Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Liliana Maria da Cunha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3414
Resumo: O presente trabalho tenta estabelecer pontes entre a Biblioteca Escolar o Currículo Nacional do 1º ciclo do Ensino Básico. Através de uma panóplia de actividades desenvolvidas numa filosofia de Portfólio, apresentamos um estudo de caso, alicerçado na nossa prática lectiva e, obviamente, com o nosso grupo turma. Alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, na promoção do sucesso educativo, tendo a leitura como elo fundamental, constitui o cerne desta dissertação.
id RCAP_dc95dbad69eac8882819bc2c33a5ec7c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilharBiblioteca escolar - Ensino básicoBiblioteca escolar - Literatura infantilEscola - LeituraEscola - Expressão oralO presente trabalho tenta estabelecer pontes entre a Biblioteca Escolar o Currículo Nacional do 1º ciclo do Ensino Básico. Através de uma panóplia de actividades desenvolvidas numa filosofia de Portfólio, apresentamos um estudo de caso, alicerçado na nossa prática lectiva e, obviamente, com o nosso grupo turma. Alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, na promoção do sucesso educativo, tendo a leitura como elo fundamental, constitui o cerne desta dissertação.This essay tries to establish a bridge between the school library and the National Elementary School Curriculum. Through wide panoply of activities developed in a portfolio manner, we achieved a case study, based on our teaching practice, and obviously, on our own classroom. The heart of this thesis is widening knowledge from a reflective, collaborative and interpersonal perspective, in order to promote learning success, having reading as the fundamental link.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumPinto, Liliana Maria da Cunha2015-05-29T16:48:54Z20082008-062008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:50.314701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar
title Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar
spellingShingle Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar
Pinto, Liliana Maria da Cunha
Biblioteca escolar - Ensino básico
Biblioteca escolar - Literatura infantil
Escola - Leitura
Escola - Expressão oral
title_short Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar
title_full Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar
title_fullStr Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar
title_full_unstemmed Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar
title_sort Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar
author Pinto, Liliana Maria da Cunha
author_facet Pinto, Liliana Maria da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Liliana Maria da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar - Ensino básico
Biblioteca escolar - Literatura infantil
Escola - Leitura
Escola - Expressão oral
topic Biblioteca escolar - Ensino básico
Biblioteca escolar - Literatura infantil
Escola - Leitura
Escola - Expressão oral
description O presente trabalho tenta estabelecer pontes entre a Biblioteca Escolar o Currículo Nacional do 1º ciclo do Ensino Básico. Através de uma panóplia de actividades desenvolvidas numa filosofia de Portfólio, apresentamos um estudo de caso, alicerçado na nossa prática lectiva e, obviamente, com o nosso grupo turma. Alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, na promoção do sucesso educativo, tendo a leitura como elo fundamental, constitui o cerne desta dissertação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-06
2008-01-01T00:00:00Z
2015-05-29T16:48:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3414
url http://hdl.handle.net/10400.6/3414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136345493340160