O marketing de influência como ferramenta de crescimento para os Pequenos Negócios Eletrónicos: Barkyn, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andreia Filipa Couto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18026
Resumo: Desde recursos limitados à concorrência das grandes marcas, os pequenos negócios eletrónicos enfrentam múltiplos desafios e a sua sobrevivência depende da sua capacidade de afirmação no mercado, sempre respondendo às necessidades dos seus segmentos-alvo. O Marketing de Influência representa uma oportunidade para que os pequenos negócios eletrónicos se destaquem da concorrência, comunicando a sua mensagem de marca e proposta de valor através da voz de influenciadores digitais: utilizadores com poder de gerar um sentido de confiança e influenciar os consumidores. Este tipo de Marketing representa, não só, uma alternativa possível usando recursos que, para os pequenos negócios eletrónicos, são, muitas vezes, limitados, mas também apresenta vantagens no sentido de geração de conversação, confiança e sentido de comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios. Para perceber a utilização do Marketing de Influência em Portugal por parte dos pequenos negócios eletrónicos, desenvolve-se um estudo de caso aplicado à empresa Barkyn, recorrendo a técnicas de análise de conteúdo e a uma entrevista estruturada, realizada junto da agência de comunicação SA365, especialista em Marketing de Influência. As principais conclusões prendem-se com a capacidade que o Marketing de Influência tem para criar um sentimento de confiança junto do consumidor e incentivar a geração de uma comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios.
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