Priorização de intervenções na rede ferroviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexandra Isabel Patrício
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7689
Resumo: A missão da empresa Infraestruturas de Portugal, SA (IP), tem como objetivo principal a disponibilização de condições para a eficiência, competitividade e sustentabilidade do transporte terrestre. Neste contexto, e atendendo ao estudo desenvolvido para o transporte rodoviário, o principal objetivo do trabalho elaborado pretende colmatar uma lacuna na gestão do transporte ferroviário, através da definição de uma matriz de avaliação de prioridades de concretização de intervenções de proximidade nas infraestruturas ferroviárias. A metodologia adotada, após uma extensa recolha de atividades em diferentes áreas de intervenção permitiu a definição de uma hierarquia de prioridade, através de um processo iterativo, abarcando a visão estratégica das diferentes unidades orgânicas que se conjugam para a consecução dos objetivos gerais da empresa. Esta priorização de atividades, considerando citérios técnicos e não técnicos, permitiu a definição de uma metodologia de seleção das que apresentavam maior potencial para o cumprimento dos objetivos estipulados para um prazo temporal de cinco anos, ferramenta essencial no apoio à decisão na alocação eficiente dos recursos financeiros da empresa. A priorização definida foi utilizada numa análise multicritério de um caso real, enquadrado dentro das competências e necessidades da IP S.A., e permitiu a definição de um conjunto de intervenções consideradas fundamentais do ponto de vista técnico e justificadas do ponto de vista económico, permitindo uma afetação de recursos financeiros mais eficiente, traduzido numa redução de cerca de 40% de atividades consideradas não fundamentais. A metodologia desenvolvida apresenta potencial para ser adaptada a diferentes cenários (nomeadamente orçamentais) e aplicabilidade em futuros planos O trabalho apresentado representa a primeira iteração de uma metodologia a monitorizar e avaliar em futuras revisões de planos de intervenções de proximidade, que permita a sua fundamentação cientificamente e aumentar o seu grau de eficiência para que cumpra os objetivos de reforçar as condições de segurança e a melhoria dos níveis de fiabilidade e qualidade de serviço prestado aos clientes.
id RCAP_dc73870f93a7bf11aea4ea959edd61d4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7689
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Priorização de intervenções na rede ferroviáriaDefinição de uma estratégia de priorização de intervenções de proximidade na rede ferroviária nacional para um horizonte de 5 anosEficiênciaFerroviaFiabilidade e Qualidade de ServiçoHierarquia de PrioridadesIntervenções de ProximidadePlano de AtividadesDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA missão da empresa Infraestruturas de Portugal, SA (IP), tem como objetivo principal a disponibilização de condições para a eficiência, competitividade e sustentabilidade do transporte terrestre. Neste contexto, e atendendo ao estudo desenvolvido para o transporte rodoviário, o principal objetivo do trabalho elaborado pretende colmatar uma lacuna na gestão do transporte ferroviário, através da definição de uma matriz de avaliação de prioridades de concretização de intervenções de proximidade nas infraestruturas ferroviárias. A metodologia adotada, após uma extensa recolha de atividades em diferentes áreas de intervenção permitiu a definição de uma hierarquia de prioridade, através de um processo iterativo, abarcando a visão estratégica das diferentes unidades orgânicas que se conjugam para a consecução dos objetivos gerais da empresa. Esta priorização de atividades, considerando citérios técnicos e não técnicos, permitiu a definição de uma metodologia de seleção das que apresentavam maior potencial para o cumprimento dos objetivos estipulados para um prazo temporal de cinco anos, ferramenta essencial no apoio à decisão na alocação eficiente dos recursos financeiros da empresa. A priorização definida foi utilizada numa análise multicritério de um caso real, enquadrado dentro das competências e necessidades da IP S.A., e permitiu a definição de um conjunto de intervenções consideradas fundamentais do ponto de vista técnico e justificadas do ponto de vista económico, permitindo uma afetação de recursos financeiros mais eficiente, traduzido numa redução de cerca de 40% de atividades consideradas não fundamentais. A metodologia desenvolvida apresenta potencial para ser adaptada a diferentes cenários (nomeadamente orçamentais) e aplicabilidade em futuros planos O trabalho apresentado representa a primeira iteração de uma metodologia a monitorizar e avaliar em futuras revisões de planos de intervenções de proximidade, que permita a sua fundamentação cientificamente e aumentar o seu grau de eficiência para que cumpra os objetivos de reforçar as condições de segurança e a melhoria dos níveis de fiabilidade e qualidade de serviço prestado aos clientes.The Infrastructures of Portugal, S.A. (IP) company´s mission is to provide optimal conditions regarding efficiency, competitiveness and sustainability of all land transport. In this context, and since this study has been developed for road transportation, the primary goal of this work intends to fill the gaps regarding rail transportation management, by establishing an evaluation matrix regarding priorities when intervening around railway infrastructures. The adopted methodology, after an extensive collection of activities and data from different areas of intervention, allowed for a definition of a priority hierarchy, through an iterative process, covering the strategic visions of the various departments that came together to achieve the overall objectives of the company. This prioritization of activities, when considering all the technical and non-technical criteria, allowed for the definition of a selection methodology that end up presenting the greatest potential when it comes to meet the objectives, when given a five years´ timetable, and those results become an essential tool for supporting decisions such as the most efficient allocation of the company´s financial resources. This defined prioritization was used in a multi-criteria analysis of a real case, framed within the skills and needs of IP S.A., and allowed the definition of a set of interventions considered fundamental from a technical point of view and also justified from an economical point of view, allowing an allocation of financial resources more efficiently translated as a reduction in noncritical activities of about 40%. This developed methodology has the potential of being adaptable to different scenarios (mainly regarding budgets) and applicability in various future plans. The work presented is the first iteration of a methodology, to be monitored and assessed in future revisions of the proximity intervention plans, allowing its scientific reasoning and to increase its efficiency in order to fulfill the objectives of strengthening safety conditions while improving reliability and quality of the service provided to customers.Gonçalves, Jorge Humberto GasparSantos, Bertha Maria Batista dosuBibliorumOliveira, Alexandra Isabel Patrício2019-12-10T17:17:14Z2016-11-172016-10-102016-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7689TID:202330664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:09.374079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Priorização de intervenções na rede ferroviária
Definição de uma estratégia de priorização de intervenções de proximidade na rede ferroviária nacional para um horizonte de 5 anos
title Priorização de intervenções na rede ferroviária
spellingShingle Priorização de intervenções na rede ferroviária
Oliveira, Alexandra Isabel Patrício
Eficiência
Ferrovia
Fiabilidade e Qualidade de Serviço
Hierarquia de Prioridades
Intervenções de Proximidade
Plano de Atividades
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Priorização de intervenções na rede ferroviária
title_full Priorização de intervenções na rede ferroviária
title_fullStr Priorização de intervenções na rede ferroviária
title_full_unstemmed Priorização de intervenções na rede ferroviária
title_sort Priorização de intervenções na rede ferroviária
author Oliveira, Alexandra Isabel Patrício
author_facet Oliveira, Alexandra Isabel Patrício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Jorge Humberto Gaspar
Santos, Bertha Maria Batista dos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexandra Isabel Patrício
dc.subject.por.fl_str_mv Eficiência
Ferrovia
Fiabilidade e Qualidade de Serviço
Hierarquia de Prioridades
Intervenções de Proximidade
Plano de Atividades
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Eficiência
Ferrovia
Fiabilidade e Qualidade de Serviço
Hierarquia de Prioridades
Intervenções de Proximidade
Plano de Atividades
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description A missão da empresa Infraestruturas de Portugal, SA (IP), tem como objetivo principal a disponibilização de condições para a eficiência, competitividade e sustentabilidade do transporte terrestre. Neste contexto, e atendendo ao estudo desenvolvido para o transporte rodoviário, o principal objetivo do trabalho elaborado pretende colmatar uma lacuna na gestão do transporte ferroviário, através da definição de uma matriz de avaliação de prioridades de concretização de intervenções de proximidade nas infraestruturas ferroviárias. A metodologia adotada, após uma extensa recolha de atividades em diferentes áreas de intervenção permitiu a definição de uma hierarquia de prioridade, através de um processo iterativo, abarcando a visão estratégica das diferentes unidades orgânicas que se conjugam para a consecução dos objetivos gerais da empresa. Esta priorização de atividades, considerando citérios técnicos e não técnicos, permitiu a definição de uma metodologia de seleção das que apresentavam maior potencial para o cumprimento dos objetivos estipulados para um prazo temporal de cinco anos, ferramenta essencial no apoio à decisão na alocação eficiente dos recursos financeiros da empresa. A priorização definida foi utilizada numa análise multicritério de um caso real, enquadrado dentro das competências e necessidades da IP S.A., e permitiu a definição de um conjunto de intervenções consideradas fundamentais do ponto de vista técnico e justificadas do ponto de vista económico, permitindo uma afetação de recursos financeiros mais eficiente, traduzido numa redução de cerca de 40% de atividades consideradas não fundamentais. A metodologia desenvolvida apresenta potencial para ser adaptada a diferentes cenários (nomeadamente orçamentais) e aplicabilidade em futuros planos O trabalho apresentado representa a primeira iteração de uma metodologia a monitorizar e avaliar em futuras revisões de planos de intervenções de proximidade, que permita a sua fundamentação cientificamente e aumentar o seu grau de eficiência para que cumpra os objetivos de reforçar as condições de segurança e a melhoria dos níveis de fiabilidade e qualidade de serviço prestado aos clientes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17
2016-10-10
2016-11-17T00:00:00Z
2019-12-10T17:17:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7689
TID:202330664
url http://hdl.handle.net/10400.6/7689
identifier_str_mv TID:202330664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136376104419328