E-learning:Fatores promotores de sucesso no IPCA. Estudod e Caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1851 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação foi o de compreender quais os fatores motivacionais da modalidade de ensino em e-learning e perceber as opiniões dos intervenientes (estu-dantes e professores) acerca de toda a envolvente. Esta investigação pretendeu examinar algumas questões importantes nesta temática, nomeadamente as principais vantagens, a avaliação da modalidade, os fatores que contribuem para o sucesso, a frequência da Li-cenciatura em Gestão Pública e a possibilidade de esta modalidade eliminar barreiras fí-sicas. Assim, começou-se por fazer uma revisão de literatura com enfoque na diversidade de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante TIC’s) no ensino, nos Sistemas de Gestão de Aprendizagem como extensões virtuais das salas de aula e nas Tendências e Potencialidades. Após contextualizar o e-learning no Ensino Superior Público, na Europa, em Portugal e no caso específico Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (doravante IPCA), abordou-se a questão da satisfação, nomeadamente no que concerne à sua importância, conceitos e métodos de avaliação. Embora já existam muitos estudos sobre o papel do e-learning na educação, não existem, tanto quanto os investigadores saibam, nenhum estudo relacionado com as TIC em geral, e com a internet em particular, na relação estudante-professor em contexto de e-learning e sua implicação no sucesso da aprendizagem. Foi elaborado um questionário com questões de natureza sobretudo fechada, tendo sido definida como população todos os estudantes presentes inscritos na Licenciatura de Gestão Publica no ano letivo 2015/16, bem como os respetivos docentes. A amostra é constituída por 50% da população e foi utilizado o SPSS para trabalhar e analisar os dados obtidos. Nesta análise é importante destacar a diferença existente na perceção dos estudan-tes, com e sem experiência em e-Learning, em relação à disponibilidade dos docentes, à disponibilidade dos manuais e à própria modalidade e-Learning. Os estudantes que de-pendem necessariamente do regime de e-Learning tendem a ter mais idade, uma situação de empregabilidade ativa e menor disponibilidade de tempo para assistir às aulas presen-ciais. Tendem a dar menos valor à acessibilidade em relação aos demais, no entanto va-lorizam mais a flexibilidade de espaço. |
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