Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7386 |
Resumo: | O novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no sucesso académico e na preparação do jovem do futuro, veio exigir não só um repensar das práticas pedagógicas, como uma maior interação entre professores, uma mais eficiente articulação de saberes e procedimentos e uma necessária interdisciplinaridade. Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que possível, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as Aprendizagens Essenciais. Através dos conteúdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos desenvolverão as diferentes competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educação Literária, presente no Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico para o 4.º ano de escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificação a apresentar centra-se em seis poemas da obra Mistérios, de Matilde Rosa Araújo, procurando-se que as estratégias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Português, mas que se articulem de forma explícita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da Matemática e da Expressão Plástica. |
id |
RCAP_dafcdea4b0f329fb8aaec136da616e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7386 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEBAprendizagens essenciaisPensamento críticoPensamento criativoInterdisciplinaridadePortuguêsO novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no sucesso académico e na preparação do jovem do futuro, veio exigir não só um repensar das práticas pedagógicas, como uma maior interação entre professores, uma mais eficiente articulação de saberes e procedimentos e uma necessária interdisciplinaridade. Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que possível, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as Aprendizagens Essenciais. Através dos conteúdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos desenvolverão as diferentes competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educação Literária, presente no Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico para o 4.º ano de escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificação a apresentar centra-se em seis poemas da obra Mistérios, de Matilde Rosa Araújo, procurando-se que as estratégias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Português, mas que se articulem de forma explícita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da Matemática e da Expressão Plástica.IC-OnlineFerreira, Paula CristinaMangas, Catarina2022-07-21T12:44:16Z20192022-07-21T11:21:29Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7386por1646-9526cv-prod-641091info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:05Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:22.760262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB |
title |
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB |
spellingShingle |
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB Ferreira, Paula Cristina Aprendizagens essenciais Pensamento crítico Pensamento criativo Interdisciplinaridade Português |
title_short |
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB |
title_full |
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB |
title_fullStr |
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB |
title_sort |
Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.º CEB |
author |
Ferreira, Paula Cristina |
author_facet |
Ferreira, Paula Cristina Mangas, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Mangas, Catarina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Paula Cristina Mangas, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagens essenciais Pensamento crítico Pensamento criativo Interdisciplinaridade Português |
topic |
Aprendizagens essenciais Pensamento crítico Pensamento criativo Interdisciplinaridade Português |
description |
O novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no sucesso académico e na preparação do jovem do futuro, veio exigir não só um repensar das práticas pedagógicas, como uma maior interação entre professores, uma mais eficiente articulação de saberes e procedimentos e uma necessária interdisciplinaridade. Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que possível, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as Aprendizagens Essenciais. Através dos conteúdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos desenvolverão as diferentes competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educação Literária, presente no Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico para o 4.º ano de escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificação a apresentar centra-se em seis poemas da obra Mistérios, de Matilde Rosa Araújo, procurando-se que as estratégias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Português, mas que se articulem de forma explícita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da Matemática e da Expressão Plástica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2022-07-21T12:44:16Z 2022-07-21T11:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7386 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-9526 cv-prod-641091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136996326637568 |