sendo trabalhadas diversas representações dos números de modo a enriquecer progressivamente a compreensão dos números, a promover o desenvolvimento do sentido do número e a proporcionar experiências de aprendizagem facilitadoras das competências numéricas dos alunos. Neste artigo apenas serão apresentadas duas sessões em que o trabalho foi mais focado no uso de diferentes representações e de dominós.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52626
url http://hdl.handle.net/1822/52626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, M. & Gomes, A. (2016). O jogo do dominó e as múltiplas representações do número. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 7, pp.5-15.
http://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Lopes_Domino_5_15(7_2016)_low.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132804891541504