O marketing de influência como ferramenta de crescimento para os Pequenos Negócios Eletrónicos: Barkyn, um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18026 |
Resumo: | Desde recursos limitados à concorrência das grandes marcas, os pequenos negócios eletrónicos enfrentam múltiplos desafios e a sua sobrevivência depende da sua capacidade de afirmação no mercado, sempre respondendo às necessidades dos seus segmentos-alvo. O Marketing de Influência representa uma oportunidade para que os pequenos negócios eletrónicos se destaquem da concorrência, comunicando a sua mensagem de marca e proposta de valor através da voz de influenciadores digitais: utilizadores com poder de gerar um sentido de confiança e influenciar os consumidores. Este tipo de Marketing representa, não só, uma alternativa possível usando recursos que, para os pequenos negócios eletrónicos, são, muitas vezes, limitados, mas também apresenta vantagens no sentido de geração de conversação, confiança e sentido de comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios. Para perceber a utilização do Marketing de Influência em Portugal por parte dos pequenos negócios eletrónicos, desenvolve-se um estudo de caso aplicado à empresa Barkyn, recorrendo a técnicas de análise de conteúdo e a uma entrevista estruturada, realizada junto da agência de comunicação SA365, especialista em Marketing de Influência. As principais conclusões prendem-se com a capacidade que o Marketing de Influência tem para criar um sentimento de confiança junto do consumidor e incentivar a geração de uma comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios. |
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O marketing de influência como ferramenta de crescimento para os Pequenos Negócios Eletrónicos: Barkyn, um estudo de casoMarketing de influênciaInfluenciadores digitaisNegócio onlinePequenos negóciosInfluencer marketingOnline businessSmall businessDigital influencersEconomiaDesde recursos limitados à concorrência das grandes marcas, os pequenos negócios eletrónicos enfrentam múltiplos desafios e a sua sobrevivência depende da sua capacidade de afirmação no mercado, sempre respondendo às necessidades dos seus segmentos-alvo. O Marketing de Influência representa uma oportunidade para que os pequenos negócios eletrónicos se destaquem da concorrência, comunicando a sua mensagem de marca e proposta de valor através da voz de influenciadores digitais: utilizadores com poder de gerar um sentido de confiança e influenciar os consumidores. Este tipo de Marketing representa, não só, uma alternativa possível usando recursos que, para os pequenos negócios eletrónicos, são, muitas vezes, limitados, mas também apresenta vantagens no sentido de geração de conversação, confiança e sentido de comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios. Para perceber a utilização do Marketing de Influência em Portugal por parte dos pequenos negócios eletrónicos, desenvolve-se um estudo de caso aplicado à empresa Barkyn, recorrendo a técnicas de análise de conteúdo e a uma entrevista estruturada, realizada junto da agência de comunicação SA365, especialista em Marketing de Influência. As principais conclusões prendem-se com a capacidade que o Marketing de Influência tem para criar um sentimento de confiança junto do consumidor e incentivar a geração de uma comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios.From limited resources to the competition of big brands, small eletronic business face multiple challenges and their survival depends on their ability to to assert themselves in the market, always responding to the needs of their target customers. Influence Marketing represents an opportunity for small electronic businesses to stand out from the competition, communicating their brand message and value proposition through the voice of digital influencers: users with the power to generate a sense of trust and influence consumers. This type of Marketing represents not only a possible alternative using resources that, for small electronic businesses, are often limited, but also presents advantages in terms of generating conversation, trust and a sense of community around the brand, compared to other means. To answer the Investigation Questions “What are the benefits of Influence Marketing comparing to traditional marketing initiatives for SME’s with online businesses?” and “What influence do Influence Marketing initiatives have over SME’s with online businesses online presence?”, a case study applied to the company Barkyn was developed, using content analysis techniques and a structured interview, carried out with the communication agency SA365, specialist in Influence Marketing. The main conclusions are related to the capacity that Influence Marketing has to create a feeling of trust with the consumer and encourage the generation of a community around the brand, compared to other means.Lima, Ana Patrícia Pinto deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMendes, Andreia Filipa Couto2021-06-01T09:36:49Z2021-01-292021-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18026TID:202669173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:36.396485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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