Relatório de Estágio de Ana Rita Augusto Casais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casais, Ana Rita Augusto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25104
Resumo: O presente relatório de estágio contempla o percurso de formação inicial desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se retrata a evolução profissional e pessoal através da (re)construção de aprendizagens e de conhecimentos da futura docente. Neste documento, espelha-se ainda a articulação e a indagação entre os quadros concetuais, científicos e teóricos e a realidade da prática educativa através da mobilização de conhecimentos pedagógicos e didáticos de acordo com as características individuais e as necessidades de cada criança. Para o desenvolvimento de um pensamento de caráter reflexivo e crítico no futuro docente com habilitação profissional para a docência de perfil duplo, os processos caracterizadores da Metodologia de Investigação-Ação foram fundamentais para a colocação da teoria a serviço da prática, numa relação biunívoca, e na criação de respostas educativas que contemplassem uma aprendizagem significativa e de caráter holístico. Neste sentido, o paradigma socioconstrutivista da aprendizagem esteve presente ao longo de toda a prática educativa, independentemente das valências educativas. Assim, objetivou-se o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas em relação aos seus conhecimentos prévios, interesses e vivências nas quais as crianças puderam tornar-se agentes ativos na construção dos seus próprios conhecimentos, participando constantemente na significação do seu processo educativo. Salienta-se ainda neste documento, a relevância de um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes para o desenvolvimento holístico de um futuro cidadão crítico da sociedade através da sua atividade predileta, o brincar.
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