Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mangas, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7386
Resumo: O novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no sucesso académico e na preparação do jovem do futuro, veio exigir não só um repensar das práticas pedagógicas, como uma maior interação entre professores, uma mais eficiente articulação de saberes e procedimentos e uma necessária interdisciplinaridade. Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que possível, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as Aprendizagens Essenciais. Através dos conteúdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos desenvolverão as diferentes competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educação Literária, presente no Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico para o 4.º ano de escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificação a apresentar centra-se em seis poemas da obra Mistérios, de Matilde Rosa Araújo, procurando-se que as estratégias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Português, mas que se articulem de forma explícita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da Matemática e da Expressão Plástica.
id RCAP_dafcdea4b0f329fb8aaec136da616e10
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7386
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEBAprendizagens essenciaisPensamento críticoPensamento criativoInterdisciplinaridadePortuguêsO novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no sucesso académico e na preparação do jovem do futuro, veio exigir não só um repensar das práticas pedagógicas, como uma maior interação entre professores, uma mais eficiente articulação de saberes e procedimentos e uma necessária interdisciplinaridade. Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que possível, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as Aprendizagens Essenciais. Através dos conteúdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos desenvolverão as diferentes competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educação Literária, presente no Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico para o 4.º ano de escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificação a apresentar centra-se em seis poemas da obra Mistérios, de Matilde Rosa Araújo, procurando-se que as estratégias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Português, mas que se articulem de forma explícita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da Matemática e da Expressão Plástica.IC-OnlineFerreira, Paula CristinaMangas, Catarina2022-07-21T12:44:16Z20192022-07-21T11:21:29Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7386por1646-9526cv-prod-641091info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:05Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:22.760262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB
title Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB
spellingShingle Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB
Ferreira, Paula Cristina
Aprendizagens essenciais
Pensamento crítico
Pensamento criativo
Interdisciplinaridade
Português
title_short Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB
title_full Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB
title_fullStr Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB
title_full_unstemmed Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB
title_sort Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB
author Ferreira, Paula Cristina
author_facet Ferreira, Paula Cristina
Mangas, Catarina
author_role author
author2 Mangas, Catarina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paula Cristina
Mangas, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagens essenciais
Pensamento crítico
Pensamento criativo
Interdisciplinaridade
Português
topic Aprendizagens essenciais
Pensamento crítico
Pensamento criativo
Interdisciplinaridade
Português
description O novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no sucesso académico e na preparação do jovem do futuro, veio exigir não só um repensar das práticas pedagógicas, como uma maior interação entre professores, uma mais eficiente articulação de saberes e procedimentos e uma necessária interdisciplinaridade. Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que possível, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as Aprendizagens Essenciais. Através dos conteúdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos desenvolverão as diferentes competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educação Literária, presente no Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico para o 4.º ano de escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificação a apresentar centra-se em seis poemas da obra Mistérios, de Matilde Rosa Araújo, procurando-se que as estratégias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Português, mas que se articulem de forma explícita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da Matemática e da Expressão Plástica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2022-07-21T12:44:16Z
2022-07-21T11:21:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7386
url http://hdl.handle.net/10400.8/7386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-9526
cv-prod-641091
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136996326637568