A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lousão, Ana do Carmo Miranda Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47551
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino de Geografia. Numa sequência de dez aulas, abordou-se com os alunos a radiação solar e as suas potencialidades. A sequência foi desenvolvida numa turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, constituída por 27 alunos, empenhados, questionadores e que gostavam de Geografia. Apostou-se, fundamentalmente, numa Geografia capaz de mobilizar as representações e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de permitir refletir sobre os problemas que surgem no ambiente físico e urbano, numa perspetiva de intervenção e de ação esclarecida sobre o território. Há uma abordagem integrada em fenómenos físicos e humanos que se impôs. Através das atividades realizadas, pretendeu-se a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de um conjunto de competências nos alunos. Os alunos responderam positivamente ao desafio, que poderá ser sempre melhorado.
id RCAP_f351c94b32264b4871d0239afac36be0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47551
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridadeRadiação solarEducação geográficaEstratégiasSustentabilidadeAlunosGeografiaEnsinoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino de Geografia. Numa sequência de dez aulas, abordou-se com os alunos a radiação solar e as suas potencialidades. A sequência foi desenvolvida numa turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, constituída por 27 alunos, empenhados, questionadores e que gostavam de Geografia. Apostou-se, fundamentalmente, numa Geografia capaz de mobilizar as representações e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de permitir refletir sobre os problemas que surgem no ambiente físico e urbano, numa perspetiva de intervenção e de ação esclarecida sobre o território. Há uma abordagem integrada em fenómenos físicos e humanos que se impôs. Através das atividades realizadas, pretendeu-se a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de um conjunto de competências nos alunos. Os alunos responderam positivamente ao desafio, que poderá ser sempre melhorado.This is report is part of the curricular unit of Introduction to Professional Practice III, of the Master in Geography Teaching. In a sequence of tem classes, solar radiation and this potentialities were discussed with the students. The sequence was developed in a class of the 10th year of schooling of the Escola Secundária Rainha Dona Leonor, in Lisbon, consisting of 27 students, committed, questioners and who liked Geography. Fundamentally, a bet was made on a Geography capable of mobilizing the students previous knowledge and representations, in order to allow reflecting on the problems that arise in the physical and urban enviromment, in a prespective of intervention and enlightened action on the territory. There is an integrated approach to physical and human phenomena that has imposed itself. Through the activities carried out, it was intended the active participation of students and the development of a set of skills in students. The students responded positively to the challenge, which can always be improved.Nunes, Sérgio Claudino LoureiroRepositório da Universidade de LisboaLousão, Ana do Carmo Miranda Silva2021-04-26T13:27:02Z2021-03-262021-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47551TID:202707237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:34.327874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade
title A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade
spellingShingle A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade
Lousão, Ana do Carmo Miranda Silva
Radiação solar
Educação geográfica
Estratégias
Sustentabilidade
Alunos
Geografia
Ensino
title_short A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade
title_full A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade
title_fullStr A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade
title_sort A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade
author Lousão, Ana do Carmo Miranda Silva
author_facet Lousão, Ana do Carmo Miranda Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Sérgio Claudino Loureiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lousão, Ana do Carmo Miranda Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Radiação solar
Educação geográfica
Estratégias
Sustentabilidade
Alunos
Geografia
Ensino
topic Radiação solar
Educação geográfica
Estratégias
Sustentabilidade
Alunos
Geografia
Ensino
description O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino de Geografia. Numa sequência de dez aulas, abordou-se com os alunos a radiação solar e as suas potencialidades. A sequência foi desenvolvida numa turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, constituída por 27 alunos, empenhados, questionadores e que gostavam de Geografia. Apostou-se, fundamentalmente, numa Geografia capaz de mobilizar as representações e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de permitir refletir sobre os problemas que surgem no ambiente físico e urbano, numa perspetiva de intervenção e de ação esclarecida sobre o território. Há uma abordagem integrada em fenómenos físicos e humanos que se impôs. Através das atividades realizadas, pretendeu-se a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de um conjunto de competências nos alunos. Os alunos responderam positivamente ao desafio, que poderá ser sempre melhorado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T13:27:02Z
2021-03-26
2021-03-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47551
TID:202707237
url http://hdl.handle.net/10451/47551
identifier_str_mv TID:202707237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134541963591680