Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14628 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_db195a393201b347b340f4b314c41950 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14628 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a PortugalIntenção de retornoIntenção de recomendarImagem do destinoMemóriaApego ao lugarPleasant arousalTurismoPortugalIntention to revisitIntention to recommendDestination imageMemoryPlace attachmentTourismMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialO presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de um conjunto de antecedentes (imagem do destino, apego ao lugar, memória positiva, pleasant arousal) na intenção de retorno e na de recomendar dos turistas relativamente a Portugal. Para testar o modelo proposto foi desenvolvido um questionário direcionado a turistas que estavam a usufruir da sua viagem em Portugal, sendo o mesmo aplicado face a face. No total obtiveram-se 136 respostas. Os resultados do estudo mostram que a imagen cognitiva e imagem afetiva têm um efeito positivo na imagem geral do destino, e a imagem cognitiva também influencia positivamente a imagem afetiva. Para além disso, a imagem geral do destino tem impacto positivo na intenção de recomendar. O apego ao lugar tem um efeito positivo apenas na intenção de retorno e a memória positiva tem impacto positivo tanto na intenção de retorno como na intenção de recomendar. A variável pleasant arousal não apresenta efeito significativo nas intenções de retorno e de recomendar.This final master's work intends to evaluate the effect of some antecedents (destination image, place attachment, positive memory, pleasant arousal) on the intentions to revisit and to recommend Portugal by tourists. To test this model, a questionnaire directed to tourists that were in Portugal was developed and it was conducted face to face. In total, 136 answers were obtained. The results show that the cognitive image and the affective image have a positive effect on overall destination image, and the cognitive image influences positively affective image. Moreover, the overall image has a positive effect on intention to recommend. Place attachment has a positive effect only on the intentions do return and positive memory has a positive effect on both intentions to return and to recommend. The variable pleasant arousal has no significant effect on both intentions to return and to recommend.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Graça MirandaRepositório da Universidade de LisboaBonniz, Mariana Gomes dos Santos Fernandes2018-01-03T14:04:58Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14628porBonniz, Mariana Gomes dos Santos Fernandes (2017). "Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:27.352797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal |
title |
Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal |
spellingShingle |
Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal Bonniz, Mariana Gomes dos Santos Fernandes Intenção de retorno Intenção de recomendar Imagem do destino Memória Apego ao lugar Pleasant arousal Turismo Portugal Intention to revisit Intention to recommend Destination image Memory Place attachment Tourism |
title_short |
Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal |
title_full |
Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal |
title_fullStr |
Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal |
title_full_unstemmed |
Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal |
title_sort |
Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal |
author |
Bonniz, Mariana Gomes dos Santos Fernandes |
author_facet |
Bonniz, Mariana Gomes dos Santos Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Graça Miranda Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonniz, Mariana Gomes dos Santos Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intenção de retorno Intenção de recomendar Imagem do destino Memória Apego ao lugar Pleasant arousal Turismo Portugal Intention to revisit Intention to recommend Destination image Memory Place attachment Tourism |
topic |
Intenção de retorno Intenção de recomendar Imagem do destino Memória Apego ao lugar Pleasant arousal Turismo Portugal Intention to revisit Intention to recommend Destination image Memory Place attachment Tourism |
description |
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10 2017-10-01T00:00:00Z 2018-01-03T14:04:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14628 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bonniz, Mariana Gomes dos Santos Fernandes (2017). "Antecedentes das intenções de retorno e recomendar dos turistas em relação a Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131091838173184 |