Truck control: otimização e monitorização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24772 |
Resumo: | Este relatório é produzido após a realização de um estágio na Garland, empresa focada em logística, transportes e navegação, no departamento de planeamento internacional de transportes. O Planeamento Internacional é um departamento que assume um papel fundamental na gestão empresarial, sendo, por isso, essencial a definição de uma metodologia ótima para a realização do planeamento de transportes. Este relatório foca-se no carregamento dos camiões, mais propriamente na sua otimização e monitorização, tendo como objetivo uma tomada de decisão informada e sustentada. Teoricamente, analisa-se a importância da logística, do setor dos transporte e ligação entre as exportações, importações e crescimento económico. Em termos práticos, faz-se uma análise da empresa, focando no planeamento de carregamento de camiões. Faz-se uma análise dos softwares existentes na empresa para apoiar esta tarefa, nomeadamente o CRM (Customer Relationship Management), o K2 (software de gestão) e o TMS (Transportation Management System). São analisados diversos camiões, feito o planeamento do seu carregamento, tendo em conta a prioridade dos agentes, a existência de reservas no K2 e as reservas em Bolsa. Consideram-se ainda os contactos que podem ser importantes. Em cada caso analisa-se o lucro ou prejuízo do transporte efetivo. Verificou-se que, com a aplicação do método heurístico da poupança de Clark e Wright, conseguir-se-á reduzir o número de camiões necessários, relativamente ao número de camiões que foram usados efetivamente pela empresa. Os resultados mostram que esta heurística é capaz de fornecer boas soluções para a maioria dos problemas ocorridos na maximização dos camiões. |
id |
RCAP_db172413d86ccebfca7345bf9f56e428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24772 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Truck control: otimização e monitorizaçãoCamiãoReservaCargaTransporteHeurística Clark & WrightTruckBookingLoadTransportationGestãoEste relatório é produzido após a realização de um estágio na Garland, empresa focada em logística, transportes e navegação, no departamento de planeamento internacional de transportes. O Planeamento Internacional é um departamento que assume um papel fundamental na gestão empresarial, sendo, por isso, essencial a definição de uma metodologia ótima para a realização do planeamento de transportes. Este relatório foca-se no carregamento dos camiões, mais propriamente na sua otimização e monitorização, tendo como objetivo uma tomada de decisão informada e sustentada. Teoricamente, analisa-se a importância da logística, do setor dos transporte e ligação entre as exportações, importações e crescimento económico. Em termos práticos, faz-se uma análise da empresa, focando no planeamento de carregamento de camiões. Faz-se uma análise dos softwares existentes na empresa para apoiar esta tarefa, nomeadamente o CRM (Customer Relationship Management), o K2 (software de gestão) e o TMS (Transportation Management System). São analisados diversos camiões, feito o planeamento do seu carregamento, tendo em conta a prioridade dos agentes, a existência de reservas no K2 e as reservas em Bolsa. Consideram-se ainda os contactos que podem ser importantes. Em cada caso analisa-se o lucro ou prejuízo do transporte efetivo. Verificou-se que, com a aplicação do método heurístico da poupança de Clark e Wright, conseguir-se-á reduzir o número de camiões necessários, relativamente ao número de camiões que foram usados efetivamente pela empresa. Os resultados mostram que esta heurística é capaz de fornecer boas soluções para a maioria dos problemas ocorridos na maximização dos camiões.This report is produced after completing an internship at Garland, a company focused on logistics, transport and navigation, in the international transport planning department. International Planning is a department that plays a fundamental role in business management, making it therefore essential to define an ideal methodology for carrying out transport planning. This focus is on truck loading, more specifically on the report of its optimization and monitoring, with the objective of making informed and sustained decisions. Theoretically, the importance of logistics, the transport sector and the link between exports, currently and economic growth, is analyzed. In practical terms, an analysis of the company is carried out, focusing on truck loading planning. Carry out an analysis of the company's existing software to support this task, namely CRM (Customer Relationship Management), K2 (management software) and TMS (Transportation Management System). Several trucks are analyzed and their loading is planned, taking into account the priority of agents, the existence of reserves at K2 and reserves on the Stock Exchange. Also consider contacts that may be important. In each case, the profit or loss from actual transport is analyzed. It was found that, with the application of Clark and Wright's heuristic Savings method, it will be possible to reduce the number of trucks needed, in relation to the number of trucks that were actually used by the company. The results show that this heuristic is capable of providing good solutions for most of the problems encountered when maximizing trucks.Lopes, Isabel Cristina da SilvaPereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRatão, Daniel de Sousa Fernandes2024-01-29T11:57:03Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24772TID:203486242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:51:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:08.553286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Truck control: otimização e monitorização |
title |
Truck control: otimização e monitorização |
spellingShingle |
Truck control: otimização e monitorização Ratão, Daniel de Sousa Fernandes Camião Reserva Carga Transporte Heurística Clark & Wright Truck Booking Load Transportation Gestão |
title_short |
Truck control: otimização e monitorização |
title_full |
Truck control: otimização e monitorização |
title_fullStr |
Truck control: otimização e monitorização |
title_full_unstemmed |
Truck control: otimização e monitorização |
title_sort |
Truck control: otimização e monitorização |
author |
Ratão, Daniel de Sousa Fernandes |
author_facet |
Ratão, Daniel de Sousa Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Isabel Cristina da Silva Pereira, Maria Teresa Ribeiro Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ratão, Daniel de Sousa Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Camião Reserva Carga Transporte Heurística Clark & Wright Truck Booking Load Transportation Gestão |
topic |
Camião Reserva Carga Transporte Heurística Clark & Wright Truck Booking Load Transportation Gestão |
description |
Este relatório é produzido após a realização de um estágio na Garland, empresa focada em logística, transportes e navegação, no departamento de planeamento internacional de transportes. O Planeamento Internacional é um departamento que assume um papel fundamental na gestão empresarial, sendo, por isso, essencial a definição de uma metodologia ótima para a realização do planeamento de transportes. Este relatório foca-se no carregamento dos camiões, mais propriamente na sua otimização e monitorização, tendo como objetivo uma tomada de decisão informada e sustentada. Teoricamente, analisa-se a importância da logística, do setor dos transporte e ligação entre as exportações, importações e crescimento económico. Em termos práticos, faz-se uma análise da empresa, focando no planeamento de carregamento de camiões. Faz-se uma análise dos softwares existentes na empresa para apoiar esta tarefa, nomeadamente o CRM (Customer Relationship Management), o K2 (software de gestão) e o TMS (Transportation Management System). São analisados diversos camiões, feito o planeamento do seu carregamento, tendo em conta a prioridade dos agentes, a existência de reservas no K2 e as reservas em Bolsa. Consideram-se ainda os contactos que podem ser importantes. Em cada caso analisa-se o lucro ou prejuízo do transporte efetivo. Verificou-se que, com a aplicação do método heurístico da poupança de Clark e Wright, conseguir-se-á reduzir o número de camiões necessários, relativamente ao número de camiões que foram usados efetivamente pela empresa. Os resultados mostram que esta heurística é capaz de fornecer boas soluções para a maioria dos problemas ocorridos na maximização dos camiões. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28 2023-11-28T00:00:00Z 2024-01-29T11:57:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24772 TID:203486242 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24772 |
identifier_str_mv |
TID:203486242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137075415482368 |