Contributos para a promoção de competências sociais nas crianças: do conflito à aprendizagem cooperativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/73695 |
Resumo: | Relatório de estágio Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
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Contributos para a promoção de competências sociais nas crianças: do conflito à aprendizagem cooperativaContributions to the promotion of social skills in children: from conflict to cooperative leaningAprendizagem CooperativaCompetências SociaisConflitoReforço Social PositivoSucesso EducativoCooperative LearningSocial SkillsConflictSocial Positive StrengtheningEducational SuccessCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório expõe o projeto de investigação e intervenção pedagógica desenvolvido com dois grupos de alunos, um de Pré-escolar e outro de 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente do 2.º ano de escolaridade, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal do estudo é refletir sobre a importância do trabalho colaborativo, da resolução de conflitos e do reforço social positivo para a promoção de competências sociais nas crianças. Assim, pretendemos ter conhecimento sobre o impacto provocado pelo trabalho na promoção de competências de interação social. Este objetivo principal, que origina as restantes questões de investigação e intervenção pedagógica, foi delimitado e devidamente justificado recorrendo a informações essenciais reunidas nos contextos educativos, durante o período destinado à observação. Neste seguimento, optou-se pela abordagem metodológica de natureza qualitativa, tendo como principal instrumento de recolha de informação a observação participante que possibilitou os registos do professor, através das notas de campo, diário de bordo e os registos fotográficos. Este trabalho foi desenvolvido acompanhando os critérios da metodologia de investigação-ação, e, por isso, pretendeu evidenciar-se pela pesquisa e estudo constantes, com o intuito de que a prática pedagógica fosse devidamente fundamentada e com a intenção de melhorar o processo de ensinoaprendizagem, de forma a que o objetivo principal deste projeto fosse alcançado e de criar aprendizagens significativas nas crianças. A análise reflexiva e contínua de todo o processo permitiu apurar e averiguar as suas potencialidades, ao nível da aquisição de competências sociais através da aprendizagem cooperativa e, também, ao nível do desenvolvimento da profissão docente com atitudes de responsabilidade, coerência, respeito, honestidade e prudência. Em suma, e apesar do projeto ter-se desenvolvido num curto período de tempo, todos os resultados obtidos demonstraram que o mesmo teve um impacto positivo nos dois grupos de alunos, no que diz respeito à resolução de conflitos através da aquisição de competências sociais recorrendo ao trabalho colaborativo.This report presents the research and pedagogical intervention project developed with two groups of students: one from pre-school and the other from the primary school, namely the 2nd year of schooling, throughout instructional supervision, from the master degree in pre-school and primary education. The main objective of the study is reflect about the importance of collaborative work as a strategy to avoid conflicts between children. This way, we wanted to understand the impact of this study could have on the promotion of social interaction skills. This main objective, which gives rise to the remaining questions of research and pedagogical intervention, was delimited and duly justified using essential information gathered in the educational contexts during the observation period. In this follow-up, we opted for the qualitative methodological approach. Following this methodology, the participant observation is the main instrument for collecting information. The aim of participant observation is to enable collect information from teacher's records, field notes, logbook and photographic records. This work was developed following the criteria of the action-research methodology, and, therefore, it intended to be evidenced by constant research and study, in order that the pedagogical practice was properly grounded and with the intention of improving the process teaching/learning so that the main objective of this project was achieved and to create meaningful learning in children. The reflective and continuous analysis of the whole process allowed to ascertain its potentialities, in terms of the acquisition of social skills through cooperative learning but also in terms of the development of the teaching as a profession with attitudes of responsibility, coherence, respect, honesty and prudence. In short - and although the project was developed in a short period of time - all the results obtained demonstrated that it had a positive impact on both groups of students, with regard to conflict resolution through the acquisition of social skills using collaborative work.Silva, Carlos Manuel Ribeiro daUniversidade do MinhoSilva, Elsa Mariana Fernandes da2021-03-292021-03-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/73695por202746712info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/73695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:07.825260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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