Percepções dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as necessidades de formação contínua: Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/212 |
Resumo: | A presente dissertação aborda a temática da formação contínua de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho contou com a colaboração dos docentes deste Ciclo de um Agrupamento Vertical de Escolas dos arredores do grande Porto. Numa fase de grande mudança do quadro legal, pretende-se investigar se as acções de formação contínua do Centro de Formação da área geográfica a que o agrupamento de escolas pertence vão ao encontro das necessidades individuais dos docentes inquiridos; pretende-se também investigar quais são, efectivamente, essas necessidades de formação. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que face aos Normativos anteriores à Portaria número 350/2008, de 5 de Maio para a maioria dos inquiridos, as acções de formação contínua promovidas pelo Centro de Formação fornecem as respostas de que a maioria dos docentes inquiridos necessita e que as principais necessidades desses docentes incidem nas áreas específicas que os docentes leccionam. Globalmente, o Agrupamento de Escolas em questão tem em conta as necessidades de formação contínua dos docentes aquando da elaboração do Plano de Formação Contínua dos mesmos. |
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