Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Isabel Flávia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v1i1.4569
Resumo: With reference to a vision of education as (inter)personal empowerment and social transformation, the author presents assumptions and principles of a pedagogy of experience in post-graduate teacher education, which she illustrates through a particular strategy: case analysis and case construction. Even though the suggested approach has been developed in a specific course within an MA programme on supervision in language education, it can be transferred to other in-service teacher development settings where the analysis and improvement of educational practices are aimed at.
id RCAP_dc888fe27995f071cf580d2d6bdf7f50
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professoresWith reference to a vision of education as (inter)personal empowerment and social transformation, the author presents assumptions and principles of a pedagogy of experience in post-graduate teacher education, which she illustrates through a particular strategy: case analysis and case construction. Even though the suggested approach has been developed in a specific course within an MA programme on supervision in language education, it can be transferred to other in-service teacher development settings where the analysis and improvement of educational practices are aimed at.Partant du principe que l'éducation peut être vue comme un processus d'émancipation (inter)personnelle et de transformation sociale, ce texte présente quelques réflexions liées à une pédagogie de l'expérience en formation d'enseignants, basées sur la discussion de quelques cas. Ces réflexions découlent de l'expérience acquise par l'auteur dans le cadre d'une discipline liée à l'éducation en langues faisant partie du curriculum d'un DEA en Supervision. Malgré ce contexte restreint, les réflexions présentées sont censées être transposables dans d'autres contextes liés à la formation d'enseignants expérimentés visant l'analyse et l'amélioration de leur performance.No quadro de uma visão da educação como espaço de emancipação (inter)pessoal e transformação social, o texto apresenta pressupostos e princípios de uma pedagogia da experiência na formação pós-graduada de professores, ilustrando-a com a estratégia de análise e construção de casos. A abordagem proposta, embora desenvolvida no contexto de um curso de mestrado em supervisão na educação em línguas e circunscrita à experiência da autora numa disciplina do plano de estudos do curso, pode ser transferida para outras situações da formação de professores em serviço onde se pretenda a análise e melhoria das suas práticas educativas.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2009-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v1i1.4569https://doi.org/10.34624/id.v1i1.4569Indagatio Didactica; Vol 1 No 1 (2009); 32-75Indagatio Didactica; Vol. 1 Núm. 1 (2009); 32-75Indagatio Didactica; Vol. 1 No 1 (2009); 32-75Indagatio Didactica; vol. 1 n.º 1 (2009); 32-751647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4569https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4569/3478Vieira, Isabel Fláviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:59Zoai:proa.ua.pt:article/4569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:13.682609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professores
title Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professores
spellingShingle Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professores
Vieira, Isabel Flávia
title_short Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professores
title_full Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professores
title_fullStr Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professores
title_full_unstemmed Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professores
title_sort Para uma pedagogia da experiencia na formação pós-graduada de professores
author Vieira, Isabel Flávia
author_facet Vieira, Isabel Flávia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Isabel Flávia
description With reference to a vision of education as (inter)personal empowerment and social transformation, the author presents assumptions and principles of a pedagogy of experience in post-graduate teacher education, which she illustrates through a particular strategy: case analysis and case construction. Even though the suggested approach has been developed in a specific course within an MA programme on supervision in language education, it can be transferred to other in-service teacher development settings where the analysis and improvement of educational practices are aimed at.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v1i1.4569
https://doi.org/10.34624/id.v1i1.4569
url https://doi.org/10.34624/id.v1i1.4569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4569
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4569/3478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 1 No 1 (2009); 32-75
Indagatio Didactica; Vol. 1 Núm. 1 (2009); 32-75
Indagatio Didactica; Vol. 1 No 1 (2009); 32-75
Indagatio Didactica; vol. 1 n.º 1 (2009); 32-75
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133570033254400