O sol que aquece, ilumina e nos dá vida: uma experiência didática em Geografia no 10.ºano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59045 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino de Geografia. Aborda as atividades e as experiências desenvolvidas no âmbito da disciplina de Geografia, numa turma do 10.º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, constituída por 28 alunos sob a orientação de uma professora cooperante, a Dra. Maria Eduarda Pina. Numa sequência de dez aulas, foi abordado com os alunos o tema “Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades” e subtema “A Radiação Solar”. Esta sequência foi desenvolvida tendo em vista os objetivos previstos nas Aprendizagens Essenciais do 10.º ano (2018), bem como no desenvolvimento das competências associadas ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017). Através das atividades realizadas, foram aplicadas várias estratégias de ensinoaprendizagem, de forma a dinamizar as aulas de Geografia e a motivar os alunos para com os conteúdos geográficos, potenciando desta forma a participação ativa dos mesmos e o desenvolvimento de um conjunto de competências. No que diz respeito à avaliação, esta assentou essencialmente na avaliação formativa, valorizando assim a assiduidade, a participação e a realização das tarefas propostas, tendo sido igualmente desenvolvidas dinâmicas em grupo na sua vertente colaborativa. Relativamente à avaliação sumativa, esta sucedeu logo após o término da sequência letiva, onde se encontravam contidas algumas questões referentes à temática abordada. No fim desta experiência, foi possível aferir que os alunos retiveram e aplicaram os conhecimentos associados à temática através de diversos momentos de avaliação, sendo que, tiveram igualmente, a oportunidade de refletir sobre a sua importância. A exploração dos conteúdos através de estratégias diversificadas, possibilitou aos alunos desenvolverem competências individuais e coletivas relacionadas com a pesquisa e a comunicação e de mobilizarem, igualmente, as suas ideias prévias. |
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