O jogo do dominó e as múltiplas representações do número
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52626 |
Resumo: | O presente artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada. Será apresentada uma parte desse projeto cujo principal objetivo foi o desenvolvimento do sentido do número em alunos do 1.º ano de escolaridade. Foi usado o Jogo do Dominó, com várias adaptações, porquanto se pretendia trabalhar as múltiplas representações dos números. A intervenção consistiu em quatro aulas de 90 minutos e foi realizada numa turma do 1.º ano com 26 alunos. De aula para aula foram sendo trabalhadas diversas representações dos números de modo a enriquecer progressivamente a compreensão dos números, a promover o desenvolvimento do sentido do número e a proporcionar experiências de aprendizagem facilitadoras das competências numéricas dos alunos. Neste artigo apenas serão apresentadas duas sessões em que o trabalho foi mais focado no uso de diferentes representações e de dominós. |
id |
RCAP_dad239d5c64bc8e5d348cbdefa5ae4f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52626 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O jogo do dominó e as múltiplas representações do númeroSentido do númeroDiferentes representações do númeroJogo do dominóCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada. Será apresentada uma parte desse projeto cujo principal objetivo foi o desenvolvimento do sentido do número em alunos do 1.º ano de escolaridade. Foi usado o Jogo do Dominó, com várias adaptações, porquanto se pretendia trabalhar as múltiplas representações dos números. A intervenção consistiu em quatro aulas de 90 minutos e foi realizada numa turma do 1.º ano com 26 alunos. De aula para aula foram sendo trabalhadas diversas representações dos números de modo a enriquecer progressivamente a compreensão dos números, a promover o desenvolvimento do sentido do número e a proporcionar experiências de aprendizagem facilitadoras das competências numéricas dos alunos. Neste artigo apenas serão apresentadas duas sessões em que o trabalho foi mais focado no uso de diferentes representações e de dominós.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoLopes, Maria João MeirelesGomes, Alexandra2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52626porLopes, M. & Gomes, A. (2016). O jogo do dominó e as múltiplas representações do número. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 7, pp.5-15.http://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Lopes_Domino_5_15(7_2016)_low.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:10.337080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo do dominó e as múltiplas representações do número |
title |
O jogo do dominó e as múltiplas representações do número |
spellingShingle |
O jogo do dominó e as múltiplas representações do número Lopes, Maria João Meireles Sentido do número Diferentes representações do número Jogo do dominó Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O jogo do dominó e as múltiplas representações do número |
title_full |
O jogo do dominó e as múltiplas representações do número |
title_fullStr |
O jogo do dominó e as múltiplas representações do número |
title_full_unstemmed |
O jogo do dominó e as múltiplas representações do número |
title_sort |
O jogo do dominó e as múltiplas representações do número |
author |
Lopes, Maria João Meireles |
author_facet |
Lopes, Maria João Meireles Gomes, Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Alexandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria João Meireles Gomes, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentido do número Diferentes representações do número Jogo do dominó Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Sentido do número Diferentes representações do número Jogo do dominó Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente artigo resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada. Será apresentada uma parte desse projeto cujo principal objetivo foi o desenvolvimento do sentido do número em alunos do 1.º ano de escolaridade. Foi usado o Jogo do Dominó, com várias adaptações, porquanto se pretendia trabalhar as múltiplas representações dos números. A intervenção consistiu em quatro aulas de 90 minutos e foi realizada numa turma do 1.º ano com 26 alunos. De aula para aula foram sendo trabalhadas diversas representações dos números de modo a enriquecer progressivamente a compreensão dos números, a promover o desenvolvimento do sentido do número e a proporcionar experiências de aprendizagem facilitadoras das competências numéricas dos alunos. Neste artigo apenas serão apresentadas duas sessões em que o trabalho foi mais focado no uso de diferentes representações e de dominós. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52626 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes, M. & Gomes, A. (2016). O jogo do dominó e as múltiplas representações do número. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 7, pp.5-15. http://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Lopes_Domino_5_15(7_2016)_low.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132804891541504 |