Inclusão socioeducativa e desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do ócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Filipa Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18214
Resumo: A presente investigação centra a sua problemática na caracterização da Perturbação do Espectro do Autismo visando a necessidade de se criar um programa de ócio diversificado em contexto inclusivo, permitindo que as crianças possam usufruir do prazer do brincar e ao mesmo tempo, desenvolver potencialidades e atenuar determinadas dificuldades inerentes à própria patologia. Trata-se de um estudo de caso que tem em vista a promoção de uma mudança na realidade estudada. Através da análise dos dados numa avaliação inicial, verificou-se que as crianças apresentavam dificuldades específicas em áreas como a comunicação, socialização e cognição. Averiguou-se ainda uma escassez de atividades culturais e recreativas no âmbito da componente não letiva que fizessem jus às necessidades das crianças. Para colmatar estas dificuldades foi realizado o programa de ócio: escutar, pensar e interagir, elaborado especificamente para o contexto desta investigação tendo como objetivo o desenvolvimento de três áreas específicas: social, comunicativa, cognitiva. Após a aplicação deste programa foi realizada uma nova avaliação. Verificou-se que as crianças apresentam algumas melhorias nas áreas da interação social, comunicação e cognição. O perfil pragmático das crianças passa a ser caracterizado por um maior número de aspetos facilitadores e sucessiva diminuição de alguns aspetos perturbadores. No entanto, verifica-se que ainda há muitos aspetos para trabalhar. Através da implementação do programa de intervenção pretende-se que as crianças ao longo do tempo possam criar brincadeiras mais espontâneas, desenvolver outras competências pessoais e que o seu processo de inclusão possa ser potenciado.
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