A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Filipa Santos Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11377
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_dc4d6a4ffb2c4e6a7f8f5f4b6c0ea4e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio LisboaRelações públicasComunicação digitalFestivais de músicaRock in RioSocial mediaWeb 2.0Public relationsDigital communicationMusic festivalsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Vivemos em sociedades onde a tecnologia ocupa um lugar de destaque; a sua expansão ditou a necessidade das Relações Públicas se adaptarem a novos panoramas. Torna-se então fundamental repensar o papel que os profissionais de Relações Públicas desempenham nas organizações, e redefinir, não apenas o modo de comunicar adotando uma postura mais criativa, como também manter e criar novas ligações. A interatividade associada aos novos meios de comunicação online está a levar ao desaparecimento do comportamento passivo dos utilizadores, dando-lhes a possibilidade de desempenhar um papel mais ativo, onde eles próprios passaram a ser capazes de criar conteúdos. Assim, ao se começar a desenvolver uma corrente comunicacional bidirecional, as organizações precisam forçosamente de adaptar toda a sua estratégia de comunicação na internet, em particular nos social media. Porém, acredita-se que nem todas as organizações tirem proveito das potencialidades que os novos meios de comunicação oferecem em termos de diálogo e das possibilidades de participação que proporcionam ao público. Como forma de tentar compreender o comportamento das organizações responsáveis por festivais de música face ao aproveitamento das mais-valias associadas ao mundo digital, particularmente se a participação e o diálogo através dos social media são incentivados ou se é feita apenas uma partilha de informação relativa aos eventos organizados, este estudo propõe-se analisar e acompanhar as plataformas de comunicação digital utilizadas pelo Rock in Rio. Ao concluir a presente investigação percebeu-se que, no âmbito das últimas comemorações do 15º aniversário do Rock in Rio em Lisboa, a organização veiculou, através dos social media, maioritariamente informações factuais sobre os eventos, e apesar de ter conseguido resultados positivos ao nível da interatividade dos utilizadores (pelos likes, comentários e visualizações), não procurou desenvolver um diálogo com o público, registando taxas de feedback reduzidas. Acreditamos que este estudo irá permitir uma melhor compreensão do comportamento adotado pelo Rock in Rio aquando a divulgação de um evento no meio online, e que será capaz de levar a uma reflexão sobre potenciais melhorias para um melhor aproveitamento das capacidades associadas a estas plataformas.ABSTRACT : We live in societies where technology occupies a prominent place; its expansion dictated the need for Public Relations to adapt to new scenarios. It is therefore essential to rethink the role that PR professionals play in organizations, and to redefine not only the way they communicate by adopting a more creative stance, but also to maintain and create new connections. The interactivity associated with new online media is leading to the disappearance of passive user behavior, giving them the ability to play a more active role where they can create content themselves. Thus, as they begin to develop a two-way communication chain, organizations must necessarily adapt their entire communication strategy on the Internet, particularly in social media. However, it is believed that not all organizations take advantage of the potential that the new media offers in terms of dialogue and the possibilities for public participation. As a way of trying to understand the behavior of organizations responsible for music festivals towards taking advantage of the added value associated with the digital world, particularly if participation and dialogue through social media is encouraged or if they only share information about their events, this study aims to analyze and monitor the digital communication platforms used by Rock in Rio. In concluding this investigation, it was noticed that during the last event of the 15th anniversary celebrations of Rock in Rio in Lisbon, the organization provided, through social media, mostly factual information about the events, and despite having achieved positive results, in terms of user interactivity (by likes, comments and views), it did not seek to develop a dialogue with the public, registering reduced feedback rates. We believe that this study will allow a better understanding of the behavior adopted by Rock in Rio when publicizing an event online, and will lead to a reflection on potential improvements for better use of the capabilities associated with these platforms.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCenteno, Maria JoãoRCIPLNeto, Filipa Santos Silva2020-03-31T13:38:41Z2019-12-042019-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11377TID:202323420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:38.455336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio Lisboa
title A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio Lisboa
spellingShingle A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio Lisboa
Neto, Filipa Santos Silva
Relações públicas
Comunicação digital
Festivais de música
Rock in Rio
Social media
Web 2.0
Public relations
Digital communication
Music festivals
title_short A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio Lisboa
title_full A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio Lisboa
title_fullStr A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio Lisboa
title_full_unstemmed A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio Lisboa
title_sort A comunicação digital nos festivais de música: os 15 anos do Festival Rock in Rio Lisboa
author Neto, Filipa Santos Silva
author_facet Neto, Filipa Santos Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centeno, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Filipa Santos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Comunicação digital
Festivais de música
Rock in Rio
Social media
Web 2.0
Public relations
Digital communication
Music festivals
topic Relações públicas
Comunicação digital
Festivais de música
Rock in Rio
Social media
Web 2.0
Public relations
Digital communication
Music festivals
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
2019-12-04T00:00:00Z
2020-03-31T13:38:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11377
TID:202323420
url http://hdl.handle.net/10400.21/11377
identifier_str_mv TID:202323420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133463983423488