Truck control: otimização e monitorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ratão, Daniel de Sousa Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24772
Resumo: Este relatório é produzido após a realização de um estágio na Garland, empresa focada em logística, transportes e navegação, no departamento de planeamento internacional de transportes. O Planeamento Internacional é um departamento que assume um papel fundamental na gestão empresarial, sendo, por isso, essencial a definição de uma metodologia ótima para a realização do planeamento de transportes. Este relatório foca-se no carregamento dos camiões, mais propriamente na sua otimização e monitorização, tendo como objetivo uma tomada de decisão informada e sustentada. Teoricamente, analisa-se a importância da logística, do setor dos transporte e ligação entre as exportações, importações e crescimento económico. Em termos práticos, faz-se uma análise da empresa, focando no planeamento de carregamento de camiões. Faz-se uma análise dos softwares existentes na empresa para apoiar esta tarefa, nomeadamente o CRM (Customer Relationship Management), o K2 (software de gestão) e o TMS (Transportation Management System). São analisados diversos camiões, feito o planeamento do seu carregamento, tendo em conta a prioridade dos agentes, a existência de reservas no K2 e as reservas em Bolsa. Consideram-se ainda os contactos que podem ser importantes. Em cada caso analisa-se o lucro ou prejuízo do transporte efetivo. Verificou-se que, com a aplicação do método heurístico da poupança de Clark e Wright, conseguir-se-á reduzir o número de camiões necessários, relativamente ao número de camiões que foram usados efetivamente pela empresa. Os resultados mostram que esta heurística é capaz de fornecer boas soluções para a maioria dos problemas ocorridos na maximização dos camiões.
id RCAP_db172413d86ccebfca7345bf9f56e428
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Truck control: otimização e monitorizaçãoCamiãoReservaCargaTransporteHeurística Clark & WrightTruckBookingLoadTransportationGestãoEste relatório é produzido após a realização de um estágio na Garland, empresa focada em logística, transportes e navegação, no departamento de planeamento internacional de transportes. O Planeamento Internacional é um departamento que assume um papel fundamental na gestão empresarial, sendo, por isso, essencial a definição de uma metodologia ótima para a realização do planeamento de transportes. Este relatório foca-se no carregamento dos camiões, mais propriamente na sua otimização e monitorização, tendo como objetivo uma tomada de decisão informada e sustentada. Teoricamente, analisa-se a importância da logística, do setor dos transporte e ligação entre as exportações, importações e crescimento económico. Em termos práticos, faz-se uma análise da empresa, focando no planeamento de carregamento de camiões. Faz-se uma análise dos softwares existentes na empresa para apoiar esta tarefa, nomeadamente o CRM (Customer Relationship Management), o K2 (software de gestão) e o TMS (Transportation Management System). São analisados diversos camiões, feito o planeamento do seu carregamento, tendo em conta a prioridade dos agentes, a existência de reservas no K2 e as reservas em Bolsa. Consideram-se ainda os contactos que podem ser importantes. Em cada caso analisa-se o lucro ou prejuízo do transporte efetivo. Verificou-se que, com a aplicação do método heurístico da poupança de Clark e Wright, conseguir-se-á reduzir o número de camiões necessários, relativamente ao número de camiões que foram usados efetivamente pela empresa. Os resultados mostram que esta heurística é capaz de fornecer boas soluções para a maioria dos problemas ocorridos na maximização dos camiões.This report is produced after completing an internship at Garland, a company focused on logistics, transport and navigation, in the international transport planning department. International Planning is a department that plays a fundamental role in business management, making it therefore essential to define an ideal methodology for carrying out transport planning. This focus is on truck loading, more specifically on the report of its optimization and monitoring, with the objective of making informed and sustained decisions. Theoretically, the importance of logistics, the transport sector and the link between exports, currently and economic growth, is analyzed. In practical terms, an analysis of the company is carried out, focusing on truck loading planning. Carry out an analysis of the company's existing software to support this task, namely CRM (Customer Relationship Management), K2 (management software) and TMS (Transportation Management System). Several trucks are analyzed and their loading is planned, taking into account the priority of agents, the existence of reserves at K2 and reserves on the Stock Exchange. Also consider contacts that may be important. In each case, the profit or loss from actual transport is analyzed. It was found that, with the application of Clark and Wright's heuristic Savings method, it will be possible to reduce the number of trucks needed, in relation to the number of trucks that were actually used by the company. The results show that this heuristic is capable of providing good solutions for most of the problems encountered when maximizing trucks.Lopes, Isabel Cristina da SilvaPereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRatão, Daniel de Sousa Fernandes2024-01-29T11:57:03Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24772TID:203486242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:51:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:08.553286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Truck control: otimização e monitorização
title Truck control: otimização e monitorização
spellingShingle Truck control: otimização e monitorização
Ratão, Daniel de Sousa Fernandes
Camião
Reserva
Carga
Transporte
Heurística Clark & Wright
Truck
Booking
Load
Transportation
Gestão
title_short Truck control: otimização e monitorização
title_full Truck control: otimização e monitorização
title_fullStr Truck control: otimização e monitorização
title_full_unstemmed Truck control: otimização e monitorização
title_sort Truck control: otimização e monitorização
author Ratão, Daniel de Sousa Fernandes
author_facet Ratão, Daniel de Sousa Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Isabel Cristina da Silva
Pereira, Maria Teresa Ribeiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ratão, Daniel de Sousa Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Camião
Reserva
Carga
Transporte
Heurística Clark & Wright
Truck
Booking
Load
Transportation
Gestão
topic Camião
Reserva
Carga
Transporte
Heurística Clark & Wright
Truck
Booking
Load
Transportation
Gestão
description Este relatório é produzido após a realização de um estágio na Garland, empresa focada em logística, transportes e navegação, no departamento de planeamento internacional de transportes. O Planeamento Internacional é um departamento que assume um papel fundamental na gestão empresarial, sendo, por isso, essencial a definição de uma metodologia ótima para a realização do planeamento de transportes. Este relatório foca-se no carregamento dos camiões, mais propriamente na sua otimização e monitorização, tendo como objetivo uma tomada de decisão informada e sustentada. Teoricamente, analisa-se a importância da logística, do setor dos transporte e ligação entre as exportações, importações e crescimento económico. Em termos práticos, faz-se uma análise da empresa, focando no planeamento de carregamento de camiões. Faz-se uma análise dos softwares existentes na empresa para apoiar esta tarefa, nomeadamente o CRM (Customer Relationship Management), o K2 (software de gestão) e o TMS (Transportation Management System). São analisados diversos camiões, feito o planeamento do seu carregamento, tendo em conta a prioridade dos agentes, a existência de reservas no K2 e as reservas em Bolsa. Consideram-se ainda os contactos que podem ser importantes. Em cada caso analisa-se o lucro ou prejuízo do transporte efetivo. Verificou-se que, com a aplicação do método heurístico da poupança de Clark e Wright, conseguir-se-á reduzir o número de camiões necessários, relativamente ao número de camiões que foram usados efetivamente pela empresa. Os resultados mostram que esta heurística é capaz de fornecer boas soluções para a maioria dos problemas ocorridos na maximização dos camiões.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
2023-11-28T00:00:00Z
2024-01-29T11:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24772
TID:203486242
url http://hdl.handle.net/10400.22/24772
identifier_str_mv TID:203486242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137075415482368