Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3414 |
Resumo: | O presente trabalho tenta estabelecer pontes entre a Biblioteca Escolar o Currículo Nacional do 1º ciclo do Ensino Básico. Através de uma panóplia de actividades desenvolvidas numa filosofia de Portfólio, apresentamos um estudo de caso, alicerçado na nossa prática lectiva e, obviamente, com o nosso grupo turma. Alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, na promoção do sucesso educativo, tendo a leitura como elo fundamental, constitui o cerne desta dissertação. |
id |
RCAP_dc95dbad69eac8882819bc2c33a5ec7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3414 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilharBiblioteca escolar - Ensino básicoBiblioteca escolar - Literatura infantilEscola - LeituraEscola - Expressão oralO presente trabalho tenta estabelecer pontes entre a Biblioteca Escolar o Currículo Nacional do 1º ciclo do Ensino Básico. Através de uma panóplia de actividades desenvolvidas numa filosofia de Portfólio, apresentamos um estudo de caso, alicerçado na nossa prática lectiva e, obviamente, com o nosso grupo turma. Alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, na promoção do sucesso educativo, tendo a leitura como elo fundamental, constitui o cerne desta dissertação.This essay tries to establish a bridge between the school library and the National Elementary School Curriculum. Through wide panoply of activities developed in a portfolio manner, we achieved a case study, based on our teaching practice, and obviously, on our own classroom. The heart of this thesis is widening knowledge from a reflective, collaborative and interpersonal perspective, in order to promote learning success, having reading as the fundamental link.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumPinto, Liliana Maria da Cunha2015-05-29T16:48:54Z20082008-062008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:50.314701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar |
title |
Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar |
spellingShingle |
Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar Pinto, Liliana Maria da Cunha Biblioteca escolar - Ensino básico Biblioteca escolar - Literatura infantil Escola - Leitura Escola - Expressão oral |
title_short |
Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar |
title_full |
Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar |
title_fullStr |
Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar |
title_sort |
Bibliotecas escolares, Centro de recursos educativos : interacção com os currículos, da leitura à escrita criativa na biblioteca escolar: um percurso a palmilhar |
author |
Pinto, Liliana Maria da Cunha |
author_facet |
Pinto, Liliana Maria da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Liliana Maria da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar - Ensino básico Biblioteca escolar - Literatura infantil Escola - Leitura Escola - Expressão oral |
topic |
Biblioteca escolar - Ensino básico Biblioteca escolar - Literatura infantil Escola - Leitura Escola - Expressão oral |
description |
O presente trabalho tenta estabelecer pontes entre a Biblioteca Escolar o Currículo Nacional do 1º ciclo do Ensino Básico. Através de uma panóplia de actividades desenvolvidas numa filosofia de Portfólio, apresentamos um estudo de caso, alicerçado na nossa prática lectiva e, obviamente, com o nosso grupo turma. Alargar conhecimentos numa perspectiva reflexiva, colaborativa e interpessoal, na promoção do sucesso educativo, tendo a leitura como elo fundamental, constitui o cerne desta dissertação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-06 2008-01-01T00:00:00Z 2015-05-29T16:48:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3414 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136345493340160 |