A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47551 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino de Geografia. Numa sequência de dez aulas, abordou-se com os alunos a radiação solar e as suas potencialidades. A sequência foi desenvolvida numa turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, constituída por 27 alunos, empenhados, questionadores e que gostavam de Geografia. Apostou-se, fundamentalmente, numa Geografia capaz de mobilizar as representações e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de permitir refletir sobre os problemas que surgem no ambiente físico e urbano, numa perspetiva de intervenção e de ação esclarecida sobre o território. Há uma abordagem integrada em fenómenos físicos e humanos que se impôs. Através das atividades realizadas, pretendeu-se a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de um conjunto de competências nos alunos. Os alunos responderam positivamente ao desafio, que poderá ser sempre melhorado. |
id |
RCAP_f351c94b32264b4871d0239afac36be0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47551 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridadeRadiação solarEducação geográficaEstratégiasSustentabilidadeAlunosGeografiaEnsinoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino de Geografia. Numa sequência de dez aulas, abordou-se com os alunos a radiação solar e as suas potencialidades. A sequência foi desenvolvida numa turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, constituída por 27 alunos, empenhados, questionadores e que gostavam de Geografia. Apostou-se, fundamentalmente, numa Geografia capaz de mobilizar as representações e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de permitir refletir sobre os problemas que surgem no ambiente físico e urbano, numa perspetiva de intervenção e de ação esclarecida sobre o território. Há uma abordagem integrada em fenómenos físicos e humanos que se impôs. Através das atividades realizadas, pretendeu-se a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de um conjunto de competências nos alunos. Os alunos responderam positivamente ao desafio, que poderá ser sempre melhorado.This is report is part of the curricular unit of Introduction to Professional Practice III, of the Master in Geography Teaching. In a sequence of tem classes, solar radiation and this potentialities were discussed with the students. The sequence was developed in a class of the 10th year of schooling of the Escola Secundária Rainha Dona Leonor, in Lisbon, consisting of 27 students, committed, questioners and who liked Geography. Fundamentally, a bet was made on a Geography capable of mobilizing the students previous knowledge and representations, in order to allow reflecting on the problems that arise in the physical and urban enviromment, in a prespective of intervention and enlightened action on the territory. There is an integrated approach to physical and human phenomena that has imposed itself. Through the activities carried out, it was intended the active participation of students and the development of a set of skills in students. The students responded positively to the challenge, which can always be improved.Nunes, Sérgio Claudino LoureiroRepositório da Universidade de LisboaLousão, Ana do Carmo Miranda Silva2021-04-26T13:27:02Z2021-03-262021-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47551TID:202707237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:34.327874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade |
title |
A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade Lousão, Ana do Carmo Miranda Silva Radiação solar Educação geográfica Estratégias Sustentabilidade Alunos Geografia Ensino |
title_short |
A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade |
title_full |
A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade |
title_sort |
A energia solar: limites e potencialidades: uma experiência didática no 10º ano de escolaridade |
author |
Lousão, Ana do Carmo Miranda Silva |
author_facet |
Lousão, Ana do Carmo Miranda Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Sérgio Claudino Loureiro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lousão, Ana do Carmo Miranda Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radiação solar Educação geográfica Estratégias Sustentabilidade Alunos Geografia Ensino |
topic |
Radiação solar Educação geográfica Estratégias Sustentabilidade Alunos Geografia Ensino |
description |
O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do Mestrado em Ensino de Geografia. Numa sequência de dez aulas, abordou-se com os alunos a radiação solar e as suas potencialidades. A sequência foi desenvolvida numa turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa, constituída por 27 alunos, empenhados, questionadores e que gostavam de Geografia. Apostou-se, fundamentalmente, numa Geografia capaz de mobilizar as representações e conhecimentos prévios dos alunos, a fim de permitir refletir sobre os problemas que surgem no ambiente físico e urbano, numa perspetiva de intervenção e de ação esclarecida sobre o território. Há uma abordagem integrada em fenómenos físicos e humanos que se impôs. Através das atividades realizadas, pretendeu-se a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de um conjunto de competências nos alunos. Os alunos responderam positivamente ao desafio, que poderá ser sempre melhorado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26T13:27:02Z 2021-03-26 2021-03-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47551 TID:202707237 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47551 |
identifier_str_mv |
TID:202707237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134541963591680 |