Inclusão socioeducativa e desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do ócio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18214 |
Resumo: | A presente investigação centra a sua problemática na caracterização da Perturbação do Espectro do Autismo visando a necessidade de se criar um programa de ócio diversificado em contexto inclusivo, permitindo que as crianças possam usufruir do prazer do brincar e ao mesmo tempo, desenvolver potencialidades e atenuar determinadas dificuldades inerentes à própria patologia. Trata-se de um estudo de caso que tem em vista a promoção de uma mudança na realidade estudada. Através da análise dos dados numa avaliação inicial, verificou-se que as crianças apresentavam dificuldades específicas em áreas como a comunicação, socialização e cognição. Averiguou-se ainda uma escassez de atividades culturais e recreativas no âmbito da componente não letiva que fizessem jus às necessidades das crianças. Para colmatar estas dificuldades foi realizado o programa de ócio: escutar, pensar e interagir, elaborado especificamente para o contexto desta investigação tendo como objetivo o desenvolvimento de três áreas específicas: social, comunicativa, cognitiva. Após a aplicação deste programa foi realizada uma nova avaliação. Verificou-se que as crianças apresentam algumas melhorias nas áreas da interação social, comunicação e cognição. O perfil pragmático das crianças passa a ser caracterizado por um maior número de aspetos facilitadores e sucessiva diminuição de alguns aspetos perturbadores. No entanto, verifica-se que ainda há muitos aspetos para trabalhar. Através da implementação do programa de intervenção pretende-se que as crianças ao longo do tempo possam criar brincadeiras mais espontâneas, desenvolver outras competências pessoais e que o seu processo de inclusão possa ser potenciado. |
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Inclusão socioeducativa e desenvolvimento de competências pessoais e sociais através do ócioPerturbação do Espectro do AutismoInclusão SocioeducativaPrograma de ÓcioAtividades de Animação e Apoio à FamíliaA presente investigação centra a sua problemática na caracterização da Perturbação do Espectro do Autismo visando a necessidade de se criar um programa de ócio diversificado em contexto inclusivo, permitindo que as crianças possam usufruir do prazer do brincar e ao mesmo tempo, desenvolver potencialidades e atenuar determinadas dificuldades inerentes à própria patologia. Trata-se de um estudo de caso que tem em vista a promoção de uma mudança na realidade estudada. Através da análise dos dados numa avaliação inicial, verificou-se que as crianças apresentavam dificuldades específicas em áreas como a comunicação, socialização e cognição. Averiguou-se ainda uma escassez de atividades culturais e recreativas no âmbito da componente não letiva que fizessem jus às necessidades das crianças. Para colmatar estas dificuldades foi realizado o programa de ócio: escutar, pensar e interagir, elaborado especificamente para o contexto desta investigação tendo como objetivo o desenvolvimento de três áreas específicas: social, comunicativa, cognitiva. Após a aplicação deste programa foi realizada uma nova avaliação. Verificou-se que as crianças apresentam algumas melhorias nas áreas da interação social, comunicação e cognição. O perfil pragmático das crianças passa a ser caracterizado por um maior número de aspetos facilitadores e sucessiva diminuição de alguns aspetos perturbadores. No entanto, verifica-se que ainda há muitos aspetos para trabalhar. Através da implementação do programa de intervenção pretende-se que as crianças ao longo do tempo possam criar brincadeiras mais espontâneas, desenvolver outras competências pessoais e que o seu processo de inclusão possa ser potenciado.Silva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976-Repositório ComumPinto, Ana Filipa Rocha2017-04-20T10:19:44Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18214201648784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:45.962258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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